Camarão, pepino e abacate num delicioso sanduíche

Sanduíche de camarão, pepino e abacate Sanduíche de camarão
Este post certamente é fruto dos muitos sanduíches que comi em Amsterdam. Pepino raramente entrava na minha lista de compras e em sanduíches só se fosse picles. Já o abacate, sempre gostei mas ficava restrito às receitas doces como a do picolé que já publiquei aqui. Mas bastou uma bela viagem para juntar um e outro, acrescentar camarões, colocar tudo dentro de um pão e descobrir que sanduíches podem ter sabores muito distintos daqueles que usualmente comemos. Sem falar no quão saudável é uma receita como essa.

Eu ando cada vez mais atenta à sazonalidade dos alimentos, não apenas nas compras de feira mas também nas de peixaria. Então, quando os camarões estão abundantes, fresquíssimos e com preços convidativos – e isso em geral acontece no meio e no finalzinho do ano – faço um estoque no congelador. Quando a compra é de camarões médios e grandes, costumo armazenar em várias quantidades e embalagens, sempre etiquetando quantas unidades coloquei em cada uma; assim posso facilmente descongelar porções menores que servirão para sanduíches como esse ou para outras tantas receitas com camarão que já publiquei aqui.

Sanduíche de camarão, pepino e abacate

Agora dêem uma olhada na lista de ingredientes e no modo de fazer e verão que, uma vez descongelado o camarão, vocês precisarão de apenas alguns minutos na cozinha para saborear esse delicioso, saudável e belo sanduíche.

Ingredientes para um sanduíche de camarão
1 pão árabe integral (desses do tamanho de um prato de sobremesa)
6 rodelas finas de pepino sem casca, descansadas com um pouco de sal
2 camarões médios ou 1 grande, limpos e sem casca (deixei o rabinho), marinados no molho de pimenta, sal e limão
coentro a gosto
para o molho de abacate
1/3 xícara (chá) de abacate
1 colher (chá) de suco de limão
1 ½ colher (chá) de cebola roxa picadinha
1/2 colher (chá) de mel
sal e pimenta a gosto

Sanduíche de camarão, pepino e abacate

Modo de fazer
Comece colocando uma pitada de sal nas rodelas de pepino; elas amaciarão e soltarão água.

Em seguida, tempere o camarão com molho de pimenta (aquele baratinho que encontramos em qualquer supermercado ou mesa de boteco), umas gotinhas de limão e uma pitada de sal. Misture e reserve.

Para o molho, misture o abacate, o suco de limão e a cebola roxa (o ideal é deixar a cebola de molho na água por alguns minutos para tirar a ardência; na hora de usar, basta escorerr bem a água). Misture bem até combinar os ingredientes e reserve.

Agora é só grelhar e montar. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e grelhe o camarão até rosar dos dois lados; isso não levará mais do que cinco minutos. Retire do fogo.

Sanduíche de camarão, pepino e abacate

Numa metade do pão árabe coloque as rodelas de pepino (escorridas), o molho de abacate por cima, as folhas de coentro e por último o camarão. Dobre a outra metade do pão e bom apetite!

Dica: se quiser dê uma breve aquecida no pão árabe antes de montar o sanduíche.

Já há algum tempo, o , No entanto, embora seja um remédio de sucesso, existem alguns riscos e contra indicações que devem ser avaliados.

Você também pode gostar...

7 comentários

  1. Nunca combinei camarão com abacate, parece bom! Mas vou trocar o pão sírio por pão para wrap, assim deve ficar mais saboroso, acho pão sírio muito seco ;)

    Tá linda a foto!!

    Bjão, Sil

    1. Aguardo notícias do seu sanduíche no wrap, Silvia. :)

  2. Gabrielle Fernandes diz:

    Fiz ontem a noite!

    Caiu como uma luva pra um lanchinho rápido, saudável e com ''interessância'' pra depois da academia!

    Adorei!

    Vai virar figurinha carimbada na minha cozinha!

    Bjs,

    Gabi

    1. Amei a notícia, Gabi! :D

  3. BONHAM7682 diz:

    Thank you!!1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.