Como fazer iogurte caseiro e coalhada seca

28 de maio de 2013 115 Comentários por Maria

Iogurte é algo que raramente consumo. Mas apareceu pelas bandas de cá uma prima muito querida, que mora bem longe e que adora iogurte. Acrescentem a esse episódio a existência de um fornecedor de leite fresco, e a minha mãe, que já andava craque em fazer iogurte caseiro. Como vocês podem ver, não faltaram fatores me trazendo para este post.

Como fazer iogurte caseiro e coalhada seca

A receita é simples, simples, simples. Mas além disso, o que me fascina é a grande possibilidade de desdobramentos que ela proporciona. O leite se transforma em um cremoso iogurte natural. A partir desse ponto, podemos drená-lo chegando à consistência do iogurte grego, e, em seguida à da coalhada seca. Não é incrível?!

No primeiro estágio – iogurte natural – consumi misturando ameixa ou leite de coco e coco ralado, pois amo esses sabores de iogurte. No segundo – firme como um iogurte grego – acompanhei de geleia em alguns lanches da tarde. No terceiro – coalhada, o que creio ser meu preferido – usei e abusei misturando a saladas, servindo com quibe ou simplesmente sobre uma boa torrada com azeite e pimenta-do-reino.

Quando fizerem, voltem para me contar como empregaram esta receita de iogurte tão simples, nutritiva e versátil.

Como fazer iogurte caseiro e coalhada seca

Ingredientes
1 litro de leite integral
1 embalagem de 170 gramas de iogurte natural integral
1 colher de sopa de açúcar refinado

Modo de fazer
Ferva o leite.

Desligue o fogo e aguarde amornar por alguns minutos. O leite deverá ficar numa temperatura que possibilite permanecermos por 10 segundos com um pedacinho do dedo mergulhado nele.

Transfira para um recipiente de vidro ou cerâmica e misture bem o iogurte e o açúcar. Envolva o recipiente com um pano de prato limpo e mantenha num lugar sem corrente de vento – de preferência mais quentinho – por no mínimo 6 horas.

Como fazer iogurte caseiro e coalhada seca

Remova o pano de prato e, caso tenha soltado soro, descarte-o (dizem que é um bom adubo para plantas). O iogurte terá formado um bloco mais encorpado; mexa com uma colher e aí estará seu iogurte caseiro cremoso. Se quiser misturar frutas, não use mixer ou liquidificador, a menos que queira um iogurte para beber. Para acrescentar sabor e mantê-lo encorpado é necessário misturar apenas com uma colher. No caso de ameixa, por exemplo, bata apenas um pouco do iogurte com a fruta e depois misture manualmente com o restante.

Como fazer iogurte caseiro e coalhada seca
Esse iogurte de ameixa eu fiz para beber batendo 1/2 copo de iogurte com 5 ameixas secas e uma colher de sopa de açúcar.

Caso queira uma opção mais grossa como o iogurte grego – ou até uma pasta mais sequinha, como uma coalhada seca – monte um coador de café com filtro de papel sobre um copo ou jarra e coloque o iogurte para escorrer na geladeira até obter a consistência desejada. O mesmo processo pode ser feito com um pano de prato e uma colher de pau, como explicado na receita de queijo caseiro.

Como fazer iogurte caseiro e coalhada seca

Mantenha o iogurte na geladeira e consuma puro ou acompanhado de frutas ou geleias. Se fizer coalhada, sugiro usá-la como acompanhamento para esse delicioso quibe de abóbora ou para o quibe assado de carne com castanhas.

Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário

Os Campos com * são obrigatórios. Mas não se preocupe, seu e-mail não será divulgado.