Panqueca… o que falar sobre minha quase inexistente história com ela? Tenho vagas e remotas lembranças e minha maior intimidade foi com suas primas, as crepes, numa creperia que eu frequentava na minha não tão distante juventude. E o tempo passou.
No último mês de julho, recebi a visita da minha prima Helena (aquela que formou comigo a dupla as loucas por laticínios) e a propósito de alguma conversa sobre comida – tema que deve ocupar cerca de 70% dos nossos assuntos – ela citou uma receita fácil de panqueca. Ela era ainda criança quando seu pai ensinou essa receita explicando que tratava-se de 1+1+1: 1 xícara de leite, 1 de farinha de trigo e 1 ovo. Ela nunca mais esqueceu tamanha simplicidade e eu me animei para fazer naquele mesmo dia.
Nessas proporções, a massa fica um pouco grossinha; normal para uma panqueca. Eu optei por usar parte da farinha integral (cerca de 1/3), além de enriquecê-la com um pouco de levedo de cerveja e germe de trigo, e, para chegar a uma textura mais fina, aumentei o leite e coloquei um pouco de água. Achei o resultado perfeito, tanto para rechear com salgado, quanto com doce.
Os recheios virão em posts a seguir. Enquanto isso, sintam-se livres para experimentarem a massa básica e suas variações mais líquidas, ou enriquecidas com o que mais gostarem, como, por exemplo, sementes de girassol que são uma boa opção para conferir sabor e crocância. Aguardo comentários sobre suas invenções.
Ingredientes
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 ovo
manteiga ou óleo para fritar
Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes numa tigela e bata com um fouet até ficar homogêneo.
Deixe descansar enquanto aquece uma frigideira em fogo baixo com pouquíssimo óleo ou manteiga, apenas o suficiente para a massa não grudar.
Misture novamente a massa e despeje uma concha rasa no centro da frigideira, enquanto faz um movimento circular para imediatamente espalhar a massa ao redor (junto com a consistência da massa, essa é a etapa responsável pela espessura da panqueca). Quando estiver dourando por baixo, vire e aguarde dourar do outro lado. Retire do fogo, recheie como preferir, ou coma enroladinha com uma calda de frutas por cima.
minha frigideira Brastemp, linda e robusta <3
Há também a panqueca americana, aquela gordinha. Recomendo essa receita, com aveia e castanha do Brasil.
Segundo dados do NHS, o sildenafil, o componente do , precisa aumentar o fluxo sanguíneo até o pênis.
Méri,
tem que ser frigideira de não grudar, tipo teflon?
Bissous.
Dê.
Precisa não, Denise. Olha a que usei na foto; é de inox. Basta colocar um tiquinho de gordura no fundo. ;)
Sempre fiz esta receita e espalho pra todos os meus conhecidos. Ela é perfeita e mesmo aqueles que nunca conseguiram acertar uma boa panqueca, conseguem sucesso com essa receitinha. A massa fica leve e bem fininha. Uma boa pedida pro vegetarianos é rechear com ricota e espinafre e colocar um bom molho de queijo pro cima. Acho que vou fazer amanhã pro jantar! rsrsrs Pra sobremesa é só colocar uma boa geleia e castanha triturada por cima. Eita água na boca!
Você praticamente adivinhou os recheios que virão por aí, Renata. O recheio salgado será com ricota defumada e cogumelos frescos e, o doce, com compota caseira de banana. Adotarei as castanhas trituradas na próxima vez que fizer. ;)
Beijo!
Maria, mais gostoso ainda é juntar suas receitas: panqueca com compota de banana caseira e uma bola de sorvete 3 leites com castanhas trituradas por cima para arrematar! Um pecado que compensa!
Você fez?? Babei na combinação!
Vou tentar fazer.
Não tem erro, Liz. Vai dar super certo! :)
Ah! Maria,
Eu conheço e uso essa receita há alguns anos…ela receita é ótima! Curioso que o que me fez guardá-la na memória, foi o mesmo referencial usado pela sua prima, minha irmã disse q era a receita do 1+1+1…rssss. Quem nunca fez panquecas, pode confiar nessa receita, não tem erro!
Bj grande!
Sabia que alguém apareceria por aqui contando ter aprendido da mesma maneira, Paula! Adorei ter sua recomendação.:D
Beijão!
Olá,
Muito boa a receita. Qual o rendimento desta receita?
Vanderson, confesso que nunca contei quantas panquecas fiz, até porque, em geral, faço parte em tamanho maior e parte pequeninas. Mas eu arrisco dizer que rende umas 6 panquecas finas. Devo fazer mais em breve e contarei para atualizar o post. ;)
Essa massa de panqueca é um clássico; costumo acrescentar à massa um pouco de parmesão ralado e as panquecas ficam com gostinho de pão de queijo, podendo ser comidas puras (sem recheios), mas ainda assim prefiro recheá-las de molho bolonhesa e ainda ponho pra gratinar.
Adorei a ideia do parmesão na massa, Ana! Vou experimentar. :D
Vou fazer daqui a pouco.Tem que descansar umas 2 horas? ou só como vc diz mesmo,o tempo de preparar o restante dos ingrediente?
Oi, Paula!
O descanso é de apenas alguns minutinhos mesmo. Espero que adore as panquecas e aguardo seus comentários.
Beijo!
sal nao vai