Nem sei ao certo o que buscava quando encontrei no site da Donna Hay esta receita de risoto de camarão e alcachofra feito no forno. Achei tão incrível a possibilidade de um risoto que não demandasse meu tempo no fogão que rapidamente providenciei tudo para experimentar. De tão gostoso e prático, na semana seguinte eu já estava repetindo a dose.
Trata-se de um risoto de camarão com sabor delicado e muito bem equilibrado: caldo de galinha, alcachofras, camarões e raspas de limão. Sai do forno no ponto certo e demanda pouco tempo mais que o necessário para programar um timer. Por esses motivos, não vou me prolongar neste texto e lhes convido a passarem direto para o modo de fazer. ;)
Ingredientes para 4 porções de risoto de camarão e alcachofra (link para a receita original)
1 ½ xícara de arroz arbóreo
4 ½ xícaras de caldo de galinha
16 camarões médios, descascados e com a cauda intacta
1 xícara de queijo parmesão ralado
40 gramas de manteiga
2 colheres de chá de raspas de casca de limão
4 corações de alcachofra em conserva, picados grosseiramente (ou 2 colheres de sopa de pasta de alcachofra, daquelas para bruschetta)
sal e pimenta do reino moída na hora
mais queijo parmesão ralado para servir
Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Coloque o arroz e o caldo em um refratário de 22 x 30cm, com capacidade para 10 copos, e misture bem.
Cubra vedando bem com papel alumínio e leve ao forno por 35 minutos.
Adicione os camarões, tampe novamente e cozinhe por mais 5 minutos ou até que a maioria do caldo tenha sido absorvido e o arroz esteja al dente.
Adicione o queijo parmesão, a manteiga, a pimenta, as raspas da casca do limão e as alcachofras e mexa até a manteiga derreter. Acerte o sal, polvilhe com o parmesão e sirva imediatamente.
Obs. 1: atentem para as dimensões do refratário. Elas são importantes para o correto cozimento do risoto. O papel laminado também deverá ser cuidadosamente colocado para vedar bem o refratário, evitando assim dispersão de vapor/calor.
Obs. 2: passado o tempo total, se o arroz já estiver no ponto e o caldo ainda abundante, retire o papel laminado e deixe no forno mais alguns poucos minutos.
Obs. 3: para servir o risoto de camarão, caprichei num mix de pimentas moídas na hora e mais raspinhas de casca de limão.
Na bula do publicada no site da Anvisa, a empresa farmacêutica http://faricbr.com/i.php?s=onde-comprar-levitra-odt informa que um comprimido de 50 mg deve ser tomado em até uma hora antes da relação sexual.
Nossa, que excelente pedida para o feriado próximo. Adoro alcachofra e camarão, e isso tudo em um risoto, show!. Amanhã mesmo vou comprar os ingredientes. Um grande beijo.
Aguardo notícias da sua cozinha, Danielle. Atente para as dimensões do refratário, ok?! Isso é importante para o correto cozimento. Beijo!
Nossa. Adorei. Fazer risoto no forno. Que legal! Deve ter ficado muito gostoso.
Tem dia que é uma delícia ficar no fogão mexendo, mas há dias que poder colocar tudo no forno e apertar um timer é fundamental. ;)
Essa é novidade!
Vou arriscar qq hora dessas!
bj
Arrisque! E me conte tudo que achar, Diana!
Beijo!
Nossa que fácil e com uma cara maravilhosa!
Vou tentar com certeza!
Mande notícias depois, Cris!
Maria, o arroz vai cozido ao forno? :)
Não, Raissa, ele é misturado cru ao caldo. Ele cozinha no forno. :)
OI Maria tudo bem!
estou testando agora seu risoto mas, tenho uma dúvida…
essa capacidade de 10 copos que você relata, é para colocar 10 copos de caldo ou 4 xícaras e meia do caldo
agradecido
Fábio
Para o risoto use 4 1/2 xícaras de caldo, Fabio. Os 10 copos se referem à capacidade do refratário, um cálculo de volume que suponho ser necessário para a correta absorção/evaporação do caldo. Aguardo notícias do seu risoto! :)
Adorei a receita do risoto…vou experimentar.
Depois me diga o que achou, Giselda. :)
Deve ficar muito bom. Assistia ao programa da Donna Hay pela Sky, canal 32, Fox Life. Infelizmente a série acabou.
[…] vocês podem notar, me rendi à praticidade do risoto de forno e até agora não senti a menor saudade de mexer a panela e colocar o caldo concha por concha. […]
Deve ficar muito bom, vou fazer na páscoa. Posso usar um refratário que já tem tampa de vidro?
Pode sim, Celeneh. Só assegure que a vedação é boa.
Aguardo notícias do se risoto de Páscoa. :)