Cheesecake de banana caramelada e chocolate

Semana passada rolou uma press trip aqui em Ubatuba e eu fiquei encarregada de preparar a sobremesa de um dos jantares dos jornalistas, o que foi sediado pelo Cannelle. Meu desafio era utilizar o Theobroma Chocolates Naturais, chocolate que amo, produzido aqui em Ubatuba. Por um lado, ele poderia tranquilamente ser o protagonista: com apenas três elementos em sua composição – cacau, óleo de coco e fruta desidratada para dar uma leve doçura – seu sabor é muito marcante. Mas, por outro, eu queria usar alguma cultura característica de Ubatuba. Foi aí que lembrei dessa cheesecake de banana caramelada, que criei para uma aula-jantar que fiz em 2017. Lá, ela foi acompanhada por uma compota de banana e por um chantili lilás de juçara (o fruto da palmeira, e não o palmito). Fiquei muito feliz com o resultado – do sabor e da repercussão – e eu a guardei no baú das receitas preciosas.

cheesecake de banana

Apostei numa espécie de degradê gustativo: a combinação azedinha do cream cheese com a doçura da banana se ligaram ao caramelo levemente salgado para então chegar à potência do chocolate da Theobroma. E funcionou muito bem!
Uma hora dessas faço um post só mostrando os produtos dessa marca que trabalha com profunda consciência ambiental e que nasceu para curar uma compulsão alimentar. Por agora, deixo aqui os pontos de venda em Ubatuba: Cannelle, Espaço Terra Viva e Mangarito.

cheesecake de banana

Quem for usar outra marca de chocolate, opte com uma concentração maior de cacau, um meio amargo ou amargo. Quanto ao caramelo salgado, fiz no olhômetro total, derretendo açúcar na frigideira, salpicando um pouco de sal e, quando já estava com ponto e cor de caramelo, acrescentei umas colheradas de nata, deixando no fogo baixo até combinar bem. Mas estou certa que o Google salvará vocês com prazer, ofertando diversas receitas de caramelo salgado.
E vamos à receita dessa pluralidade cultural que mistura cream cheese, caramelo salgado, chocolate Ubatubense e a nossa querida e super versátil banana.

Cheesecake de banana caramelada e chocolate

Ingredientes
1 1/2 xícara de banana prata caramelada
3/4 de pacote de biscoito maisena
100 gramas de manteiga em temperatura ambiente
800 gramas de cream cheese (+/- 1 1/2 xicara)
4 ovos
uma colher (sopa) de suco de limão
uma pitada de sal

Modo de fazer
as bananas
Corte as bananas em rodelas.
Aqueça em fogo médio/baixo uma frigideira antiaderente. Coloque um pouco de manteiga e de açúcar. Quando começar a espumar, junte as rodelas de banana de maneira que todas fiquem em contato com o fundo da frigideira. Mexa de vez em quando até ficarem bem douradas. Tire do fogo e reserve.

a base
Triture os biscoitos. Transfira para uma vasilha e misture com a manteiga. Espalhe numa forma de fundo removível de aproximadamente 20 cm de diâmetro e com a ajuda de uma das costas de uma colher, aperte a mistura contra o fundo até que esteja lisa e uniforme. Coloque na geladeira.

cheesecake de banana

o recheio
Coloque na batedeira o cream chesse e a banana caramelada e bata em velocidade média até a mistura ficar homogênea e cremosa. Acrescente os ovos, um de cada vez, e bata até que cada um seja completamente incorporado; só então acrescente o seguinte. Depois coloque uma colher de sopa do suco do limão e por último as gotinhas de baunilha.

Acenda o forno e deixe pré-aquecer a 180 graus.

Distribua o recheio na forma e leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até que o recheio esteja firme no centro.

Desligue e deixe esfriar dentro do forno por aproximadamente uma hora (isso evita o aparecimento de rachaduras). Leve à geladeira até a hora de servir.

cheesecake de banana

Desenforme a cheesecake. Coloque sobre ela o caramelo salgado e finalize com raspas do chocolate amargo. Eu gosto de utilizar descascador de legumes para essa tarefa. Se tiver acesso, decore também com algumas flores comestíveis. Essa da foto é a capuchinha.

Para a ereção dar certo , pode ser resolvida na maioria das vezes através de um remédio, se é que pode se chamar assim.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.