Meu nome é Maria Capai . Sou formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo e cursei MBA em Marketing na FGV. Dirigi a Usina de Imagem por 10 anos – uma das maiores agências de fotografia e banco de imagens do ES – e nela coordenei equipes e projetos, e desenvolvi trabalhos ligados tanto à mídia impressa quanto à digital.

Maria Capai DigaMaria

Em 2009 mudei para São Paulo e, desde então, tenho me dedicado à cozinha e à transferência de conhecimento: escrevo, executo receitas e fotografo todo o conteúdo do DigaMaria, produzi e apresento o programa de TV de mesmo nome no Canal ChefTV, e colaboro quinzenalmente como colunista no caderno Prazer&Cia do Jornal A Gazeta – jornal de maior circulação no estado do ES. Além dessas atividades regulares, já ministrei aulas de culinária nas edições de 2011, 2012 e 2013 do evento BGourmet, dentro da Casa Cor SP, escrevi posts para o blog Inspiração Coletiva, da Brastemp, fui jurada das edições de 2012 e 2013 do Veja Comer & Beber – Litoral Norte SP, elaborei e conduzi workshops de culinária seguidos de almoço para funcionários Whirlpool, e contribuí mensalmente com receitas em um dos maiores blogs de decoração da América Latina, o Casa de Valentina.
Em 2013, fui convidada para participar da edição comemorativa de 10 anos da revista Prazeres da Mesa, que publicou uma receita que elaborei especialmente para a ocasião. Nesse mesmo ano, tive a alegria de conhecer a Nigella em um encontro de blogueiros no qual fui nomeada fotógrafa oficial do evento e que rendeu uma boa matéria para a Revista AG, do Jornal A Gazeta.
Em 2014, fiz a revisão técnica do livro Guten Appetit ‒ da chef paulistana Sabine Hueck, que reside há 30 anos em Berlim ‒, e gravei a websérie Sabores da Hortifruti, com receitas em vídeo para a rede Hortifruti..
Em 2015, realizei a coordenação gastronômica e as fotografias para o livro À Beira do Fogão, sobre a culinária de comunidades tradicionais entre Paraty/RJ e Ubatuba/SP, que será lançado em julho. Produzi também fotografias para o Festival Brasil Sabor.

Como surgiu o DigaMaria

De comida, sempre gostei: doce, salgada, PF ou refinada.
Pelas panelas, ingredientes, processos e toda a química e física envolvidas, apaixonei-me depois que mudei para São Paulo. Fazia almoço e jantar para dois, para quatro, para dez. Sempre um menu diferente. Até que um dia quis repetir uma receita e não lembrei. Comecei uma saga em busca de um caderno para registrá-las, mas todos pareciam indignos de abrigar minha nova paixão.

Dessa necessidade nasceu o blog – o caderno perfeito – em novembro de 2009. Trouxe consigo, de bandeja para mim, o amor pela escrita, pela troca, pelas amizades virtuais. Abriu-me um um novo universo e minha vida mudou.

E de lá para cá, a cozinha e o DigaMaria vêm ganhando proporções cada vez maiores no meu dia a dia. Sinal de que o caminho escolhido foi acertado e que as companhias têm sido boas.

Obrigada aos que estão sempre aqui. Bem-vindos aos que acabam de chegar!

Maria Capai DigaMaria