Vamos começar? (ou, receita de marshmallow de maracujá)

Era manhã do dia 24 de dezembro e eu chegava em São Paulo; sentia-me cansada, mau-humorada e faminta. O dia começara um tanto estranho! Eis que a campainha tocou. Lá fora estava um rapaz a perguntar por mim; desci e recebi em mãos uma caixa e a frase “você deve saber o que é”. Sorri. Subi as escadas como quem venta e apressei-me a desvendar aquela caixa forrada com tecido rendado cinza. Emocionou-me a carta que lá havia e admirei cada presente que ali estava. Num dos pequenos potes havia escrito: “brandade de bacalhau (coma com um pãozinho)”; ela acabara de ser preparada. Movida pela fome e pela expectativa, não hesitei: dispus sobre a mesa o pão, um azeite, a brandade e um copo de cerveja. Cada mordida trazia-me um pouco mais de alegria. E ao final, o dia 24 de dezembro amanheceu de novo.

A pessoa que apontou sua varinha mágica praquele dia sequer me conhece pessoalmente. Ela, assim como eu, resolveu participar de um amigo secreto virtual entre blogueiros de comida, promovido pela Dani do Cinebistrot. E eu fiquei tão emocionada com essa experiência que resolvi transformá-la no primeiro post do ano.
Que acontecimentos assim nos incentivem a aproveitar esse 2011 que começa para conhecer gente nova e dedicar mais tempo aos que amamos. A tirar da gaveta aqueles projetos que há tanto protelamos; pela falta de tempo ou de coragem.
Façamos deles projetos ativos, vivos; ou simplesmente amassemos e joguemos no lixo para traçar novos. Vamos ler mais, conhecer mais, pensar mais. Mas saibamos também descansar, aquietar a mente e desconectar da correria e das telas. Em suma, sejamos mais felizes, mais realizados em tudo aquilo que o dinheiro não compra e o poder não proporciona. Olhemos pra dentro de nós mesmos para nos entender melhor e tragamos à superfície nossa boa essência.
Como diz minha amada irmã Eliza, “basta começar a caminhar que os caminhos se abrem”. Vamos lá?

amigo secreto gostosuras

A fadinha em questão chama-se Renata e escreve o belo blog Mamma Foodie. Abaixo publico a receita do marshmallow de maracujá, extraída, traduzida e adaptada do site Gourmet Traveller que ela gentilmente indicou. Em geral não gosto de marshmallow mas esse é delicioso; parece uma mousse de maracujá em cubinhos!

Ingredientes
açúcar impalpável* (ou snow sugar) para polvilhar
180 ml de suco de maracujá (cerca de 10 maracujás)
1 xícara de água
20 g de gelatina em pó sem sabor
500 g de açúcar refinado
2 ovos

(*) Açúcar mais fino que o de confeiteiro que tem em sua composição um percentual de amido; é utilizado para o revestimento de doces por impedir que o açúcar seja absorvido.

Modo de fazer
Unte generosamente uma forma rasa com açúcar impalpável (uma camada de +/- 1,5 cm de altura).
Misture o suco de maracujá e a gelatina em uma tigela e reserve.
Misture o açúcar refinado com a xícara de água e cozinhe em fogo baixo em uma panela, mexendo sempre, até dissolver o açúcar. Em seguida, aumente o fogo para médio e cozinhe por 5-10 minutos ou até que a calda atinja 125C em um termômetro de açúcar. Retire do fogo, adicione a mistura de maracujá e mexa até dissolver a gelatina.
Enquanto isso, usando a batedeira, bata os ovos e uma pitada de sal até espumar. Aos poucos, adicione a mistura de maracujá, batendo continuamente em velocidade média até dobrar de tamanho. Diminua gradualmente a velocidade e bata até que a mistura esfrie e fique com cerca de 40C.
Despeje na forma preparada e espalhe uniformemente com o auxílio de uma espátula untada com óleo. Cubra generosamente com o açúcar palpável e deixe repousar à temperatura ambiente por 3 horas ou até ficar firme.
Com uma faca afiada, corte em quadradinhos de 2,5 centímetros e passe no açúcar palpável para cobrir todos os lados.
Armazene em recipiente hermético, entre folhas de papel manteiga e em temperatura ambiente, por até duas semanas.

De acordo com dados da Food and Drug Administration (FDA) somente nos Estados Unidos, é um estimulante sexual capaz de aumentar o libido e garantir ereções muito mais duradouras.

Você também pode gostar...

10 comentários

  1. Querida, Feliz 2011!!

    Olha, eu sou uma aficionada por marshmallows caseiros; já fiz alguns e tá na lista pra eu publicar no blog qualquer hora.

    Esse seu de maracujá deve ser divino!
    Lindo!
    Beijo
    Lena

  2. ah, que bom que você gostou das coisinhas! e que nosso 2011 seja excelente, cheio de coisas boas e muitas conquistas! beijo grande :*

  3. Que ótimo esse presente! Achei lindos os bonequinhos! São biscoitos de que??

    beijo, Maria! E feliz ano novo!!
    =)

  4. Mary,
    não consegui falar contigo no ano novo, mas lhe desejo um 2011 de muitas realizações e felicidades.
    Vc mora no meu coração e vê-la feliz é bom demais.
    Te amo!
    Bjão

    1. Eu que te amo, Falcão!
      Este certamente será um ano de muitas felicidades começando com seu pequenino Tom!
      Em breve estarei aí com vocês.
      Grande beijo!! E muita saudade.

  5. Que honra você por aqui, Lena! Adoro!
    Esse marshmallow foi feito pela @mammafoodie e estava realmente divino! Não imaginei que eu fosse gostar tanto e agora estou curiosa pra ver os seus!
    Grande beijo, lindo ano!

  6. Eu não gostei, Renata; eu amei! Mais uma vez obrigada!
    Vamos a este 2011 que há de ser recheado de gentilezas!
    Beijão!

  7. Feliz ano novo, Nara! Um 2011 delicioso pra você!
    Delícia de presente, né?! Esses bonequinhos são de cacau; super saborosos, pouco doces, nada enjoativos. Acho que em breve a Renata colocará a receita no MammaFoodie. Aguardemos!!
    Beijo, beijo!

  8. Maria, que lindos os teus marshmallows – que cor viva!
    Já fiz esta receita da Gourmet Traveller (aliás, que revista maravilhosa) e é mesmo uma delícia.
    xx

    1. Acredita que eu não conhecia a revista, Pat??! Adorei! Quero em breve experimentar essas delícias feitas na minha cozinha.
      Grande beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.