Sorvete de leite condensado, Ninho e biscoito

O sorvete de 3 leites foi um sucesso e já que eu estava entregue ao exagero dos laticínios, não resisti e fui ainda mais fundo nos lácteos: acrescentei biscoito de leite. Mais especificamente, o Nesfit Leite e Mel da Nestlé, biscoito que amo e que por isso mesmo não posso ter em casa. sorvete de leite condensado

receita sorvete de leite condensado leite Ninho biscoito de leite e mel nesfit

Sempre gostei de sorvete de biscoito e não esqueço um que eu costumava tomar na La Basque e que há anos saiu de linha. Sofri por algum tempo até transferir aquela paixão para a combinação chocolate com amêndoas e doce de leite com nozes-pecã.

receita sorvete de leite condensado leite Ninho biscoito de leite e mel nesfit

Com essa base de sorvete super fácil, que consiste num chantili, temos a possibilidade de desenvolvermos em casa os sabores que mais gostamos e algumas combinações não tem erro, como um sorvete de leite condensado com leite Ninho e biscoito. Acrescentei flor de sal para equilibrar e contrastar com o doce, originando um sorvete um pouco mais adulto que o 3 leites, que lembra o docinho de leite Ninho, tradicional em festas infantis em alguns locais do Brasil.

receita sorvete de leite condensado leite Ninho biscoito de leite e mel nesfit

Vocês podem acrescentar o biscoito que mais gostarem ou apostar em variações como o sorvete de brigadeiro, o de doce de leite ou, um do meus favoritos, o de manteiga de amendoim. Todos são fáceis de preparar e têm resultados incrivelmente cremosos.

receita sorvete de leite condensado leite Ninho biscoito de leite e mel nesfit

Rendimento
Aproximadamente 1 litro

Ingredientes
500 gramas de creme de leite fresco bem gelado
395 gramas (1 lata) de leite condensado
¾ de xícara de leite em pó (usei o Ninho)
30 biscoitos de leite (usei Nesfit Leite e Mel)
1/2 colher de chá de flor de sal

Um sorvete de leite condensado muito cremoso, com gostinho de leite Ninho e biscoito de leite, e um toque de flor de sal para equilibrar. Delicioso!

receita sorvete de leite condensado leite Ninho biscoito de leite e mel nesfit

Modo de fazer
Quebre os biscoitos com as mãos, deixando pedaços médios, pequenos e farelos. Reserve.

Na batedeira ou com um fouet, bata o creme de leite gelado até aumentar o volume e ficar com picos moles. Acrescente aos poucos, ¾ do leite condensado e continue batendo, com mais delicadeza se for à mão ou em velocidade baixa se estiver usando a batedeira. Quando atingir o ponto de chantili, use uma espátula e misture gentilmente o leite em pó. Quando estiver homogêneo, misture delicadamente os pedaços de biscoito e a flor de sal.

Transfira pouco a pouco a mistura para o recipiente que for usar para servir, intercalando com o leite condensado restante.

Cubra o sorvete com plástico filme e mantenha o sorvete no congelador por pelo menos 6 horas antes de servir. Durante esse tempo, não há necessidade de mexer ou novamente bater o sorvete.

De lá para cá várias outras opções de remédios entraram no mercado como uma alternativa ao azulzinho, confira aqui um manual completo de como funciona o desde o momento da escolha até quais resultados esperar.

Você também pode gostar...

18 comentários

  1. Nathália Pereira diz:

    Gostaria de saber se a flor de sal daria para trocar por algo,porque aqui em minha cidade acho que não tem.Estou louca pra fazer essa receita e a outra de 3 leites,parece ser uma delícia e fácil.

    1. Oi, Nathália! De fato, fora das capitais e cidades grandes, pode ser difícil achar flor de sal. Um substituto seria o sal grosso moído (num moedor como o de pimenta) ou triturado na função pulsar do liquidificador, para originar pedrinhas delicadas mas mais grossas que o sal refinado. Me conta se fizer, tá?!
      Beijo!

  2. Bernadete diz:

    Esta receita parece maravilhosa. Não encontrei flor de sal. Posso usar outro produto? Obrigada.

    1. Vale a mesma sugestão que dei para a Natália no comentário acima, Bernadete: sal grosso moído (num moedor como o de pimenta) ou triturado na função pulsar do liquidificador, para originar pedrinhas delicadas mas mais grossas que o sal refinado.
      Aguardo notícias do seu sorvete. ;)

  3. Magda Leite. diz:

    Maria querida, vou fazer esta receita, posso substituir flor de sal? ou onde comprar aqui nesta terra capixaba rs…Admiro sua forma tão simples, clara de escrever que torna suas receitas especiais. Agradeço por passar receitas e informações da gastronomia. Parabéns e muito sucesso. Um grande abraço.

    1. É um prazer promover esse compartilhamento, Magda. :)
      Em Vitória, eu costumava comprar flor de sal no Carone. Acredito que o ExtraPlus também tenha. Se não conseguir nesses lugares, me diga e buscarei mais possibilidades.
      Beijão!

  4. […] semana passada no Diga Maria veio mais uma novidade feita a partir dessa receita: o quatro leites com flor de sal. O quarto leite aqui fica por conta do biscoito Nesfit de leite e mel da Nestlé. Deve ficar bem […]

  5. Adrianne diz:

    Olá Maria, adoro seu blog e faço diversas das suas maravilhosas receitas… Moro no interior do Mato Grosso, Alta Floresta, e aqui não acho creme de leite fresco. Tem como fazer alguma substituição e ficar nota 10????? Bjs e obrigada.

    1. Pior que não, Adrianne… :(
      Mas quando for passear na cidade grande, leve uma bolsinha térmica para comprar e levar pra casa. Era o que eu fazia há uns 3 anos atrás,quando também não encontrava por aqui. ;)

    2. Danielly diz:

      Adrianne, pode usar o creme de leite de lata sem o soro também que fica bom!

      1. O problema de usar o creme de leite de caixinha ou em lata é que eles não emulsionam quando batidos. Ou seja, o sorvete não ficará aerado e, com isso, tornará-se mais denso e pesado.

  6. Olá Maria! Estou com o mesmo problema da Adrianne… Mas deixa eu te falar, se eu fizer com o creme de leite de caixinha, o que será que vai acontecer? Ficar mole??

    Outra dúvida, o que seria esse "ficar com picos moles" quando vc disse "bata o creme de leite gelado até aumentar o volume e ficar com picos moles"??

    Desculpa a "ignorância" e muito obrigada por compartilhar tantas receitas maravilhosas.

    Eu, como A louca do leite ninho, estou até sonhando com esse sorvete… rsrs

    1. Olá, Laíse!

      A questão que envolve o creme de leite é a seguinte: apenas o fresco tem a capacidade de emulsionar e chegar ao ponto de chantili, que é a base dessa receita. Os outros cremes de leite não “crescerão” quando batidos e aí você terá um sorvete pesado e com rendimento menor.
      O creme de leite fresco, tal qual como compramos, é líquido. Ao ser batido sua consistência vai mudando e, quando ele começa a ficar mais firme e formar picos suaves, está na hora de acrescentar os demais ingredientes. O ponto final é uma consistência bem próxima à do chantili. Aqui tem um vídeo que talvez permita uma visualização mais fácil disso que tentei explicar: http://bit.ly/16n5Izl.

      Beijão. E siga perguntando, pois, só assim, aprendemos. ;)

  7. Que atenciosa você! Muuuuuuuito obrigada :D Vou dar um jeito de achar o fresco então ;) E quando eu fizer, volto aqui pra contar. Mais uma vez, muito obrigada :) Beijoss

  8. Rosemeri diz:

    Boa Noite !!! Não existe creme de leite fresco na minha cidade, só o normal de caixinha e lata, nos freezer dos mercados, também tem um creme de leite que diz NATA, mas sei que não é o mesmo das receitas que dizem levar creme de leite fresco, a consistencia é muito diferente, é quase uma pasta as que dizem nata !! será que posso utilizar uma receita caseira de creme de leite fresco ???

    1. Rosemeri, por aqui não encontro nata, mas, até onde sei, trata-se de um produto muito similar e que pode substituir o creme de leite fresco. Quando fizer, por favor volte para nos contar. :)

  9. Rosemeri diz:

    alguém me responda por e-mail minha dúvida se possível for, moro no interior do rio grande do sul, ai tudo é dificil encontrar : rosemerigrillo@hotmail.com

    1. eliane diz:

      Rosemeri, essa nata e ideal para fazer biscoitos, em sorvete vai ficar pesado e muito gorduroso, enjoativo ate.
      Eliane

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.