Panqueca: massa básica e enriquecida

Panqueca… o que falar sobre minha quase inexistente história com ela? Tenho vagas e remotas lembranças e minha maior intimidade foi com suas primas, as crepes, numa creperia que eu frequentava na minha não tão distante juventude. E o tempo passou.

receita panqueca massa básica enriquecida fácil

No último mês de julho, recebi a visita da minha prima Helena (aquela que formou comigo a dupla as loucas por laticínios) e a propósito de alguma conversa sobre comida – tema que deve ocupar cerca de 70% dos nossos assuntos – ela citou uma receita fácil de panqueca. Ela era ainda criança quando seu pai ensinou essa receita explicando que tratava-se de 1+1+1: 1 xícara de leite, 1 de farinha de trigo e 1 ovo. Ela nunca mais esqueceu tamanha simplicidade e eu me animei para fazer naquele mesmo dia.

Nessas proporções, a massa fica um pouco grossinha; normal para uma panqueca. Eu optei por usar parte da farinha integral (cerca de 1/3), além de enriquecê-la com um pouco de levedo de cerveja e germe de trigo, e, para chegar a uma textura mais fina, aumentei o leite e coloquei um pouco de água. Achei o resultado perfeito, tanto para rechear com salgado, quanto com doce.

receita panqueca massa básica enriquecida fácil

Os recheios virão em posts a seguir. Enquanto isso, sintam-se livres para experimentarem a massa básica e suas variações mais líquidas, ou enriquecidas com o que mais gostarem, como, por exemplo, sementes de girassol que são uma boa opção para conferir sabor e crocância. Aguardo comentários sobre suas invenções.

Ingredientes
1 xícara de leite
1 xícara de farinha de trigo
1 ovo
manteiga ou óleo para fritar

Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes numa tigela e bata com um fouet até ficar homogêneo.

Deixe descansar enquanto aquece uma frigideira em fogo baixo com pouquíssimo óleo ou manteiga, apenas o suficiente para a massa não grudar.

Misture novamente a massa e despeje uma concha rasa no centro da frigideira, enquanto faz um movimento circular para imediatamente espalhar a massa ao redor (junto com a consistência da massa, essa é a etapa responsável pela espessura da panqueca). Quando estiver dourando por baixo, vire e aguarde dourar do outro lado. Retire do fogo, recheie como preferir, ou coma enroladinha com uma calda de frutas por cima.

receita panqueca massa básica enriquecida fácil
minha frigideira Brastemp, linda e robusta <3

Há também a panqueca americana, aquela gordinha. Recomendo essa receita, com aveia e castanha do Brasil.

Segundo dados do NHS, o sildenafil, o componente do , precisa aumentar o fluxo sanguíneo até o pênis.

Você também pode gostar...

17 comentários

  1. Méri,

    tem que ser frigideira de não grudar, tipo teflon?
    Bissous.

    Dê.

    1. Precisa não, Denise. Olha a que usei na foto; é de inox. Basta colocar um tiquinho de gordura no fundo. ;)

  2. Renata Mello diz:

    Sempre fiz esta receita e espalho pra todos os meus conhecidos. Ela é perfeita e mesmo aqueles que nunca conseguiram acertar uma boa panqueca, conseguem sucesso com essa receitinha. A massa fica leve e bem fininha. Uma boa pedida pro vegetarianos é rechear com ricota e espinafre e colocar um bom molho de queijo pro cima. Acho que vou fazer amanhã pro jantar! rsrsrs Pra sobremesa é só colocar uma boa geleia e castanha triturada por cima. Eita água na boca!

    1. Você praticamente adivinhou os recheios que virão por aí, Renata. O recheio salgado será com ricota defumada e cogumelos frescos e, o doce, com compota caseira de banana. Adotarei as castanhas trituradas na próxima vez que fizer. ;)
      Beijo!

  3. Gabriela diz:

    Maria, mais gostoso ainda é juntar suas receitas: panqueca com compota de banana caseira e uma bola de sorvete 3 leites com castanhas trituradas por cima para arrematar! Um pecado que compensa!

    1. Você fez?? Babei na combinação!

  4. Vou tentar fazer.

    1. Não tem erro, Liz. Vai dar super certo! :)

  5. Paula Coelho Livio diz:

    Ah! Maria,

    Eu conheço e uso essa receita há alguns anos…ela receita é ótima! Curioso que o que me fez guardá-la na memória, foi o mesmo referencial usado pela sua prima, minha irmã disse q era a receita do 1+1+1…rssss. Quem nunca fez panquecas, pode confiar nessa receita, não tem erro!

    Bj grande!

    1. Sabia que alguém apareceria por aqui contando ter aprendido da mesma maneira, Paula! Adorei ter sua recomendação.:D
      Beijão!

  6. Vanderson diz:

    Olá,
    Muito boa a receita. Qual o rendimento desta receita?

    1. Vanderson, confesso que nunca contei quantas panquecas fiz, até porque, em geral, faço parte em tamanho maior e parte pequeninas. Mas eu arrisco dizer que rende umas 6 panquecas finas. Devo fazer mais em breve e contarei para atualizar o post. ;)

  7. Essa massa de panqueca é um clássico; costumo acrescentar à massa um pouco de parmesão ralado e as panquecas ficam com gostinho de pão de queijo, podendo ser comidas puras (sem recheios), mas ainda assim prefiro recheá-las de molho bolonhesa e ainda ponho pra gratinar.

    1. Adorei a ideia do parmesão na massa, Ana! Vou experimentar. :D

  8. paula carreiro diz:

    Vou fazer daqui a pouco.Tem que descansar umas 2 horas? ou só como vc diz mesmo,o tempo de preparar o restante dos ingrediente?

    1. Oi, Paula!
      O descanso é de apenas alguns minutinhos mesmo. Espero que adore as panquecas e aguardo seus comentários.
      Beijo!

  9. karou diz:

    sal nao vai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.