Panqueca de ricota defumada e cogumelo

Minha mãe decidiu que neste ano queria passar o dia do aniversário só com as filhas. Para não dar chance a festas surpresas ou ter que se ocupar com muitas ligações, fez a molecagem de alterar a data do seu aniversário no Facebook. Nós, filhas, só soubemos quando a data já havia sido mudada para um dia depois e, apesar de insistirmos para ela voltar atrás, o Facebook não permitiu. (risos) panqueca de ricota

Panqueca de ricota defumada e cogumelo Paris receita

Na data correta, comemoramos só nós, do jeito que ela queria, no restaurante Quilombo Campinho da Independência, na bela estrada Rio-Santos. Curtimos tanto que até virou post no Destemperados, site com o qual comecei a colaborar; mas isso é uma história que contarei noutra hora. Enquanto estendíamos o dia até Paraty, algumas amigas da minha mãe, sentindo falta da data no Facebook, me escreviam mensagens fechadas tentando entender o ocorrido. Rimos muito quando retornamos à vida online e, no dia seguinte, ela esclareceu a travessura para suas amigas que exigiram uma comemoração. Assim, no seu aniversário de mentira, combinamos um pequeno encontro em minha casa e corri para a cozinha para improvisar algo.

Panqueca de ricota defumada e cogumelo Paris receita
A panqueca da foto comi num almoço, acompanhada de chá gelado de hibisco.

A noite seria fria e eu precisava trabalhar com o que tinha em casa. Para a chegada, preparei uma pasta de tomate com azeitona – feita na chapa e levemente adocicada – para comer com torradinhas; montei espetinhos com tomate cereja e os arrumei num vaso retangular de vidro com azeite no fundo, temperado com alho, manjericão, pimenta-do-reino e sal (aqui tem outra opção muito simpática para servir tomatinhos). Em seguida, servi em xícaras de chá, um creme quentinho de batata com shitake. Fechamos os salgados com essas panquecas de ricota defumada e cogumelo Paris, feitas na hora e em versão miniatura. Para a sobremesa, fiz essa receita de panna cotta de caramelo com licor de avelã que, pelo pouco tempo disponível para gelar e pela ausência de creme de leite fresco, se transformou em um creme de caramelo. Foi um sucesso entre a mulherada e, assim que virei as costas, elas assaltaram a geladeira e arremataram todos os potinhos.

Panqueca de ricota defumada e cogumelo Paris receita

Por fim, a brincadeira da minha mãe rendeu boas risadas, uma boa dose de criatividade e dois dias de comemoração. Parabéns pra ela, por ser a pessoa boa e alegre que é, e por manter sua alma sempre jovem e aberta para o mundo.

Ingredientes
1 receita de massa de panqueca (aqui)
1 xícara de cogumelo Paris picado
1/3 de xícara de cebola picada pequena
1 colher de chá de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de manteiga
1 fio de óleo
1 xícara de ricota picada
1/2 xícara de ricota defumada picada
1/3 de xícara de leite
1/2 de colher de chá de sal
cebolinha picada a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de fazer
Leve uma frigideira ao fogo e nela aqueça um fio de óleo com 1 colher de sopa de manteiga. Refogue a cebola até ficar translúcida. Junte o cogumelo picado, o vinagre balsâmico e metade do sal. Misture e deixe reduzir em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, ou até que o cogumelo esteja macio. Desligue o fogo e reserve.

Junte as ricotas com o leite e o restante do sal e bata com o mixer até virar uma pasta.

Com auxílio de um garfo ou de uma colher, misture os cogumelos com a pasta de ricota e parte da cebolinha. Experimente, acerte o sal e a pimenta, e reserve.

Frite as panquecas, como explicado nesse post. No meio de cada uma, coloque uma porção de recheio.

Panqueca de ricota defumada e cogumelo Paris receita

Feche uma aba e, em seguida, a outra.

Panqueca de ricota defumada e cogumelo Paris receita

Salpique com a cebolinha e pimenta-do-reino moída na hora e sirva em seguida.

Panqueca de ricota defumada e cogumelo Paris receita

De lá para cá várias outras opções de remédios entraram no mercado como uma alternativa ao azulzinho, confira aqui um manual completo de como funciona o desde o momento da escolha até quais resultados esperar.

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. mulhervitrola diz:

    Amo panqueca, e ando apaixonada por ricota nas receitas. Haja ricota fresca, ricota cremosa… mas a defumada ainda não experimentei. Bem, acho que terei que testar essa receita, rs.

    Um beijo,
    Re.

    1. Re, eu não sou nada fã de ricota, acho um queijo bobo. Mas gostei de combiná-la com a defumada, justamente por acrescentar sabor. Espero que goste.
      Beijão!

  2. Bom dia… vc acha q este recheio ficaria bom num raviolone com molho Rose?

    1. Olá. :)

      Eu preferiria um molho à base de manteiga ou azeite. Se a ideia for fazer um molho cremoso, eu faria um branco para não concorrer muito com os sabores do recheio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.