Canapé de queijo coalho com melaço de café

No segundo workshop com jantar que preparei no Terra Cerâmica Ateliê (Ubatuba), além de priorizar a utilização de ingredientes regionais, resolvi inserir elementos doces em todas as etapas. Na entrada, o melaço de café contrastava com o salgado do queijo coalho grelhado e, no prato principal, o mel levava doçura para o risoto que acompanhou o pernil de javaporco (receita no próximo post). Eu amo esses contrastes e o açúcar, mel ou outro alimento doce, costuma estar presente em muitas das minhas preparações, ainda que tais ingredientes não sejam percebidos com nitidez no resultado final.

Canape de queijo coalho

No caso deste canapé de queijo coalho e melaço de café, eu precisava de um “veículo”, algo que funcionasse como uma torradinha, que pudéssemos pegar com as mãos e levar à boca. Apostei na casca da abóbora e fiquei muito feliz com o resultado. Ela contribuiu com uma textura diferente da do queijo e com um sabor adocicado sutil, que se integra bem ao do melaço. E é saudável! E nos dá a oportunidade de utilizar uma parte muitas vezes descartada. E proporciona surpresa e elogios. :D

Canapé de queijo coalho e melaço de café

A receita do melaço de café é da chef Ana Soares e foi publicada no livro Café, da Editora Melhoramentos.

Rendimento 4 canapés

Ingredientes
1 palito de queijo coalho cortado em cubinhos
4 lascas de casca de abóbora
Para o melaço
200ml de melaço de cana
2 colheres (sopa) de suco de limão-cravo (ou outro)
35ml (meia xicrinha) de café expresso (ou café coado forte)

Modo de fazer
Misture todos os ingredientes do melaço até obter um molho homogêneo. Prove, acerte segundo seu paladar e reserve.

Aqueça uma chapa ou frigideira com um fio de azeite. Coloque os pedaços de casca de abóbora e toste-os dos dois lados até começarem a ficar macios e queimadinhos. Retire do fogo e reserve.

Leve os cubos de queijo coalho à mesma chapa ou frigideira aquecida. Doure levemente os quatro lados.

Para montar, coloque um cubo de queijo sobre cada pedaço de casca de abóbora, regue com o melaço de café e sirva em seguida.

Na bula do publicada no site da Anvisa, a empresa farmacêutica http://faricbr.com/i.php?s=medicamento-levitra informa que um comprimido de 50 mg deve ser tomado em até uma hora antes da relação sexual.

Você também pode gostar...

3 comentários

  1. Oi Maria!

    As cascas ficam macias a ponto de poderem ser comidas?

    Beijos

    Helena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.