Azeites de Oliva da Espanha e uma receita fácil de tapa

Anualmente faço exames de sangue de rotina e, nos dois últimos anos, a médica os revisou e exclamou: “Parabéns, colesterol excelente!“. Ela não se referia ao colesterol ruim – que costuma estar dentro do desejável –, mas sim ao bom, que agora vive alto. Nem sempre foi assim, mas algumas mudanças no meu estilo de vida contribuíram para isso, como um cotidiano menos sedentário, o consumo de saladas, frutas, castanhas e peixe fresco, menos estresse e, certamente, muito mais azeite. Há um bocado da dieta mediterrânea no meu atual dia-a-dia e os azeites têm tido um papel importante. O hábito de regar a salada com azeite de oliva é antigo, mas é recente a minha busca por experimentar suas intensidades e sabores e, constantemente, oferecer-lhes uma posição de destaque na composição do prato, como é o caso da receita deste post. Mas vamos deixá-la para alguns parágrafos mais tarde, porque tenho algo importante para contar aqui.

Receita tapa entrada queijo tomate azeitona e azeite

É com o maior prazer que divulgo o concurso A RECEITA QUE LEVA VOCÊ À ESPANHA, promovida pelos Azeites de Oliva da Espanha, que premiará três ganhadores com uma viagem à Espanha, com direito à acompanhante! Madri e Córdoba estão no roteiro, assim como o restaurante La Terraza de El Casino, de Paco Roncero, com duas estrelas Michelin. Imperdível!

A Receita Que Leva Voce A Espanha

Dez países estão participando – Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Japão, Rússia, Estados Unidos, México e Reino Unido – e de cada um deles, as 10 receitas mais votadas serão analisadas por um jurado. Ele escolherá 3 receitas por país, totalizando 30 semifinalistas e, por fim, uma receita por país. Essas 10 receitas finalistas serão preparadas durante um evento privado no dia 24/06/2014, e nele, o júri qualificador selecionará as três receitas ganhadoras da viagem à Espanha. Sinto um frio na barriga só de imaginar a expectativa dos que estiverem na final!

Receita tapa entrada queijo tomate azeitona e azeite

Eu já preparei uma receita e a inscrevi no concurso: uma tapa, ou uma entradinha charmosa e muito simples, com tomate cereja, manjericão, queijo minas, azeitona, palito de pão torrado e um belo Azeite de Oliva da Espanha.

Receita tapa entrada queijo tomate azeitona e azeite

Sirvam uma taça de vinho e inspirem-se para fazer uma tapa digna de levá-los à Espanha! As inscrições e os detalhes vocês encontram no link do concurso A RECEITA QUE LEVA VOCÊ À ESPANHA. Boa sorte!

Receita tapa entrada queijo tomate azeitona e azeite

Tapa de queijo minas, azeitona, tomate cereja, manjericão, palito crocante de pão e Azeite de Oliva da Espanha

Ingredientes
pão saboroso cortado em palitos (usei um integral com castanha-do-Pará)
tomate cereja
manjericão fresco
queijo minas fresco
azeitona
azeite
açúcar
vinagre balsâmico
pimenta-do-reino moída na hora
sal

Modo de fazer
Aqueça uma frigideira antiaderente com umas gotinhas de azeite em fogo médio. Coloque os tomates cereja nela e salteie até a pele começar a tostar. Polvilhe um pouquinho de açúcar, uma pitada de sal e um fio de vinagre balsâmico. Abaixe o fogo e chacoalhe a frigideira de vez em quando, até o líquido secar e os tomatinhos começarem a murchar. Desligue o fogo e reserve até esfriar.

Em uma assadeira ou chapa, doure os palitos de pão até ficarem levemente crocantes. Reserve.

Faça um espetinho com um pedaço pequeno de azeitona e por baixo um cubo de queijo minas. Noutro palito, espete uma folha pequena de manjericão sobre o tomate cereja. Escolha um recipiente bonito de vidro – individual ou não – e disponha os espetinhos em pé. Moa pimenta-do-reino sobre eles e regue com fartura usando um bom azeite. Finalize com o espetinho de pão que será mergulhado no azeite na hora de ser comido.

Tapa: prato de entradas ou petiscos, geralmente servido como acompanhamento de bebida. Definição do dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013.

selo post patrocinado

é o nome que sempre é usado, porém o nome do medicamento é Citrato de Sildenafil, como já havia dito.

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. Marola com Carambola diz:

    Que delícia!!!

  2. Camila diz:

    Huummm…vou fazer pro happy hour com os amigos aqui em casa. Vai dar super certo com um conjuntinho de mini louças que comprei. Obrigada pela ideia! Adoro o blog.

    1. Depois me conte o que achou, Camila. :)

  3. acho que você vai á Espanha! A receita está com um jeito de muito saborsa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.