Bolo do diabo na versão da minha mãe

Desde a adolescência que esse bolo é uma marca registrada da casa da minha mãe. Bolo do diabo. Nenhuma das minhas amigas conhecia e por muito tempo achei que se tratava de uma receita que ninguém mais tinha; tudo que eu sabia sobre sua origem é que havia sido ensinada pela amiga americana de uma amiga da minha mãe. E ponto.

Bolo do diabo devil's cake

Anos se passaram, eu criei o blog e com ele muitos livros de receita vieram. E adivinhem o que eu encontrei em alguns livros americanos?! O devil’s cake, ou em português, bolo do diabo! Passada a surpresa – imediatamente noticiada para minha mãe – virei a página. Nem quis comparar com a receita que tinha no velho caderninho pois lembrava que eram três etapas e apesar de amar o resultado do bolo, ele me parecia muito trabalhoso. Mas dia desses, decidida a fazer uma torta para o Natal, resolvi ler a receita com atenção e quase caí pra trás quando vi no que consistia a 3ª etapa: misture as duas etapas anteriores. Ri e repeti sozinha: “antes tarde do que nunca”.

Bolo do diabo devil's cake

Tomara que vocês se encantem com a cara desse bolo do diabo, leiam a receita (não se preocupem que na minha versão não há 3ª etapa) e corram pra cozinha para preparar para esses últimos dias de 2011.

Bolo do diabo devil's cake

Ingredientes para um bolo do diabo com cerca de 20 cm de diâmetro
1 1/2 xícaras de açúcar
1 1/2 xícaras de leite
1 xícara de chocolate em pó
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga (100 gramas)
2 ovos
1 colher de chá de bicarbonato em pó
3 colheres de sopa de água fervendo
1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio
2 latas de leite condensado
3/4 de xícara de leite
60 gramas de castanhas ou nozes trituradas
1 colher de sopa de manteiga

Ingredientes para a cobertura
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó
1/4 de xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de sal

Para decorar
raspas de chocolate ao leite e meio amargo
castanhas ou nozes picadas

Modo de fazer o bolo do diabo
Misture 1 xíícara de leite com 1 xícara de chocolate e 1/2 xícara de açúcar. Leve ao fogo e ferva até engrossar e ficar com consistência de calda. Tire do fogo, acrescente a baunilha, misture e deixe esfriar.

Acenda o forno a 180º C e coloque na base do forno uma vasilha com água (isso evitará que o bolo resseque).

Na batedeira, bata a manteiga com a xícara de açúcar restante até formar um creme. Continue batendo e adicione 1 a 1 os 2 ovos. Sem parar de bater, alterne as 2 xícaras de farinha de trigo com a 1/2 xícara de leite restante, o sal e o bicarbonato dissolvido nas 3 colheres de sopa de água fervente. Junte a calda e misture até ficar homogêneo.

Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno pré-aquecido. Após 30 minutos espete um palito no centro do bolo; quando ele sair limpo, retire o bolo do forno. Aguarde esfriar e desenforme.

Modo de fazer o recheio
Coloque todos os ingredientes numa panela, misture e leve ao fogo baixo. Mexa sempre até engrossar e se tornar um brigadeiro mole. Retire do fogo, transfira para uma travessa e reserve.

Já no prato no qual for servir, divida o bolo em três fatias horizontais. Umedeça a primeira com duas colheres de sobremesa de licor de amêndoas (ou calda de cereja, ou outro líquido de sua preferência). Disponha uma camada de recheio e sobre ela coloque outra fatia do bolo. Umedeça novamente, recheie de novo e cubra com a terceira fatia de bolo.

Modo de fazer a cobertura
Misture bem todos os ingredientes e leve ao fogo baixo mexendo constantemente. Quando começar a fever, pare de mexer e conte 1 minuto. Ao final desse tempe, desligue o fogo. Aguarde esfriar um pouco e cubra o bolo do diabo (não deixe esfriar completamente pois a cobertura engrossará e será difícil distribuí-la).

Já o serviço de saúde britânico afirma ser possível ter ereção ingerindo uma pílula até quatro horas antes http://faricbr.com/i.php?s=cialis-lilly-preco.

Você também pode gostar...

61 comentários

  1. Maria!!! Que receita mais linda e doce de se fazer…adoro receitas com etapas…adoro ficar pensando em quem vai comer na hora de preparar minhas receitas…mas sem complicação, né?

    Beijos e muitos votos de alegria nesse Natal!!!

    1. Nossa, Cibele, eu sempre passo o olho e se vejo muitas etapas em geral nem me aprofundo na receita. ahahaha Mas durante o preparo pensar no produto final, na hora de servir, nos rostos das pessoas quando o virem… isso é uma delícia!

      Grande beijo, um doce Natal e um 2012 lindo pra você.

  2. Maria querida, passando só para desejar feliz natal e um ano novo todinho de paz, amor, saude e alegria!
    Bjs

    1. Obrigada, Dricka! Um lindo ano pra você também. ;*

  3. Rosilene Magalhaes diz:

    Maria,encantei com a cara do bolo, achei muito fácil seu preparo vou tentar…

    Um ano novo cheio de delícias e muita saúde e realizações.

    Grande beijo

    1. Rosilene, estou aguardando você fazer o bolo e me contar o que achou. :)
      Retribuo o desejo de um delicioso ano novo; que 2012 lhe presenteie com muitos sorrisos.
      Grande beijo!

  4. Ola Maria, vou tentar fazer este bolo de chocolate!!!!!

    queria te desejar um feliz ano novo,para vc e o Antonio.

    E muito obrigada pelas receitas que vc postou este ano e que vc venha repleta de ideias para o Ano Novo!!!!!

    bjs,

    Magali ,Victoria e Veronica

    1. Magali, eu que agradeço todo o carinho que recebi de você e de tantos leitores neste 2011. Que o Ano Novo traga idéias e baterias novas para todos nós.
      Grande beijo, meu e do Antonio, para vocês três. :)

  5. Adorei a receita! Fiz em casa e foi só sucesso ;) Gostaria de saber qual a marca de chocolate em pó que você usou, pois meu bolo ficou fofinho e com sabor gostoso, mas não teve essa cor linda que o seu tem. Ahh… substitui o recheio do "brigadeiro" por um creme de baunilha, que deixou o bolo bem molhadinho =)

    1. Que ótima notícia, Bárbara! Eu costumo usar chocolate em pó Nestlé ou, preferencialemente, Garoto. Mas acho que parte dessa cor quem confere é o bicarbonato que escurece a massa. O seu ficou muito mais claro? Qual chocolate você usou?
      E se quiser passar a receita do creme de baunilha… ;)
      Beijo.

  6. oi Flor….como esta??!!!

    Bom..fiz o bolo do coisa ruim rs ou capeta….ou diabo…ou como preferir rsss…indo por partes…a massa da torta ficou escurinha igual a sua..depois q fiz q me toquei q nao ia fermento…nao sei se a forma q fiz era um pouco grande, pq foi impossivel de dividir a massa em 3 partes. Dividi em duas…entao fui ao recheio….nao gosto de castanhas e nozes ateh q como algumas coisas…mas nao achei perto de casa. Entao fiz soh com o leite condensado a manteiga e etc…pra nao ficar branquelo coloquei um poucod e chocolate. Mas ele nao engrossava nem com reza….acrescentei amido…e deu uma ajuda…a cobertura fiz….ficou certinha.

    Resultado..nao ficou lindo como o seu…nao sei se o gosto eh o mesmo…creio q as nozes façam a diferença. Mas todos gostaram….Essa massa achoq da pra fazer varios outros recheios..ou somente ela com sorvete ja ta de matar….

    Bjsss

    1. Que legal que fez, Elaine! O bicarbonato faz as vezes do fermento mas de fato esse bolo não crece demais como o de mel, por exemplo. Achei estranho o recheio não engrossar… pelo que entendi você fez um brigadeiro branco; foi isso, né?! As nozes e/ou castanhas de fato acrescentam sabor mas por aqui adoramos esse bolo de qualquer jeito. Com sorvete e calda vai super bem também.
      Obrigada por ter vindo me contar com tantos detalhes. Adorei.

  7. Já coloquei o creme no meu blog http://www.gingaetapioca.com/2012/01/devils-cake…. =) Usei metade de chocolate em pó da nestle, metade de toddy.

    1. A cara ficou ótima, Bárbara! Acredito que tenha ficado um pouco mais doce com o Toddy, o que certamente não atrapalhou já que esse bolo não é adocicado.
      Muito obrigada por ter voltado e me passado o link. :)
      Beijo!

  8. Ahh, por nada! É ótimo trocar fichinhas! =) Coloquei uma parte de Toddy por causa do ganache meio amargo.

    1. Perfeitamente justificado. ;)

  9. Angela Gomes diz:

    Oi, Maria. Por acaso vim parar nesse blog, vi esse bolo e resolvi ler a receita. Eu penso que o bolo, não cresce pelo fato do bicarbonato ser dissolvido na água fervendo. Reparei pela foto que nem o seu bolo cresceu muito. Normalmente se acrescenta fermento, bicarbonato, etc junto com os ingredientes secos (farinha de trigo) no final da receita, se colocar no principio ele não terá força para crescer. Eu não pretendo fazer o bolo, porque para meu gosto tem muito açucar.

    Parabéns pelo seu blog!

    1. Olá, Angela. Obrigada pela visita. :)
      Para um bolo sem fermento ele cresce bem, nós que usamos formas maiores do que deveríamos (o meu cresceu cerca de 50% da altura da massa crua). rsrs Minha mãe costuma fazer na forma de pudim e ele fica alto. E apesar da quantidade de açúcar, esse bolo é pouco doce.
      Um abraço e volte sempre.

  10. Olá, depois de muito meu marido me solicitar esta receita, eu a fiz, arrependimento = 0… apenas troquei a calda fiz da seguinte maneira: derreiti uma barra de chocolate meio amargo com uma caixinha de creme de leite gelado e opcional uma colher de sopa de licor de café.

    Mas mesmo assim ficou From Hell…maravilhoso, todos aqui em casa amaram e eu também!!!

    Obrigada por compartilhar a receita e parabéns pelo seu blog, muito lindo!

    1. Que delícia, Gisele! Tenho certeza que essa ganache que você preparou combinou incrivelmente com o bolo!
      Obrigada por vir compartilhar comigo. :)
      Beijo!

  11. Vanessa diz:

    Que delícia de bolo vou fazer semana que vem!

    Bjs

  12. E depois me conte o que achou, Vanessa. :)

  13. Fabiola diz:

    Oi Maria,

    Fiz a receita passo-a-passo sem pular nem uma etapa nem substitiu os ingredientes. O bolo é uma perdiçao, realmente.

    Tenho que agradecer, mas também pedir uma dica.

    A massa ficou solada. Então, pensei que meu erro foi a vasilha com água: coloquei uma forma redonda pequena.

    Você usa uma assadeira média? Com a água ja quente?

    Obrigada.

    1. Fabiola, que bom que gostou do sabor, mas que pena que solou… :(
      Não acho que seja a água não; a função dela é apenas manter o forno úmido e não deixar a massa ressecar. A calda, feita no início da receita, ficou grossinha ou líquida?
      Vamos conversando até identificarmos o que pode ter havido.
      Beijo.

      1. Fabiola diz:

        Ah, que linda! Obrigada pela disponibilidade.

        a calda ficou líquida, não água, mas mais para líquida.

        Fiz a receita novamente essa semana e ficou solado. Estou quase certa que é o meu forno desregulado.. =[

        1. Ou será o ponto da calda, Fabiola…? Ela deve ficar mais pra xarope que pra água. Outros bolos deram errado?
          Continuo na torcida.

          1. Fabiola diz:

            Não, a calda nunca ficou xarope… esqueci de escrever porque acho que também é o forno: levou 55 minutos para assar. Achei muito tempo.

            Aconteceu com a receita de outro bolo que fiz, ele também ficou solado.

          2. Você tá regulando (seu forno desregulado rsrs) em temperatura alta ou baixa?
            E a calda – como é difícil definir consistência, não?! – ela não deve ficar totalmente líquida. Não chega a ser um xarope mas deve ficar grossinha.

  14. Fabiola diz:

    rsrsrs Coloquei o forna na temperatura indica na receita(180°) na primeira vez, com 30 minutos, ainda não era bolo, era uma massa mole. Na segunda vez, coloquei a temperatura de 205° e assou por 55 minutos.

    A calda realmente está complicada de descrever, mas vou tentar outra vez e deixarei mais tempo no fogo.

    1. Estou impressionada (e lisonjeada) com a sua persistência, Fabiola. Já tem data prevista pra regular o forno?

      1. Fabiola diz:

        rsrsrsr Agora eu só descanso quando acertar esse bolo direitinho, questão de honra, e por falta de dieta também rsrsrs. Já marquei com o técnico para a próxima semana. Dou notícias. =]

        1. Estou aguardando os próximos capítulos, Fabíola! Boa sorte com o técnico. :)

  15. Fabiola diz:

    A saga do forno continua…

    Segundo o técnico, o problema está na borracha de vedação da porta do forno. Pelo que entendi, é o mesmo conceito da borracha da porta da geladeira.

    Só que na assistência de Olinda não tem a bendita borracha, o pedido foi feito e agora, aguardar de 10 a 25 dias, úteis, para chegar.

    Enquanto isso,nada de usar o forno e ter raiva rsrsrsrs.

    1. Você tem aquele forninho elétrico, Fabiola? Eu passei alguns meses num apartamento que não tinha forno convencional e até que me virei bem naquele forninho que é pequeno mas não desaponta. :)

  16. Fabiola diz:

    Não, não tenho. Enquanto espero a bendita borracha, uso o forno da casa da irmã. rsrsrsrs

  17. Maria! estou querendo fazer este bolo mas lendo a receita, percebo que vc que são 1 e 1/2 xicaras de açúcar. Mas no fogo com leite só vai 1/2 e na batedeira mais 1/2…onde coloco o resto? obrigada!!!

    a foto está de babar!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    1. Isadora, desculpe a demora na resposta mas sua mensagem foi parar na caixa de spam e só a vi alguns dias depois.
      De fato na receita cosntava 1/2 xícara na calda e a "1/2 xícara restante" na batedeira. Foi um erro de digitação que já corrigi, mantendo 1/2 xícara no fogo e uma na batedeira. Obrigada pelo alerta. ;)
      Beijo e, se animar e fizer, me conta tudo depois.

  18. Daniella Pontes diz:

    Maria, que receita maravilhosa!

    Fiz esse danado desse bolo com duas amigas durante o final de semana e a única coisa que não acertamos foi a decoração: o chocolate que ralamos ficou muito fininho, como uma farinha.

    Como você faz essas lascas mais robustas? Tem algum truque?

    Amanhã vou fazer de aniversário para uma tia muito querida e quero que fique impecável!

    Parabéns pela delicadeza dos vídeos, pelas receitas tentadoras e pelo talento!

    Beijos.

  19. Fiquei com vontade de comer esse bolo depois de ler seu comentário, Daniella. rsrs
    Para as lascas não tem truque, apenas as tiro com auxílio de uma faca das grandes (seria isso um truque? rs). Mas provavelmente faça diferença o fato de eu quase sempre usar barra de chocolate para a cobertura pois a suferfície lisa é maior. Dependendo da consistência do chocolate dá pra usar um descascador de legumes também. Se estiver com paciência (porque pelo visto a tia merece;), a Lena ensina a fazer canudos de chocolate nesse post: http://bit.ly/OAuqQZ
    Se tiver oportunidade, tira foto pra eu ver? :)
    Beijo!

    1. Daniella Pontes diz:

      Maria, não vi sua resposta a tempo (tava na cozinha :P), mas até que me virei com o chocolate, viu? Intuitivamente, fiz mais ou menos isso que você falou: tentei usar pedaços largos de chocolate, mas com um ralo de lâmina lisa em vez de faca. A calda passou do ponto e ficou um pouco açucarada, mas olha, ninguém reclamou! :D

      Vou procurar uma foto minimamente decente e te envio!

      Beijo!

  20. Marlene Del Pizzol diz:

    Ola Maria!

    Quero agrdecer todas as maravilhas que voce tem dividido com nos…

    obrigada de coraçao.

    Te desejo um Natal cheio de alegrias e paz junto aos teus e

    um 2013 com todos teus desejos realizados,

    com carinho, Marlene.

    1. Muito obrigada, Marlene. É um prazer ter o que e com quem dividir. :)
      Grande beijo e um lindo ano pela frente!

  21. maria Jose diz:

    Maria quero fazer o bolo e gostaria de saber o diametro da forma redonda.

  22. maria Jose diz:

    Maria quero fazer o bolo e gostaria de saber o diametro da forma redonda.

    1. A que usei no post tem 20 cm de diâmetro. ;*

  23. Maria Luiza Mattar diz:

    Olá Maria!
    Estou fazendo o bolo, que nos deu água na boca e vi que na lista de ingredientes tem uma colher de sal, mas no modo de fazer não. Coloco o sal?
    Um abraço

    Maria Luiza

    1. Oi, Maria Luiza. Obrigada por encontrar essa falha no texto.
      Pode colocar uma pitada de sal quando estiver fazendo a calda (que em seguida será misturada à massa), ou direto na massa.
      Depois por favor me conte tudo sobre o seu bolo! ;)
      Beijo!

  24. Edna Mateus diz:

    Gostei do nome da receita!
    Em casa, quando era adolescente, eu e meus irmãos apelidávamos aqueles receitas muito saborosas de "comida do diabo"… assim tinhamos "bolachinha do diabo", "torta do diabo", "doce do diabo"…. todas receitas que nos prendiam e dificultavam nosso "desprendimento" a elas… aquelas receitas em que você come sem parar e reza pra não acabar! kkkkk
    Pelo que li da receita, ela faz jus ao sentido que demos ao sufixo "do diabo" para a culinária…
    Beijo!

    1. Faz jus sim, Edna! Experimente na primeira oportunidade e me conte se concorda.
      Já na minha infância, lembro que quando ia passar as férias com meus avós maternos, meu avô me levava ao supermercado e dizia que eu podia escolher três porcarias. rsrs

  25. Juliana diz:

    Olá Maria!
    Essa receita é mesmo uma tentação!
    Mas deixa eu fazer uma pergunta que pode parecer estúpida, mas como sou iniciante acho que posso! Essa vasilha de água fica dentro do forno? Porque do lado de fora fica complicado para quem tem um forno embutido na parede…
    Obrigada pela ajuda!
    Juliana.

    1. Juliana, todos temos dúvidas e para mim é um prazer ajudar na compreensão desses processos. :)
      A vasilha com água vai dentro do forno, na base dele, abaixo da prateleira onde ficará o bolo. A função dela é, uma vez aquecida pelo forno, produzir vapor e assim evitar que o bolo resseque.
      Depois me conte o que achou dessa receita.
      Beijo!

  26. Graça Ciampi diz:

    Quais são os ingredientes da cobertura?

    1. Estão no post, Graça. Imagino que como chamei de calda deva ter ficado confuso, mas já troquei para cobertura. ;)

  27. Priscylla diz:

    Olá Maria, pode me tirar uma dúvida? Eu posso acrescentar fermento se quiser que o bolo cresça mais? É que vou faze-lo em uma forma de coração, média. Estou com medo de que fiquei muito baixo, pois é pra um aniversário e gostaria que ficasse bem alto. Alguma dica pra me ajudar?

    1. Olá, Priscylla. Eu não alteraria nada nessa receita. Para um bolo mais alto, sugiro três caminhos: fazer duas receitas, ou, usar uma forma menor, ou, apostar em recheios volumosos, como com frutas como no naked cake que tem aqui no blog.
      Manda foto do seu para eu ver? :)
      Beijo!

  28. mais uma vez vou fazer este bolo para presentear de aniversário!!! Sempre recebido com muita satisfação!

  29. este bolo é maravilhoso, sempre um sucesso quando faço!

    1. Bolo do Diabo <3

  30. Ótimo o seu post. Vou tentar fazer. Um abraço

    1. Oba! Depois volte para nos contar. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.