Sobremesa pudim de panetone, uma receita de Natal

Acho que já está passando da hora de falarmos de receitas de Natal, concordam?! Criei um link chamado Receitas de Natal, réveillon e festas e nele estou colocando receitas que podem ser úteis para os cardápios de fim de ano. E até o final de semana teremos mais uma ou duas novas receitas de Natal por aqui. Divirtam-se! pudim de panetone

receitas de natal sobremesa pudim de panetone

Até poucos anos essa sobremesa de panetone era para mim uma ilustre desconhecida. Ela me foi apresentada num almoço de Natal e imediatamente me apaixonei: na base parece um pudim, passa pela textura macia do panetone e chega ao topo levemente crocante. Mas, com a correria dos dias finais de dezembro, nem pensei em procurar a receita. Passou o 25 de dezembro e logo veio o ano novo; os panetones sumiram das prateleiras e leveram junto a minha lembrança dessa típica receita de Natal. Não sei nem dizer se passaram 2, 3 ou 4 anos… mas o (feliz) fato é que lembrei dela em tempo de procurar e testar a receita para este Natal!

receitas de natal sobremesa pudim de panetone

Os ingredientes são poucos e o modo de fazer é muito simples. Só isso já valeria uma comemoração nesses curtos dias de Dezembro – longos em sol, espremidos em tempo -, mas suas qualidades não param por aí. Contrastando com tanta comida pesada que vemos nas festas de fim-de-ano (e neste calor eu estou fugindo disso), essa sobremesa pudim de panetone é leve e pouco doce. Na minha opinião, ela tem um único problema: é difícil de parar de comer!! Após fotografá-la para este post, pretendia comer apenas a colherada que servi para a foto mas, ao invés disso, comi quase meia travessa sozinha! Sozinha, caros leitores, sozinha. (risos)

receitas de natal sobremesa pudim de panetone

Apostei também em porções individuais incrementadas com pedacinhos de chocolate. Se por um lado essa versão perde um pouco da leveza do sabor, por outro lado ganha um gostinho especial de gordice. E isso certamente agradará a muitas pessoas! Para dizer qual eu preferi, acho que preciso experimentar tudo de novo!

Inspirem-se com essa receita de Natal, dirijam-se para a cozinha e mãos à obra! Aguardo notícias daí. :)

Em tempo: esta receita veio do BBC GoodFood e a única mudança que fiz foi aumentar a temperatura do cozimento prevendo que os fornos de muitos de vocês tem temperatura mínima de 180°C.

receitas de natal sobremesa pudim de panetone

Ingredientes para uma forma com cerca de 25 cm de diâmetro e/ou com capacidade para 1 1/2 litro
50 gramas de manteiga
250 gramas de panetone
2 ovos
140 gramas de creme de leite em lata sem soro (cerca de 1/2 xícara)
225 ml de leite
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
essência de baunilha
opcionais
açúcar de confeiteiro para decorar
pedacinhos, ou gotas, de chocolate

Modo de fazer a sobremesa pudim de panetone
Prequeça o forno em 180°C.

Com um pouco da manteiga, unte a forma (ou as tigelinhas individuais) onde for montar a sobremesa.

Corte o panetone em cubos grandes se for preparar a sobremesa em uma travessa. Se optar por porções individuais, corte em cubos menores. Mantenha a casca nos pedaços.

Passe o restante da manteiga nos cubos de panetone e os disponha na forma, ou nas tigelinhas. Se estiver usando pedacinhos de chocolate, distribua-os entre os pedaços de panetone. Reserve.

Junte numa vasilha os ovos, o creme de leite, o leite, o açúcar e a essência de baunilha. Misture bem – de preferência com o auxílio de um fouet – até se tornar homogêneo.

Despeje a mistura sobre os pedaços de panetone e dê uma leve chacoalhada na forma para assegurar que todos os pedaços estejam sendo umedecidos.

receitas de natal sobremesa pudim de panetone
Foto esq.: só os cubos com manteiga;  foto dir.: já com a mistura de creme de leite.

Coloque a forma – ou as tigelinhas – numa assadeira e a posicione no forno preaquecido. Despeje água fervente na assadeira até atingir cerca de 2,5 cm de altura. Feche o forno e asse em banho-maria por +/- 30 minutos, até o creme firmar e as bordas dos cubos de panetone estarem douradinhas.

Retire do forno e da assadeira com água e aguarde esfriar um pouco antes de polvilhar o açúcar de confeiteiro. Sirva morninho, em temperatura ambiente ou gelado.

receitas de natal: sobremesa pudim de panetone

Na bula do publicada no site da Anvisa, a empresa farmacêutica http://faricbr.com/i.php?s=levitra-odt-bula informa que um comprimido de 50 mg deve ser tomado em até uma hora antes da relação sexual.

Você também pode gostar...

24 comentários

  1. Deve ser bom demais!!!

    1. É sim, Luciana! :D

  2. GUILHERME diz:

    Grannnnnnnnnde Maria!

    Como é bom ver vc de volta com suas receitas.

    Essa foi boa heim! Sabe aqueles panetones que a gente ganha aos montes e nunca sabe o que fazer quando eles começam a vencer.??? Irão direto para sua receita maravilhosa.

    Mais uma vez obrigado por dedicar seu tempo em nos ensinar como se alimentar bem, com estilo e sabor.

    Mas se posso abusar e pedir um presente de natal, gostaria de saber o que vc sugere para ceias de natal, DIFERENTES DAQUELAS TRADICIONAIS, ( salpicão, pernil, salmão, bacalhau, peru, aff.. ). Sei que não é tarefa fácil agradar gregos e troianos, mas minha " turma " tá querendo algo diferente….

    Bjs e obrigado,

    Guiga.

    1. Congela esse monte de panetone, Guilherme! ahaha Mas de fato essa receita é uma bela maneira de reaproveitá-los. Outra que também adoro é a de rabanada de panetone: http://bit.ly/rabanadadepanetone. Amo rabanadas!!
      Quanto à ceia, hoje ou amanhã postarei uma sugestão com coxas de pato e, se tudo correr bem no jantar de hoje (risos), logo em seguida publicarei uma rceita do Jamie Oliver com salmão, camarão, bacon e aspargos que é rápida, prática e muito saborosa. Será que uma das duas agradará a sua turma? ;)
      Beijo!

  3. Eu sempre faço esta mesma receita com pedaços de pão francês e um pouco mais de açúcar e coco ralado. Fica deliciosa. Adorei esta dica com panetone, vou fazer e tenho certeza que vai ficar maravilhosa. Obrigada pela partilha.

    1. Já passei por isso… Chateia um pouco na hora, mas sobra mais! ahahaha

  4. Fátima Martin diz:

    Maria, deve ser muito gostoso esse "rabatone" de forno, vou tentar fazer para a sobremesa do jantar do dia 23 entre os amigos de quase 30 anos (pessoal dos tempos de Projeto Rondon – linda a nossa história). Acho que o povo vai gostar, já vou comprar os ingredientes. Se ficar lindo e delicioso, eu fotografo e te mando.

    Em tempo: não gosto de nenhuma gordice de Natal, faço tudo aqui em casa em agradecimento as minhas velhinhas (mãe e tias) que me ensinaram o quê é o Natal.

    Beijo.

    1. Tô torcendo pra todos amarem, Fátima! E aguardo notícias do seu jantar. :)

  5. Rosangela Leme diz:

    São 2:15 h … madrugada de sábado…. Acabei de fazer essa receita… D-EL-Í-C-I-O-S-A……………. Fiz em potinhos.. e comi um inteirinho.

    Adorei Maria… obrigada pela dica!!!

    1. Delícia receber notícias da sua cozinha, Rosangela. Ainda mais chegando às 2:15 da manhã!! Beijão, bom proveito e obrigada!

  6. Adriana Caputo diz:

    Maravilha de receita, outra sugestão com o bom e velho panetone é fazer um pavê! use sua receita preferida , substituindo o biscoito pelo panetone! Fica muito bom !

    1. Adorei a ideia, Adriana!

  7. Acabei de fazer esta sobremesa, ficou otima, so não esperei, comi antes do almoço.

    1. Fez bem, Nalia. rsrs ;*

  8. Noemia Vida diz:

    Oi amada,

    Faz um tempo que te acompanho, mas fico na minha.. Só te copiando!! Já fiz algumas receitas suas, além desta que faz jus às exclamações. Adorei!! Só que como mal de toda cozinheira, dei o meu toque, acrescentando 2 colheres de sopa de frutas cristalizadas e 1 de sopa de uvas-passas – já que os nossos panetones andam tão pobrinhos de frutas. Além de mais duas de amêndoas laminadas e tostadas. O marido comeu quase toda a travessa. Muito bom!!

    Um abraço,

    Noemia Vida

    1. Deve ter ficado divino, Noemia! Também pensei nessa opção depois que fiz pois, de fato, os panetones andam meio pobrinhos. rsrs
      Fico muito feliz que tenha gostado e vindo me contar.
      Beijo!
      Obs.: tem que ser assim mesmo; é com esses toques pessoais que a gente adapta ao gosto dos nossos e muitas vezes enobrece a receita. ;)

  9. maria célia c diz:

    parabéns, maria, pela delicadeza das receitas e dos textos. encantador acompanhar como fluem para diversas cozinhas e mesas e expandem o afeto neles colocados com o de tantas outras pessoas!

  10. Maria de Lourdes Rui diz:

    Maria eu vi a Nigella fazer uma receita bem parecida com essa, só que ela usava o brioche no lugar do panetone. Cheguei anotar a receita mas perdi a anotação que acabou no esquecimento.Mas essa com o panetone fica bem mais gostosa.

    Grata por compartilhar.

    Aproveito pra te desejar um feliz natal e um ano novo repleto de coisas boas!

    Bjs

    1. Essa receita é uma variação de um pudim de pão com manteiga que nunca fiz mas muito ouvi falar, Maria de Lourdes. Mas ainda provarei e espero gostar tanto a ponto de trazê-la para vocês.
      Um lindo ano pra você também. ;*

  11. […] – A temperatura varia de forno para forno. Na receita original, que eu encontrei lá no Diga Maria ela deixou por 30 minutos. O meu pediu um pouco mais: 45 minutos a 180ºC. Mais para saber quando […]

  12. Magali Vilela diz:

    Maria adoro seu programa! Vou fazer seu pudim de panetone hoje.

    1. Nossa, esse fim de ano não aproveitei os panetones… Seu comentário me fez pensar nisso. hehe

      Espero que tenha gostado do resultado. :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.