Suspiros

suspiros 07

Eu suspiro de saudade – um suspiro profundo, demorado e distante, com olhos que enxergam uma paisagem que não está à vista. Suspiro às vezes de tédio – breve, pesado, um suspiro que quer colocar pra fora o que não interessa à alma. Suspiro fazendo charme, acho até que com frequência, um suspirinho tímido, que fala baixinho e com delicadeza chama a atenção de alguém. Suspiro também enquanto cozinhoesse é repleto de satisfação e quase sempre está bem acompanhado de um sorriso. Posso dizer que sou bem familiarizada com o verbo suspirar nos seus mais diversos formatos, com suas mais distintas intenções.

Já com o suspiro substantivo, esse tão leve e mágico queapenas com clara, açúcar calor e ar – nos oferece tanta doçura e delicadeza, nunca tive intimidade. Costumava chamar minha atenção por sua graciosidade nas prateleiras das padarias, mas não ia pra casa comigo. Também não conseguia fazê-lo em casa e por mais que seguisse receitas o ponto nunca estava certo. E de suspiro, alimentei-me apenas do verbo.

Até que um dia, como em tantos outros, sobrou-me uma clara. Quase sem pensar ela foi pra tigela da batedeira e lá ficou até transformar-se em entidade branca, volumosa e firme. Acrescentei açúcar até que o doce me agradasse; mas contei as colheradas como quem intui que vai dar certo. Dali moldei na colher alguns montinhos que numa forma com papel manteiga foram ao forno mais baixo possível, entreaberto com uma colher de pau. Duas horas e meia depois suspirei ao vê-los prontos, crocantes e levemente bronzeados. Mas resolvi me assegurar que o suspiro substantivo não estava só de passagem e experimentei a receita novamente.

E aqui estão eles, uma parte temperada com canela, outra apenas com o açúcar. Os seus podem ser os clássicos também, ou podem ganhar raspas de casca de limão, essência de amêndoa ou o que mais você desejar, desde que ao final, ao sairem do forno, eles te façam suspirar.


Para cada clara você vai precisar de quatro colheres de sopa de açúcar. Bata as claras com uma pitada de sal até que estejam firmes. Acrescente aos poucos o açúcar e continue batendo até que forme picos firmes, lisos e brilhantes. Você pode temperar com gotas de limão ou acrescentar delicadamente, com as claras já em neve, raspas de casca de limão ou laranja, canela em pó, baunilha ou o que lhe apetecer experimentar.

Depois é só moldá-los com uma colher ou um bico de confeitar direto numa assadeira forrada com papel manteiga. Leve-os ao forno mais baixo que tiver, deixando a porta do forno entreaberta com uma colher de pau. Quandos estiverem prontos – firmes e ligeiramente corados, retire-os do forno, deixe na assadeira para que terminem de endurecer e esfriar por completo e só então os armazene num recipiente fechado.

Dicas para o sucesso dos seus suspiros: as claras deverão estar em temperatura ambiente, de preferência há mais de uma hora; não pode haver nem um pingo de gema entre elas; os utensílios como tigela e pás da batedeira deverão estar limpos e secos, sem nenhum traço de gordura; o forno deverá estar na temperatura mais baixa possível e com a porta ligeiramente entreaberta para auxiliar na secagem dos suspiros.

Mas antes vamos conhecer um pouco da história do . Acompanhe com a gente.

Você também pode gostar...

18 comentários

  1. Marina Maria diz:

    Maria, tou achando inacreditável que você postou essa receita agora!

    Eu tava no google buscando "suspiros de chocolate" porque vou fazer uma receita que vai sobrar muitas claras. Aí de repente aparece um item novo no meu Google Reader e é o seu post! Gente, como o universo é engraçado…rsrs

    Fiquei feliz porque adoro achar as receitas que estou procurando nos meus blogs favoritos!

    Como sempre: farei e contarei.

    beijoca

    1. Marina, adoro esses sincronismos! Espero que a receita dê tão certo aí quanto deu aqui. Pontos importantes: clara em temperatura ambiente, utensílios muito limpos e sem nada de gordura, e nenhum traço de gema; depois, no forno, temperatura mais baixa possível e porta ligeiramente entreaberta.
      Tô esperando o resultado!
      Beijo!!

  2. Oiê…esses suspiros, desculpe o trocadilho, são de "suspirar"!!!

    1. E foi exatamente o suspiro que dei depois da primeira mordida que me inspirarou a escrever o post assim. ;)

  3. Oi Maria,
    Que texto bonito!
    Hoje coloquei aquela delícia de bolo de maracujá que você postou. Com os devidos créditos, claro.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    1. Lylia, adorei que você fez e postou o bolo e a geléia! Obrigada pelo elogio ao texto. ;)
      Ótimo final de semana por aí também! Beijo!

  4. Adorei tb o texto, Méri! e os suspiros que tive o privilégio de saborear!

    1. Opinião de mãe é sempre bem vinda, seja na degustação, seja na leitura. ;) Obrigada, Mami!

  5. Também sou fã de suspiros desde criança, mas como vc, nunca me entendi bem com eles.Vou fazer outra tentativa assim que tiver claras sobrando e seguir suas dicas.Obrigada!!
    Bj

    1. Cristina, depois me conte no que deu!! Tô na torcida pra propiciar seu entendimento com os suspiros! ;)

  6. lindo seu texto, lindos os suspiros! doce da infância. Bjs

    1. Lembrei de você enquanto os preparava, Iris, e já planejo uma nova fornada pro feriado. :)
      Beijo!

  7. Marina Maria diz:

    Maria, o suspiro ficou uma delícia!
    Fiz com duas claras que sobraram da prepração de um semifreddo e renderam vários pequenos suspirinhos. Já recebi pedidos de repeteco.

    beijoca!

    1. Que ótima notícia, Marina Maria!! Amei! :)
      Aqui em breve teremos repeteco também. Agora tenho que bolar algo pras gemas.
      Beijão!

  8. Oi maria,
    Estou com uma dúvida e acho que vc pode me ajudar.
    Um amigo, sabendo que gosto de cozinhar, me trouxe de viagem 1 kg de cardammomos. Já vi várias receitas com ele e o aroma é delicioso,mas não sei como usar.
    Será que vc poderia me ajudar?
    Bj e obrigada desde já,
    Lylia

    1. Que demais, Lylia! Olha, eu também não tenho intimidade com cardamomo (comprei meus primeiros 100 gramas esses dias) mas vou garimpar algumas receitas e mandar pro seu e-mail.
      Ah, eu tenho em casa um azeite aromatizado com cardamomo que é uma delícia!
      Beijo e até breve!!

      1. Obrigada pela atenção, Maria.
        Bj,
        Lylia

  9. celialice diz:

    acabei de colocar no forno suspiros feitos a partir desta deliciosa receita, vamos ver se ficarão gostosos como os que comi em sua casa…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.