Geléia de maracujá com manga

O pé de maracujá do meu jardim – que é na verdade uma extensão do pé que cresceu no meu vizinho – dá frutos duas vezes ao ano: uma em janeiro/fevereiro e outra em junho/julho. É lindo ver a cerca coberta por folhas e flores e saber que logo virão os maracujás. E mesmo já esperando por isso, quando eles surgem parace que estou diante de um passe de mágica.

Geléia de maracujá com manga

Porém, com a segunda frutificação do ano brota também um sentimento de racionamento. Sinto como se cada maracujá precisasse de um destino nobre e dificilmente os emprego em usos ordinários como suco ou acompanhamento para iogurte (abrindo sempre uma preciosa exceção para a prima americana que me visita nesse período). Assim, é nessa época que comemos bolo de maracujá e que os potes de geléia de maracujá começam a povoar a prateleira da despensa. Já haviam três deles e como os maracujás ainda abundavamna fruteira, decidi experimentar uma variação no sabor com esta geléia de maracujá com manga.

Geléia de maracujá com manga

Eu adorei a combinação pois podemos sentir o sabor das duas frutas e a manga torna a geléia menos azedinha que a feita apenas com maracujá. No dia-a-dia, costumo comê-la com torradinhas de brioche mas suas utilizações não se resumem a essa. Preparem os seus potinhos pois em breve postarei um prato salgado deliciosamente conjugado com esta geléia de maracujá com manga!

Geléia de maracujá com manga

Receita inspirada no livro Compotas & Chutneys, da Larousse.

Ingredientes para um potinho de geléia de maracujá com manga como o da foto
1 xícara de manga picadinha (200 gramas)
1/3 de xícara da polpa do maracujá (90 gramas)
casca de 1 maracujá
1/3 de xícara de água
2/3 de xícara de açúcar (100 gramas)
1/2 colher de sopa de suco de limão

Modo de fazer
Comece pela casca do maracujá, responsável por conferir uma consistência mais gelatinosa à geléia.
Na panela de pressão, coloque a casca do maracujá, cubra com água e cozinhe por cerca de 15 minutos depois que a panela começar a chiar. Aguarde esfriar completamente, retire 1 colher de sopa da parte branca da casca cozida e bata com 1/3 de xícara de água. Coe e reserve.

Noutra panela, misture todos os ingredientes: a manga picadinha, a polpa e as sementes do maracujá, o açúcar, a casca batida e reservada e o suco de limão. Leve ao fogo baixo por cerca de 20 minutos. Retire com uma colher a espuma que se formar na superfície.

Verifique o ponto: coloque uma pequena quantidade num pires e leve ao freezer por um minuto. Retire e cheque se está na consistência desejada. Se estiver, desligue o fogo, transfira a geléia para potes higienizados, aguarde esfriar e conserve na geladeira. Se não, refaça o teste após 2 ou 3 minutos.

Dica: se quiser fazer quantidades maiores para armazenar na despensa, é importante seguir todos os passos para esterelização. O Vitor Hugo, do Prato Fundo, fez um bom post sobre isso.

Esse mesmo composto, o serviço de saúde do Reino Unido, ao menos dois terços dos homens que usam o medicamento dizem que ele funciona e provoca ereção .

Você também pode gostar...

15 comentários

  1. maria célia c diz:

    Tive o prazer de experimentar! Deliciosa!

  2. Vou ter que experimentar essa receita também.. .Outro dia fiz sua receita de geleia de maracujá… uma delicia.

    1. Que alegria saber que você gostou da geléia de maracujá, Adriana. Eu sou apaixonada pela consistência dela. Quando fizer essa com manga, me diga o que achou, ok?! ;*

  3. Oi Maria ficou com uma cor linda e deve ser deliciosa.Anotada e desejada.Beijos querida e uma semana abençoada.

  4. Pra nós, Vanderleia! :)

  5. Oi Maria!

    Estou doida pra fazer a geleia!

    Tenho algumas dúvidas:

    1. eu não tenho panela de pressão (não uso mais panelas de alumínio). A casca do maracujá fica quanto tempo cozinhando sem a pressão?

    2. qual o aspecto dela, depois de cozida?

    3. a casca do maracujá é para dar a geleificação? por causa da pectina?

    4. eu posso usar a casca do maracujá para dar consistência em outras geleias ou dá muito gosto?

    Nossa, que questionário!!!

    Beijão,

    Helena

    1. Vamos ao questionário, Helena! rsrs
      1. Sem pressão eu nunca fiz, mas já vi receitas que falam de 2 a 4 horas.
      2. Depois de cozida a casca mantem o seu formato e fica com aspecto de encharcada. O ponto é quando for absolutamente fácil remover a parte interna (branca) com uma colher.
      3. Exatamente. E para essa reação é imprescindível usar o suco de limão.
      4. Eu já usei a casca na geléia de alguma outra fruta e ela deixou gosto, mas não lembro qual (não veio pro blog, naturalmente rs). Pelo que já li, a maçã desempenha muito bem esse papel mas ainda não testei. Se quiser experimentar por aí me diga que escaneio pra você a página de um livro que fala sobre isso (em inglês).

      Beijão! E me conta quando fizer, tá?!

  6. OI Maria!

    2 a 4 horas de cozimento da casca não me anima…

    pode ser usada a pectina, que é comprada em pó em casas de produtos de confeitaria.

    Sobre a maçã, sei que é necessário uma quantidade grande para extrair a pectina e ela não dá gosto em outras frutas…

    Vou olhar aqui e te digo o que achei!

    Beijão!

    Helena

    1. Se quiser mando o que tenho também. Eu nunca usei pectina comprada mas sem dúvida é uma alternativa. Também não animaria deixar a casca tanto tempo na panela. rs

  7. Maria, conto sim. Agora virei a Dona das geleias, sempre gostei, mas com a Bimby essa tarefa ficou zilhões de vezes mais fácil. Cozinhei a casca do maracujá no vapor.. depois publico a receita você vai ver. Agora vou fazer essa com manga, pois quero ter algumas receitas testadas para dar de presente no final do ano. Essa de maracujá pura já está aprovadíssima e entrou na lista de presentes. Beijocas e obrigada por compartilhar.

    1. Ei, Adriana! Ops… Dona das geléias. ;) A Helena, que comentou neste post, também vai gostar de conhecer a receita no vapor.
      Você tem alguma ótima receita de geléia de goiaba? Já tenho uma aqui de goiaba com laranja mas estou querendo experimentar outra.
      Beijão! (e feliz por saber que a de maracujá será presente para queridos seus:)

  8. Giovana diz:

    Ficou deliciosa, obr, bjs

  9. Oi adicionei um taquinho de gengibre a sua receita Maria, e o resultado foi fenomenal. Mas só um bocadinho pra deixar aquele gostinho irredistivel do gengibre.

    1. Belo incremento, Mara. Experimentarei uma hora dessas. :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.