Hoje é Dia de Reis, e apesar de eu não seguir qualquer tradição cristã, senti vontade de preparar uma Rosca de Reis bem bonita e saborosa para compartilhar com vocês.
Sob o título “Roscón de reys de calabaza. La mejor receta.“, encontrei essa lindeza e me atrevi a também chamá-la de A melhor receita de Rosca de Reis com abóbora.
A massa leva abóbora e cresce uma quantidade absurda; seu rendimento é imenso. Com uma só receita, fiz três roscas de reis, cinco pãezinhos e uma pequena baguete. Essa última não decorei com sabores doces ― mas sim com sal e pimenta-do-reino ―, e servi fresquinha com azeites diversos, como entrada para um jantar. Recomendo!
No Kanela y Limón, Cristina ensina um bom método para moldar a rosca de reis.
A melhor receita de Rosca de Reis com abóbora
Rendimento
4 roscas de aproximadamente 20 cm
Ingredientes
1/4 de xícara de leite morno (60 g ou ml)
13 g de fermento fresco (para pão)
raspas da casca de um limão e de meia laranja
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) de suco de laranja (20 g)
50 g de manteiga derretida
3 ovos grandes
200 g de purê de abóbora*
sementes de erva-doce (no lugar, a Cristina recomenda 8 g de essência ou aroma de anis)
1/2 xícara de açúcar refinado (100 g)
5 1/2 xícaras de farinha de trigo (650 g)
1 colher (café) de sal (4 g)
(*) Por uma questão de disponibilidade, usei metade de batata-doce usei e metade de abóbora de pescoço, também conhecida como abóbora seca. Mas com moranga funcionará bem também.
Modo de fazer a rosca de reis
Dissolva o fermento no leite morno e reserve.
Na máquina de pão
Coloque todos os ingredientes, incluindo o leite com fermento, e selecione um ciclo simples (amassar/descansar) de 45 minutos.
Na mão, como eu fiz
Coloque os ingredientes em uma tigela grande e misture tudo com as mãos até ficar homogêneo. A seguir, enfarinhe uma superfície limpa e sove a massa por 15 minutos. Deixe descansar por 5-10 minutos e sove novamente por mais 15. Repita o processo mais uma vez, totalizando 45 minutos de sova.
Após sovar a massa na mão ou na panificadora
Unte uma vasilha grande com azeite, coloque a massa dentro dela e envolva a superfície de cima (da massa) com plástico filme, também untando com azeite. Deixe descansar em temperatura ambiente por 1h. Depois guarde na geladeira por uma noite.
Na manhã seguinte, prepare-se para a surpresa: a massa estará gigante! Divida-a em pedaços, molde as roscas ou os pães e coloque-os sobre as assadeiras salpicadas com farinha. Cubra com um pano limpo e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Pincele as roscas com ovo batido e decore com os sabores que preferir. Eu usei, castanha-de-caju picada, frutas cristalizadas, açúcar cristal, coco ralado e cereja.
Leve ao forno preaquecido em 180ºC e asse por 25 minutos. Retire do forno e coloque o pão para esfriar sobre uma grade (que pode ser a do fogão).
Dicas
O pão que fiz com muita antecedência ressecou, assim como o que deixei mais tempo no forno para dourar mais. Portanto, tentem servir o mais fresco possível e respeitem o tempo de forno. ;)
Graças a esse monstro chamado de impotência sexual ou de disfunção erétil .
você pode especificar o tipo de abobora?
Claro, Doralice. Aproveitei para complementar o post com essa informação: usei a abóbora de pescoço, também conhecida como abóbora seca. Mas creio que a moranga funcionará bem também.
Pode dizer, por favor, a medida em ml/gramas da xícara que usa?
É que em Portugal varia imenso as medidas.
Obrigada
Prontinho, Carla, já temos medidas em gramas também. :)
Olá querida Maria. Que receita deliciosa! Vou testar com certeza. Sempre visito seu blog e, às vezes, testo algumas receitas. Eu fiz aquela "Torta de aceite" do Jaime Olivier e adoraram! Beijos! Felicidades!
Ahhh, mas eu quero saber sempre que você fizer uma receita daqui, Sidney! ;)
Beijo e bem-vindo sempre!