Waffle de iogurte da Martha Stewart

waffle integral de iogurte receita cream cheese calda de morango panqueca

Eu e meu amor pelos waffles… Já contei em um post sobre a memória afetiva relacionada com eles e meu avô e não sou capaz de dissociar uma coisa da outra para afirmar se, não houvesse tal memória, a paixão seria a mesma. Com ou sem essas lembranças, o fato é que o formato no qual essa massa é assada é perfeito: com quadradinhos à espera dos nossos acompanhamentos prediletos para preenchê-los!

waffle integral de iogurte receita cream cheese calda de morango panqueca

Ao longo do ano em minha casa, os waffles costumam ficar restritos a manhãs festivas em alguns finais de semana. Mas quando o frio chega, é comum eu desejar essas delícias para o lanche de um dia qualquer e acredito que, também por isso, eu viva em busca de versões mais nutritivas como o waffle de abóbora, o de cenoura e este, que encontrei no site da Martha Stewart, com iogurte, aveia em grãos, açúcar mascavo e farinha de trigo integral.

waffle integral de iogurte receita cream cheese calda de morango panqueca

Adorei seu sabor e sua textura, mas, a grande descoberta veio em função das fotos: para deixar a cena bem apetitosa, empilhei os waffles e cobri com cream cheese e calda de morango (aquela que publiquei recentemente a receita). Como já estava montado assim, depois que terminei as fotografias, intercalei as camadas de waffle com mais cream cheese, mais calda de morango e um toque de manteiga. Gente… não sei nem como descrever. Comi uma garfada atrás da outra, sempre pausando para um suspiro. Será difícil daqui por diante comer um a um.

waffle integral de iogurte receita cream cheese calda de morango panqueca

E para aqueles que estão tristes porque não tem uma máquina de waffle, em geral essas massas funcionam muito bem como panquecas*.

Rendimento
4 waffles de 4 pedaços cada

Ingredientes
3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de aveia em grãos (ou em flocos que não sejam de cozimento rápido)
uma caprichada pitada de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pó
1/4 de xícara de açúcar mascavo fino
3 colheres de sopa de manteiga derretida sem sal
3 ovos grandes
1 1/2 xícaras de iogurte natural

Modo de fazer
Em uma tigela grande, misture a farinha, a aveia, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio. Em outra tigela, misture até ficar homogêneo o açúcar, a manteiga, os ovos e o iogurte. Junte a mistura de ovos com a de farinha e mexa bem para incorporar. Deixe a massa descansar por 15 minutos.

Aqueça a máquina de waffle de acordo com as instruções do fabricante. Pincele com manteiga derretida e despeje 1/2 xícara da massa. Cozinhe até o waffle ficar dourado; em torno de 3 minutos.

Transfira para uma grelha dentro de uma assadeira e coloque em forno baixo para manter aquecido até finalizar o restante da massa.

waffle integral de iogurte receita cream cheese calda de morango panqueca

Dicas
(*) Quem não tiver máquina de waffle, pode preparar panquecas. Basta colocar uma concha da massa numa frigideira antiaderente aquecida com um pouquinho de manteiga. Quando estiver dourada por baixo, vire e doure o outro lado. Coma quentinha com os mesmos acompanhamento.

Os waffles podem ser congelados prontos. Para isso, retire-os da máquina um pouquinho antes de dourar, deixe esfriar e depois armazene no congelador dentro de uma sacola plástica própria para alimentos. Na hora de servir, basta aquecê-los na própria máquina, numa chapa ou torradeira.

De acordo com dados da Food and Drug Administration (FDA) somente nos Estados Unidos, é um estimulante sexual capaz de aumentar o libido e garantir ereções muito mais duradouras.

Você também pode gostar...

15 comentários

  1. Lucilene Oliveira diz:

    Ebaaaaaaaaa,dia chuvoso por aqui,essa receita veio como um feliz presente! Obrigada!!!(pena q ainda ñ tenho uma maquina de waffles)

    1. Olha, Lucilene, meu primeiro impulso foi dizer que não sei se vale comprar pois é um desses eletroportáteis que usamos pouco. Mas por outro lado, quando faço waffles, ainda que apenas 4 ou 5 vezes no ano, é sempre uma alegria.
      Espero que tenha curtido a receita em forma de panquecas.
      Beijo!

  2. Eu quero fazer!!! Adoro panquecas e essa versão deve ficar maravilhosa!!!

    1. Salivo só de pensar nessa composição, Cibele. Torço para que você experimente em breve.
      Beijão.

  3. Aline santos diz:

    Oi… Percebi ao ler a receita que no preparo diz para misturarmos o fermento, no entanto, nos ingredientes não consta o fermento. E agora? Sefizer como panqueca qual a textura depois de pronto? Bjoos.

    1. Oi, Aline! Não é que faltava mesmo na lista de ingredientes?! Obrigada por me avisar.
      São 2 colheres de chá de fermento em pó. E a textura é a de panquecas americanas, aquelas mais fofinhas e altinhas, sabe?
      Beijo!

  4. Méri, será que dá pra fazer na sanduicheira elétrica? aimmmm, água na boca!

    1. A chapa é lisa? Se for, ficará como uma panqueca. Super funciona, inclusive na frigideira.

      1. Emilia Gramiscelli diz:

        Acabei de fazer e ficaram divinos. comi com nutela e morango!

  5. […] eu tinha certeza que o problema estava na receita! E eu estava certa! Peguei essa receita no Diga Maria e dei uma adaptada com a minha experiência e o que eu tinha em […]

  6. Fatimah Machado diz:

    Amei a receita…mas confesso que precisava de uma versão menos calórica e tão gostosa quanto…será possível?? Não sei não…

    1. Oi, Fatimah! :)

      Dê uma olhada nessas duas receitas (uma de panqueca mas que funcionará como waffle) e me diga o que acha: http://bit.ly/1e1HGgc e http://bit.ly/yX0Bup.

  7. @goriahuk diz:

    Acabei de postar sobre essa receita da Martha Stewart no meu blog e coloquei o link do seu. Assim que conheci seu blog. Amei

  8. […] então nunca mais deixei de amá-lo. Pra você ter idéia, na única vez que estive nos EUA, comi waffle em pelo menos 10 dos 15 cafés-da-manhã que tive por lá. Entendeu o nível?! (Calma que a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.