Frango com alho-poró, creme de leite e batatas coradas

Frango com alho-poró, creme de leite e batatas coradas

Essa sequência de posts com receitas de frango do Jamie Oliver não é uma coincidência. Temos aqui alguns fatores que determinaram esse curso:

1. adoro frango.

2. desde que ganhei o livro Jamie Oliver 30 Minutos e Pronto ando querendo experimentar todas as receitas.

3. fiz uma enquete no Facebook e os leitores escolheram esta receita para o primeiro post desta semana.

E apesar dos dois pratos – o anterior com frango assado e batatas ao murro e este – terem os mesmos ingredientes principais – batatas e frango –  seus sabores e texturas são bem diferentes. Nesta receita temos um frango com alho-poró e alecrim acompanhado de creme de leite incorporando todo o tempero do fundo da panela. Deu pra imaginar? Para compeltar, batatas macias por dentro com uma casquinha corada por fora.

O modo de fazer é simples e rápido e a única dificuldade que encontrei nesse prato foi decidir, garfada após garfada, se eu levaria à boca uma combinação de batata com creme, frango com batata, frango com creme ou tudo junto e misturado. ;)

Frango com alho-poró, creme de leite e batatas coradas

Ingredientes para duas pessoas
para o frango
2 sobrecoxas com pele
2 dentes de alho
¼ de talo de alho-poró
+/- 3 colheres (sopa) de vinho branco
3 colheres (sopa) de creme de leite em lata ou 2 ½ de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de leite (somente se não estiver usando creme de leite fresco)
1 colher (chá) de mostarda
2 ramos de alecrim desfolhados e picados
pimenta-do-reino moída na hora
azeite
sal
para as batatas coradas
6 a 8 batatas pequenas
pimenta-do-reino moída na hora
azeite
sal

Modo de fazer
Ferva água com sal e cozinhe as batatas (já cortadas ao meio) por 10 minutos. Escorra, transfira para um tabuleiro untado com um pouco de azeite e tempere com sal, pimenta e mais um fio de azeite. Leve ao forno preaquecido até ficarem douradas por fora.

Tempere as sobrecoxas esfregando bem o alecrim, a mostarda, o sal e a pimenta. Despeje um fio de azeite no frango e outro numa frigideira. Leve a frigideira ao fogo médio e quando estiver quente coloque as sobrecoxas com a pele virada para baixo. Aperte levemente o frango para ajudar no cozimento.

Corte o talo do alho-poró ao meio pelo comprimento. Lave, fatie e coloque num dos cantos da frigideira, junto com o frango. Esmague os dentes de alho com casca e leve-os também à frigideira. Se houver excesso de gordura, descarte um pouco.

Cheque se a pele já está dourada e vire o frango, dando novamente uma leve apertada. Acrescente o vinho branco e abaixe o fogo.

Assim que o frango estiver bem cozido, despeje o creme de leite e o leite (se estiver usando) e incorpore-os ao tempero do fundo da frigideira. Desligue o fogo, acerte o sal se necessário e cubra a frigideira com uma tampa ou com papel laminado até a hora de servir.

Frango com alho-poró, creme de leite e batatas coradas

Segundo dados do NHS, o sildenafil, o componente do , precisa aumentar o fluxo sanguíneo até o pênis.

Você também pode gostar...

11 comentários

  1. maria célia c diz:

    divino!

  2. Rosangela Lopes diz:

    Hummm… vou fazer….delicia.

  3. Maria, gosto muito de frango, principalmente de sobrecoxas, costumo fazer uma sobrecoxa desossada e recheada que fica deliciosa. Me interessei por esta receita, mas, estou com uma duvida. A foto mostra a carne corada e crocante. Precisa ser retirada da panela antes de acrescentar o creme de leite? Parece que ao acrescentar o creme de leite tudo vai ficar esbranquiçado e amolecido.

    Obrigada.

    Wilza

    1. Olá, Wilza!

      Eu não retirei da panela não. Na verdade estava usando uma frigideira grande e como a quantidade de creme de leite é pequena, basta ter cuidado ao mexer e o creme não alcançará a parte de cima da sobrecoxa. Mas não vejo problema se quiser tirar o frango antes de misturar já que esse é o último passo.
      Depois me conta? Ah, e se quiser me dizer como faz o desossado recheado… ;)

  4. Maria, mandei a receita da sobrecoxa com uma fotografia pra vc pelo e.mail. Se quiser melhorá-la e publicar vou ficar bem feliz. Obrigada, amo suas receitas.

    1. Obrigada, Wilza! Recebi e vou experimentá-la assim que essa correria de final de ano passar. :)
      Obrigada!

  5. Oi! Adoro seu blog. Vejo sempre que posso e fico salivando com as receitas. Esta foi a segunda que fiz e ambas estão aprovadíssimas. O próximo teste será alguma das receitas de hamburguer.

    Só tive um problema ao assar o frango, pois a camada da pele ficou grudando e acabou estragando um pouco o visual.Você assou numa frigideira antiaderente?

    Tudo de bom para você!

    Larissa

    1. Oi, Larissa! Que bom que gostou!
      Eu usei frigideira de inox mas já aprendi que, além de um fio de óleo, precisamos deixar a pele dourar antes de manusear o frango, Antes desse ponto, se tentamos ver como está ou mesmo virar, ela tende a grudar na frigideira. Veja se essa dica funciona aí também e me conte, ok?!
      Beijo e bom hambúrguer! ;)

  6. é necessario o vinho branco? e o que eu poderia usar para substituir?

    1. Pode dispensar se não quiser usar, Graziele. Ou coloque as 3 colheres de água e umas gotinhas de limão.
      Depois me conte. ;)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.