Receita de chilli

Ontem à noite fui à casa de uma grande amiga. Nunca me esqueço que nos nossos tempos de escola sua mãe nos servia num simples almoço do dia-a-dia, um arroz com feijão batido e batata frita que era capaz de despertar para a vida qualquer adolescente entediada. O tempero daquele feijão está na minha memória até hoje, assim como o bem-estar que ele produzia em mim. E ontem minha querida amiga demonstrou que herdou da mãe não só a capacidade de fazer um bom feijão como também de conjugá-lo com outros ingredientes. A noite foi de chilli. E que chilli!

Resolvi correr para postar esta receita, afinal, temos que aproveitar o que nos resta de temperatura amena para preparar este prato saudável, forte e picante.

Ingredientes
1kg de feijão (não pode ser aquele da roça, ou o manteiga, pois fica muito mole)
850 gramas de carne moída magra
3 caixas de extrato de tomate (tradicional)
1 cebola
pimenta chilli
pimenta do reino
sal
Doritos
queijo prato ralado (pode ser cheddar mas é mais chato para ralar)

Modo de fazer
Cozinhe o feijão por +/- 30 minutos. Abra a panela de pressão e confira o ponto: ele deve estar cozido mas não muito mole. Se ainda estiver cru cozinhe por mais uns 10 minutinhos.

Numa outra panela refogue a carne moída com sal, pimenta do reino e cebola picada. Acrescente aos poucos água até ficar bem cozida. coloque um pouco de pimenta chilli na carne moída e reserve.

Uma vez cozido, escorra o feijão, transfira-o para outra panela, acrescente a carne moída e o extrato de tomate. Adicione mais pimenta chilli e sal a gosto.

Sirva quente, acompanhado de Doritos e coberto com o queijo prato ou cheddar ralado.

Dicas da cozinheira: o segredo do chilli é o ponto do feijão, que não deve ficar muito cozido senão vira papa. E para saber a quantidade exata de sal e pimenta chilli, experimente! Só provando para saber o ponto ideal para o seu paladar.

O Viagra, conhecido popularmente como azulzinho, durante a fase de testes do seu princípio ativo.

Você também pode gostar...

12 comentários

  1. Saudades de comer chilli com vcs!!!! :(

  2. Gabriela diz:

    Eu tambééém!! Saudaaaaaaades!!beijooos

  3. Melissa S. diz:

    yo amo chilli!!! volta e meia faço a versão vegetariana aqui em casa, e fica delicioso do mesmo jeito. Uma dica é trocar o Doritos, que tem o gosto muito forte, e fazer suas próprias tortillas/nachos. É simples de fazer e dá pra aproveitar muito mais o tempero do chilli. Ou, se não quer gastar muito mais tempo na cozinha, minipitas tostadinhos!

    1. Melissa, melhor que fazer a tortilla;nacho e comprar pronta e em Sampa tem uma fábrica que vende umas tortillas, nachos e tacos incríveis!O nome é Villa Buena, eu sempre compro lá, mesmo porque dá um trabalhão fazer a massa e eu nunca acerto, rsrsrs. Entre no site: http://www.villabuena.com.br
      Bjos, Mari

  4. ô dois, vamos marcar um encontro dos capixabas ausentes! rssrs vocês fazem falta!Gabis, realmente a pimenta é difícil de achar uma boa. dessa vez usamos uma importada mas que também decepcionou…Mel, ensina pra gente como fazer as tortillas/nachos! manda a receita pro diga@digamaria.com.br que eu preparo, fotografo e publico!

  5. Maria,eu adoro Chili…fiquei na California, bem na divisa com o México no meu ano de intercâmbio e aprendi a apreciar as delícias mexicanas feitas por eles mesmos!!!! Apesar de não ser fã de arroz…eu gosto do chili…esse está com uma cara ótima!Olha a receita da ricota é facílima e o pão também! Eu fiz na máquina de pão, no ciclo que selecionei (MASSA) ela bate a massa por aproximadamente 30min, deixa descansar e dá umas mexidinhas na massa por mais uns 20 e depois deixa só descansar. Eu tiro da MFP depois de 1 1/2h e coloco na forma. Deixo descansar novamente e depois levo ao forno!Hummmmm, essa temporada em Vix deve estar sendo uma delícia!Beijos!

  6. Denise Telles diz:

    Mary tô com a boca cheia de água só de pensar! Amo coisas picantes e chilli é demais de gostoso né?Fico lendo tudo aqui e sonhando com o dia de poder fazer tudinho na minha cozinha…Quando me animar de fazer algo na mini cozinha da minha mãe aqui, prometo que fotografo e te conto o resultado tá?beijocas!

  7. ai Verena, o chilli dessa amiga é uma delícia…! obrigada pela receitat do pão e da ricota!!Denise, anima aí! e quero mesmo os comentários! outro dia uma amiga me disse no facebook que testou o frango com pão e que virou a receita oficial dos dias preguiçosos. é muito bom ter retorno!!

  8. Anonymous diz:

    Tive o prazer de participar do jantar com o chiiiilli preparado por Aline!Um brinde à amizade regada com afetos culinários!Célia

  9. Orgulho o meu de ter a receita do chilli publicado aqui!Mas tava bom demais!bjão

  10. Orgulho é ter vocês na minha vida!

  11. Eu só queria dar os parabéns para a responsável pelo site!!! Lindo :o)
    Dizer também, como disse para a Melissa, que não precisamos mais ter o trabalho de fazer tortillas nem precisamos comprar essas importadas, pois tem uma fábrica em Sampa muuuuuuuito boa! vejam o site: http://www.villabuena.com.br
    Beijão, Mari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.