Acho que vocês já conhecem aquela velha história que por aqui se repete em muitos domingos: o cheiro do frango assado da padaria me conquista, vira almoço e a metade dele sobra. Já aproveitei essas sobras fazendo empadão de frango com creme de milho e requeijão, canja de galinha e até um pão de tomate e frango. Mas desta vez a ave em questão se transformou numa torta de frango linda e leve que figurou tanto no almoço quanto no lanche, acompanhada de uma salada de folhas e tomate.
E assim sigo por aqui, com aquela inquietude boa que nos faz desdobrar os ingredientes e usar a criatividade para transformá-los em outros pratos.
E vocês, como costumam aproveitar as sobras do frango?
Ingredientes para uma torta de frango com cerca de 23 cm de diâmetro
400 gramas de frango cozido e desfiado
1 couve-flor média (de 500 gramas) cortada em pequenos buquês
6 dentes de alho espremidos
30 gramas de parmesão ralado fino
azeite
para o molho branco (bechamel)
50 gramas de farinha de trigo
50 gramas de manteiga
700 ml de leite quente
1/2 cebola média cortada pequena
1 gema
1/3 de xícara de creme de leite (opcional)
1 folha de louro
noz moscada a gosto
Se não tiver balança, use as tabelas de conversão de medidas.
Modo de fazer
Preaqueça o forno a 240°C.
Ferva água com sal e cozinhe a couve-flor por cerca de 6 minutos ou até que fique al dente. Escorra e reserve.
Aqueça uma panela ou frigideira, coloque um fio de azeite e doure o alho. Refogue o frango desfiado e reserve.
Para o molho branco (bechamel), aqueça o leite com a folha de louro.
Numa panela, aqueça metade da manteiga e refogue a cebola. Quando estiver translúcida, coloque-a de escanteio na panela e derreta o restante da manteiga. Frite a farinha de trigo na manteiga derretida por cerca de 2-3 minutos. Aos poucos, junte o leite quente mexendo sem parar até ficar homogêneo.
Acerte o sal e deixe ferver até engrossar um pouco. Se a mistura empelotar, passe por uma peneira e volte com ela pra panela e pro fogo.
Retire do fogo e acrescente a gema, mexendo sem parar. Incorpore também o creme de leite e tempere a gosto com noz moscada.
Misture o molho branco com o frango e a couve-flor, transfira para um refratário e cubra com o parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar a superfície. Retire do forno e sirva a torta de frango ainda quente.
Viagra está indicado para o tratamento da disfunção erétil, como medicamento para hipertensão arterial
Maravilha!
:)
Ai, vou ter que contar…
Numa dessas de sobrar o frango assado inventei uma coisinha que virou figurinha marcada lá em casa.
Desfiei o que sobrou e refoguei com um pouco de alho, chilli em pó(com cuidado – pra não soltar fogo pela boca depois), sal e depois misturei uma caixinha de molho pronto de cheddar. Coloquei numa frigideira aquela massinha rap 10, virei e pus uma fatia de queijo muçarela e uma colherada do frango e dobrei no meio.
Com uma vontade doida de comer comida mexicana saiu isso, gostoso demais o ardidinho do chilli com o cheddar! E é muito rapidinho de fazer, meu marido sempre pede quando tem um franguinho abandonado por lá!
Vale a pena.
Mas o próximo frango vai virar essa torta, parece ser muito gostosa!
Beijo
Gostei dessa utilização, Mauren. Eu sou pouco criativa para sanduíches e afins. rsrs
Se fizer a torta me conte o que achou, tá?!
Beijo e ótimo final de semana.
Essa me surpreendeu. MARAVILHOSA! *-*
:D
Juro que não botei muita fé quando achei essa receita ontem, mas decidi experimentar… Que delícia! Muito obrigada, Maria! A única coisa que fiz diferente, mas nem foi de proposíto, foi por distração, é que coloquei os ingredientes no fundo e o bechamel por cima. Ficou fofinho, saboroso, muito gostoso. Minha filhinha de 19 meses adorou.