Horta em casa ou no apartamento

horta em casa

Na foto: manjericão, cebolinha, orégano, alecrim, pimenta biquinho e malagueta. Além deles há também salsinha, sálvia e hortelã e um tipo que aposto que cresceu das sementinhas de papaia que sobraram do café da manhã de um dia qualquer. Acho que terei um mamoeiro!

São ou não são uma delícia? E esses temperos da foto, além de belos e saborosos, me proporcionaram o prazer de plantá-los, regá-los, presenciá-los se espreguiçando terra afora… Então que tal se inspirar e começar a semana com um novo projeto para sua cozinha/varanda/jardim?!

Visitei alguns sites que dão dicas e orientações sobre como montar uma horta em casa ou no apartamento. E aí estão eles, à disposição de vocês. Espero que gostem e que façam ótimo proveito!

http://casa.hsw.uol.com.br/horta-domestica.htm

http://comunidade.bemsimples.com/bem-verde/w/bem-verde/Dicas-para-ter-sua-propria-horta.aspx

http://www.youtube.com/watch?v=1nW7pXHIv04

http://vamoscozinhar.uol.com.br/marcelo_noronha/horta_em_casa

http://vamoscozinhar.uol.com.br/marcelo_noronha/preparo_do_solo

http://oqueeuaprendihoje.wordpress.com/tag/horta/

http://www.windowfarms.org/#pages/kits.html

E quando a horta crescer e produzir muitos temperos, sugiro este link para aprender maneiras de armazená-los (secando, congelando, ou mantendo em óleo).

Segundo dados do NHS, o sildenafil, o componente do http://faricbr.com/i.php?s=levitra-comprimido, precisa aumentar o fluxo sanguíneo até o pênis.

Você também pode gostar...

16 comentários

  1. Maria, tua cebolinha demorou muito a crescer? Lembra quanto tempo? A minha tá demorannnnnnndooooooo…..

    1. A cebolinha eu plantei semente e nada aconteceu (mas não estavam novinhas); então comprei muda. Já a salsinha eu plantei semente e muda e a da semente logo superou a outra e eu colhi com três meses.
      Mas a sua já apareceu o brotinho? Isso costuma ser rápido…

      1. O brotinho apareceu, mas ela tá tão mirradinha…
        A de tomate cereja tá bombando já, eu plantei semana passada, e a de cebolinha que já deve ter mais de um mês, ainda tá bem pequenininha.
        Acho que vou partir pra muda também…

        1. Já plantei (em outra época, em outra casa) tomate cereja também e lembro que cresceu muito rápido. Mas mudei logo depois e não sei que fim levou a jardineira.
          Muda é mais prático; mas semente é mais emocionante! ;)

  2. […] This post was mentioned on Twitter by celsobessa, Maria. Maria said: Bom dia! Já viram a primeira colheita da minha horta? https://digamaria.com.br/archives/2304 […]

  3. Maria,
    Estou querendo ampliar minha pequenina horta, porque os temperinhos que uso têm sabor inigualável quando colhidos logo ali pertinho da cozinha, não é?
    Você anda sumidinha!
    Bjs.

    1. Realmente, Gina, o sabor é outro!
      Eu ando sumida, né?! É que minha rotina está mudando bastante e com isso ando meio desorganizada. Mas tá tudo ótimo! Só tenho sentido não conseguir pasear mais pelos blogs… mas hoje passei pelo seu e descobri que foi seu aniversário!!! Parabéns!!! Muitas felicidades e muitas gostosuras!
      Um grande e carinhoso beijo!

  4. … Espero que esteja tudo bem com você!

  5. O manjericão tá com uma cara de hortelã…

    1. Desfocado assim bem poderia passar por hortelã, né?! Mas nessa época o meu pé de hortelã nem estava aqui ainda. Hoje está lindo e rendeu um belo chá essa semana!
      Obrigada por sua visita, José!

  6. maria jose diz:

    tenho uma linda horta em meu lote de 360 metros onde tambem e minha casa em belo horizonte quase centro cultivo muitas verduras e quase não compro cultivo varios codimentos mas tenho dificuldades de secar e quardar estes gostaria que me enviasse alguma materia que me ajudasse vou tambem deixar registrado aqui uma coisa otima acumulo agua de chuva em caixas consigo usar esta agua de 6 a 8 meses por ano e uma benção precisa ver lavo passeios garagem jogo em plantas todos esses meses economiso tambem com energia pois tenho aquecimento solar de agua estou muito feliz um beijo a todos e um feliz natal gostaria que entrasse em contato comigo

    1. Obrigada por compartilhar aqui sua experiência, Maria Jose!
      Nesta semana entrarei em contato com você por e-mail.
      Um abraço e bem-vinda!

  7. Hérica diz:

    Aqui em casa, minha mãe tem plantados: hortelã, alecrim, alfavaca, alfavaquinha, sálvia, erva doce, manjericão (verde e roxo), pimentas diversas, cebolinha, salsa, cebolinha fininha…..

  8. Diana Abreu diz:

    sou suspeita pra falar, pq amo a minha! esse orégano ta parecendo o tomilho limão q tenho aqui, cheiroso e delicioso! sálvia tb cresce mt bem! hortelã! ai, sério, tudo com dedicação cresce e frutifica lindamente! <3

  9. Legal! Eu plantei morangos, já colhi alguns. Também plantei couve manteiga pra fazer suco verde, além de tempero verde. As cebolinhas não querem nascer!! Também plantei tomate, mas acho que o vaso ficou meio pequeno.

    1. Acho plantar uma terapia e colher uma alegria só. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.