Café coado com caldo de cana

Seguindo a linha do último post, aqui vai outra sugestão para incrementar um dos hábitos mais populares que temos: o café.

café coado coador de pano caldo de cana receita

Não ousaria propor qualquer modificação para o café nosso de cada dia, mas, vez ou outra, gosto de acrescentar algum tempero e dar um toque diferente ao sabor cotidiano. Pode ser um pedaço de pau de canela no lugar da colher que mexeria o açúcar, sementes de cardamomo no fundo da xícara, um chantili caseiro temperado, ou caldo de cana substituindo parte da água.

 café coado coador de pano caldo de cana receita      Seguindo a linha do último post, aqui vai outra sugestão para incrementar um dos hábitos mais populares que temos: o cafezinho. Não ousaria propor qualquer modificação para o café nosso de cada dia, mas, vez ou outra, gosto de acrescentar algum tempero e dar um toque diferente ao sabor cotidiano. Pode ser um pedaço de pau de canela no lugar da colher que mexeria o açúcar, sementes de cardamomo no fundo da xícara, um chantili caseiro temperado, ou caldo de cana substituindo parte da água.  café coado coador de pano caldo de cana receita  Essa combinação já deve ser conhecida de alguns, mas, para mim, foi uma grande surpresa quando escutei a história de uma mãe que coava assim seu café, feito no fogão à lenha. Desde então não parei de imaginar esse sabor e, na primeira ida à feira, providenciei 1 litro de caldo de cana para a experiência. No início, o café ficou enjoativamente doce e testei até chegar à diluição que me agradou: metade água, metade caldo de cana. Ah, e não posso esquecer de dizer que o café deverá ser passado por coador de pano; não funciona com o de papel. Mas creio que isso não será problema para vocês, pois, quando perguntei no Facebook, me surpreendi com a quantidade de leitores que usa coador de pano no dia a dia.  café coado coador de pano caldo de cana receita  O café, naturalmente, fica diferente: ele sai do coador já adoçado e ao final de cada gole se percebe o sabor do caldo de cana. Sutil, porém presente. Quando forem à feira, peçam uma garrafinha para viagem e escolham entre preparar um café da manhã com bolo de fubá e cara de roça, ou um cafezinho da tarde com biscoitos, broa ou bolo de pão de queijo.  café coado coador de pano caldo de cana receita

Essa combinação já deve ser conhecida de alguns, mas, para mim, foi uma grande surpresa quando escutei a história de uma mãe que coava assim seu café, feito no fogão à lenha. Desde então não parei de imaginar esse sabor e, na primeira ida à feira, providenciei 1 litro de caldo de cana para a experiência. No início, o café ficou enjoativamente doce e testei até chegar à diluição que me agradou: metade água, metade caldo de cana. Ah, e não posso esquecer de dizer que o café deverá ser passado por coador de pano; não funciona com o de papel. Mas creio que isso não será problema para vocês, pois, quando perguntei no Facebook, me surpreendi com a quantidade de leitores que usa coador de pano no dia a dia.

café coado coador de pano caldo de cana receita

O café, naturalmente, fica diferente: ele sai do coador já adoçado e ao final de cada gole se percebe o sabor do caldo de cana. Sutil, porém presente. Quando forem à feira, peçam uma garrafinha para viagem e escolham entre preparar um café da manhã com bolo de fubá e cara de roça, ou um cafezinho da tarde com biscoitos, broa ou bolo de pão de queijo.

café coado coador de pano caldo de cana receita

E para que não fique nenhuma dúvida, basta aquecer uma parte de caldo de cana com a mesma quantidade de água e coar o café normalmente, no coador de pano.

Para a ereção dar certo , pode ser resolvida na maioria das vezes através de um remédio, se é que pode se chamar assim.

Você também pode gostar...

10 comentários

  1. Sempre me falaram que era bom, mas nunca tive a ousadia…. uma amiga gosta do café puro com gotas de limão… também estou aguardando a coragem …
    Vou testar da forma que sugeriu, pois também não gosto de nada muito doce!

    1. Não tenha receio de ousar, Andrea. Tenho certeza que descobrirá sabores surpreendentes e ainda descobrirá mais sobre seu paladar. :)
      Depois me conte o que achou. Enquanto isso eu experimento as gotinhas de limão.
      Beijo!

  2. Ana Lucia diz:

    Que bom que vc deu a receita. A primeira vez que ouvi sobre o cafe com caldo de cana foi de uma pousada e restaurante em Paraty que eles preparam e é famosa por lá. Mas nunca tive coragem de tentar em casa. Vou fazer e depois digo aqui pra voces. Abs e um Bom Dia
    Ana Lucia – São Paulo/SP

    1. Gostei de saber que há quem sirva esse café em Paraty. Você lembra o nome da pousada/restaurante?
      Aguardo seus comentários quando fizer na sua cozinha, Ana Lucia. ;)
      Beijo!

  3. Paula Coelho Livio diz:

    Maria querida!

    Esse é um hábito das pessoas que vivem na roça. Não sei se necessariamente ou exatamente o caldo de cana, mas a minha mãe (que foi criada na roça) vez ou outra diz que quando criança, tomava café adoçado com melado de cana ou com açúcar mascavo, mas o que ela gostava realmente, era qdo meu avô ia à cidade e de lá trazia açúcar refinado!

    Parabéns por mais este lindo post!

    Bj grande!

    1. ahahaha Isso me lembrou uma história dos meus avós paternos, Paula. Meu avô fez uma surpresa pra minha avó e comprou pra ela o primeiro fogão à gás da cidade onde moravam, no interior do ES. Ela ficou apaixonada pela praticidade e tratou de passar o fogão à lenha pra frente, intuindo, como de fato aconteceu algumas semanas depois, que meu avô perceberia a diferença no sabor da comida. Quando ele quis voltar atrás, já era tarde demais. rs
      Beijão e obrigada por dividir suas lembranças conosco.

  4. Edivaldo diz:

    meus pais vivem em um sitio aqui em Angra dos Reis proximo aos tunes aqueles da serra que dão acesso a Lidice distrito de Rio Claro ate uns 14 a 15 anos atraz sempre usamos o caldo de cana para o café faziamos o melado de cana ( como dizem mel de cana ) e algumas vezes tambem utilizava para adoçar o café mas era mais comum adicionar sobre o inhame cozido meus pais sao um mistura de inteior de Minas e interios de Sao Paulo e dizem que isto eles vivia desde a sua infancia entre outras coisas

    1. Conheço quem coma inhame com melado no café da manhã. Deve ser uma combinação e tanto; saborosa e nutritiva. Gostei de saber que seus pais ainda conservam esses hábitos, Edivaldo. Obrigada por compartilhar sua história conosco. :)

  5. leticia diz:

    Olá ,
    Esse café me recorda a infancia , onde eu ia para roça passar férias com os avós e os primos e essa era a nossa primeira atividade do dia desde o corte da cana, depois a limpeza e moagem até finalmente chegar ao preparo do café . "tempo bom ! que era feliz e sabia… "

    1. Nada como ser feliz e saber disso, Letícia. A impressão que tenho é que isso torna nossas memórias mais iluminadas e leves.
      Mas acho que eu morreria de fome se tivesse todo esse ritual antes do café. ahaha Comiam ao menos uma fruta ao acordar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.