Empadão de frango, creme de milho e requeijão

Para mim qualquer dia é dia de frango assado. É desses pratos que sempre me fazem vibrar, seja no formato tradicional, seja em suas variações como aqui e aqui.

Empadao de frango 05

O dia em questão era domingo – e convenhamos que não há dia na semana mais propício que esse para um frango assado. Estávamos eu e minha mãe em casa, ambas com preguiça de cozinhar, mas desejosas de uma bela refeição. Comentei que havia recebido na feira um folhetinho de propaganda que continha as palavras frango assado, batata e farofa (e de fato foram as únicas palavras que capturei dali). Ela, animada como mais ninguém que conheço, passou a mão na bicicleta e pedalou até encontrar o dito cujo, dourado, cheiroso e com todos os acompanhamentos. Na volta eu já a esperava com a mesa posta e a salada preparada. E por mais que tenhamos nos fartamos, ainda assim meio frango foi pra geladeira.

Na segunda-feira, como se um dia fosse tempo demais longe da cozinha, quis aproveitar a sobra num prato que demandasse algum trabalho além de acender o forno. Lembrei de uma massa de empada que há tempos havia visto no blog MammaFoodie, do milho em conserva que estava na despensa e tudo se definiu naturalmente: empadão recheado com frango, creme de milho e requeijão.

O difícil foi não comermos, sozinhas, o empadão inteiro numa única refeição. Porque vou lhes dizer: além de saboroso e úmido na medida certa, ele ficou super leve. Esse da foto abaixo, fiz pequenino e guardei para o marido que estava viajando.

Empadao de frango 06

Ingredientes para a massa (rendeu uma forma de aproximadamente 25 cm de diâmetro e outra de 13 cm)
250 gramas de farinha de trigo
125 gramas de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos
1 ovo
1 gema
1/2 colher de chá de sal
água gelada, se necessário

Para pincelar
+ 1 gema

Ingredientes para o recheio
1/2 frango médio pronto e picado pequeno
200 gramas de milho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de leite
1 cebola pequena
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
4 azeitonas
5 colheres de sopa de requeijão
noz moscada e sal a gosto

Modo de fazer o recheio
Numa panela refogue
no azeite o alho e metade da cebola picada. Acrescente o frango, as azeitonas e metade do milho. Mexa por alguns minutos para misturar os sabores, desligue o fogo e reserve.
Aqueça o leite junto com a folha de louro e a outra metade da cebola até quase ferver. Reserve.
Noutra panela, em fogo baixo, derreta a manteiga e frite por alguns minutos a farinha de trigo. Acrescente o leite quente (coado) aos poucos e mexendo sempre. Quando a mistura estiver homogênea acrescente o milho e bata com um mixer (ou transfira pro liquidificador, bata e volte pra panela). Quando encorpar, se tornando quase um creme de milho, acerte o sal, acrescente a noz moscada, desligue o fogo e reserve.

Modo de fazer a massa e finalizar o empadão
Numa tigela coloque a farinha, a manteiga gelada em cubinhos e o sal.
Com a ponta dos dedos, misture até virar uma farofa. Junte o ovo e a gema e continue misturando até obter uma massa lisa e maleável. Se necessário, acrescente um pouco de água gelada para dar liga (aqui não precisou).
Se preferir, siga os mesmos passos na batedeira com a pá de bater massa.

Novamente usando a ponta dos dedos, abra a massa em um refratário.
Distribua uma camada do creme, coloque o frango, salpique as passas, distribua outra camada do creme e finalize com o requeijão.
Sobre uma superfície lisa e limpa, abra o restante da massa e com o auxílio de uma espátula transfira e molde a parte de cima do empadão (eu optei por fazer tiras).
Pincele a “tampa” do empadão com a gema e leve ao forno médio. Retire quando a massa estiver dourada e o recheio borbulhando.

é o nome que sempre é usado, porém o nome do medicamento é Citrato de Sildenafil, como já havia dito.

Você também pode gostar...

28 comentários

  1. Lucilene Oliveira diz:

    Q Diiiiliiiiiça q é o danado do empadão !!!!!

    1. Né, Lucilene?! Eu amo empadão e empadinha. Pode ser de frango, palmito, camarão, bacalhau… tendo uma boa massa, sempre me arranca suspiros. ;)

  2. Ai Maria, você podia ser minha vizinha, né?
    hahaha

    Sério, ficou lindo e parece delicioso!

    1. Eu não acharia ruim não, viu, Marina Maria?! rsrs Seria um prazer. ;)

  3. Pois eu adoro esses aproveitamentos Maria, sempre quando faço ou compro frango assado, sobra geralmente meio frango, aí aproveito e faço empadões, empadinhas, tortas e afins. Adorei sua receita,super diferenciada no recheio. Além de linda. O carinho com o maridoco que esta viajando foi de uma ternura que só poderia ter vindo de vc amiga. Bjocas

    1. Ah, eu sempre fico com saudade, Josy. E como a gente gosta de cozinha, é quase sempre nela que preparamos nossos mimos, né?! ;*

  4. lucia fernandes diz:

    eu adoro empadão com esse recheio que leva milho ainda não provei mas deve ser uma delicia vou fazer abraços

    1. Volta pra me contar quando fizer, Lucia. ;)
      Beijo.

  5. Amo empadão! é uma das comidas que já teve seus dias de glória e hoje anda meio sumidinha, parece ter cedido seu lugar as quiches, eu como amo as duas engordo em dobro.rsrs
    Bjs

    1. ahahaha Também amo as duas coisas, Dricka, e na casa da minha mãe como com frequência tanto um quanto outro. Fazer o quê, né?! rsrs

  6. Wellington diz:

    São apenas 80 gramas de frango mesmo? Achei tão pouco.

    1. Olá, Wellington.
      Você está coberto de razão; errei ao digitar e coloquei a quantidade da próxima receita com frango. Peço desculpas pela confusão; estou corrigindo agora.
      Um abraço e obrigada por comentar seu estranhamento.

  7. Diana Abreu diz:

    mexeu comigo essa receita!
    juntou frango assado q eu amo com creme de milho que é minha receita (já) clássica no final do ano!

    ai! logo agora na hora do almoço!? fiquei com mega vontade!

    ah, a maionese ontem ficou divina! não sei qtas vezes lambi o dedo, pra "provar"… ihihi

    Bjbj

  8. Andréa Queiro diz:

    Maria,

    Quando você coloca no modo de preparo da massa acrescentar 1 ovo e a gema, não ficou muito claro para mim. Na receita tem 1 ovo e 1 gema para pincelar.

    Andréa

    1. Olá, Andréa. :)
      A massa leva 1 ovo inteiro mais 1 gema. Para pincelar usamos uma segunda gema. Mudei na descrição dos ingredientes; por favor me diga se assim ficou mais claro.
      Beijo.

  9. Andréa Queiro diz:

    Olá Maria,

    Obrigada pelo retorno. Acho que agora não tem como errar. Ficou claro que precisamos de um ovo mais uma gema para a massa e mais uma gema para pincelar.

    Um abraço,

    Andréa

    1. Aguardo notícias da sua cozinha. :)

  10. Ai, quase uma hora da manha e eu na cozinha… fucei o freezer até encontrar um peito de frango perdido. Desejo…
    Consegui terminar o recheio… acho que a massa vai ter que ficar pra amanha!
    Depois volto pra contar o resultado!
    Parabens pelo blog
    Um abração!

    1. Que animada, Lillian! Adorei. Tô esperando o resultado final. :)
      Beijo.

  11. OH! KI BOM KI VC FOSSE MINHA PROFESSORA !!! SIM ISSO MESMO HUM EU JA APRENDO MUITO COM VC ,IMAGINA VC SENDO MINHA MESTRA EM CULINARIA !EM DOCINHOS KI SOU FÃ DE DOCINHOS FINOS GOSTARIA MUITO DE RECEITAS DE DOCINHOS FINOS .
    POIS JA SOU UMA SIMPLES CULINARISTA ELABORO ALGUMAS RECEITAS EXOTICAS DE GELATO ,BEM QUEM TOMA MEUS GELATOS DIZEM KI E DELICIOSO VOU POSTAR QUAL QUER DIA DESSES OK?
    BEIJOS MARIA AMO VC ,KI JESUS TE ABENÇOIE E A TUA FAMILIA TB .LOURDES ARAUJO

    1. Obrigada, Maria de Lourdes.
      Eu não tenho receitas de docinhos finos… mas logo teremos aqui uma bela receita de profiteroles. Espero que goste. :)

  12. AH!!ESTOU AJEITANDO MEU BLOG KKKK
    NADA ESPECIAL VOU POSTAR BREVE MEUS GELATOS .
    REGISTREI MINHAS CRAÇÕES K K K TENHO UMAS 23 RECEITAS ELABORADAS POR MIM TB PRATOS QUENTES ,AMO MARIA A ARTE CULINARIA .TB GOSTARIA DE AGRADECER A VC POR ESSAS RECEITAS MARAVILHOSAS ,AGORA FIQUEI CEGA DE UM OLHO ME ABATI MUITO MAS DEPOIS ME ESTIMULEI E VOLTEI PRA MINHA COZINHA . BEIJOS DEUS TE PROTEJA MUITOOOOOOOOOO

    1. Desejo melhoras, viu, Maria de Lourdes?! E quando o blog estiver no ar me avise que farei uma visita. :)

  13. Muito obrigada Maria, seu blog é incrivél, meu dia não começa sem antes eu dar uma passadinha aqui para ver o que você fez de novo. Ontem fiz o Empadão de frango e creme de milho, ficou perfeito, fez o maior sucesso em casa!!!!!

    Obrigada mesmo!!!!!!!

    1. Muito obrigada por me contar que seu dia não começa antes de passar aqui, Juliana. Arrancou-me um sorriso. :)
      Que ótimo que o empadão fez sucesso por aí. Em breve quero trazer uma outra receita que minha mãe faz e que amo. Ah, sugiro que experimente também a quiche de queijo e a de mandioquinha. ;)
      Beijo!

  14. […] da padaria me conquista, vira almoço e a metade dele sobra. Já aproveitei essas sobras fazendo empadão de frango com creme de milho e requeijão, canja de galinha e até um pão de tomate e frango. Mas desta vez o frango em questão se […]

  15. […] da casa. A massa, que eu já havia preparado para a quiche de queijo, foi a mesma utilizada nesse empadão. Uma adaptação no tipo do queijo, outra no modo de fazere logo jantamos uma refeição leve e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.