Em geral, pensamos no prato principal, para só depois definirmos os sabores que o acompanharão. Essa tarte tatin de cebola caramelizada faz-me pensar no inverso: o prato principal pode ser definido a partir dela, ou mesmo ser ela, em uma refeição mais leve, acompanhada por uma salada verde. Sua apresentação é tão bela e seu sabor tão especial − a cebola fica adocicada e amanteigada e seu macio contrasta com o crocante da massa −, que acho mais do que justo deixá-la roubar a cena.
Com isso em mente, resolvi preparar essa receita ao lado de um lombo de porco com tempero bem básico. Ela ficará deliciosa também com outros cortes suínos ou com aves. Ou ainda cortada em fatias finas, em uma mesa de entradinhas com queijos e castanhas. Fiquei com fome só de imaginar. Espero que vocês também. (risos)
Leiam o modo de fazer − tenho certeza que o grau de facilidade será mais um incentivo − e mãos à obra! Ah, esta receita conheci no Goode Food. :)
Este conteúdo foi desenvolvido para a Castelo Alimentos, que produziu o 1° vinagre balsâmico nacional. Sua linha de balsâmicos é formada pelo Vinagre Balsâmico Tradizionale Castelo, o Vinagre Balsâmico com Maracujá Castelo Fruttati e o Vinagre Balsâmico com Framboesa Castelo Fruttati, que possuem suco natural da fruta na composição, o Vinagre Balsâmico com Azeite Extra Virgem Castelo Fruttati, que possui adição de azeite de oliva extra virgem português e o prático Molho Cremoso à Base de Vinagre Balsâmico Castelo, que é produzido a partir da redução do vinagre balsâmico, ideal para finalização de pratos.
Tarte tatin de cebola caramelizada com vinagre balsâmico
Rendimento
uma torta com aproximadamente 23 cm
Ingredientes
1 embalagem de massa folhada
1 kg de cebolas roxa
25 g de manteiga
1 colher (chá) de açúcar refinado
6 pequenos ramos de tomilho
1 colher (sopa) rasa de tomilho fresco picado
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de fazer a tarte tatin de cebola
Preaqueça o forno 180°C.
Descasque as cebolas e corte-as ao meio no sentido longitudinal.
Leve ao fogo médio uma frigideira de aproximadamente 23 cm que possa ir ao forno. Assim que estiver quente, adicione a manteiga e, em seguida, o açúcar. Quando a manteiga começar a espumar, espalhe rapidamente os ramos de tomilho e organize as cebolas, colocando as faces cortadas para baixo, em contato com a superfície. Se não couberem todas, corte as que sobraram em fatias e acomode-as nos espaços vazios.
Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora, tomilho picado e vinagre balsâmico. Diminua a chama e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Depois disso, cubra a frigideira com uma tampa ou com papel alumínio e leve-a ao forno para a cebola cozinhar por cerca de 50-60 minutos. Finalizado o tempo de cozimento, teste a cebola com um palito: ela deve estar cozida, mas ainda conservando alguma textura.
Retire a frigideira do forno e aumente a temperatura do forno para 200°C. Em seguida, volte com a frigideira para o fogão para reduzir o caldo que formou-se; isso levará cerca de 10 minutos. A consistência final do molho deverá ser a de um xarope, mas acompanhe de perto para as cebolas não queimem.
Enquanto isso, desenrole a massa folhada. Desligue o fogo, coloque a massa sobre as cebolas, empurrando para baixo e dobrando as bordas todo o interior da frigideira. Volte a frigideira para o forno por 20-30 minutos, até que a massa fique crocante e dourada. Nesse ponto, retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos.
Desenforme, virando a frigideira de cabeça para baixo sobre uma travessa plana. Se algumas das cebolas permanecerem na frigideira, tudo o que você precisa fazer é tirá-las com uma faca e colocá-las em seu próprio espaço na tarte tatin.
O Viagra, conhecido popularmente como azulzinho, durante a fase de testes do seu princípio ativo.
Maria, quase me afoguei de tanto água na boca. Nunca havia pensado noutro emprego da tarte tartin que não fosse o tradicional com maçãs. A idéia é simplesmente ILUMINADA. Abraços à você e ao Antonio.
Também fui surpreendida por essa ideia, Marcelo!
Há também outra versão aqui no blog, de pera e amêndoas: http://bit.ly/1pxxk1z.
Abraços e obrigada pela visita. :)
WOW!
Meu neto vai adorar! Ele ama cebolas!
Quando fizer, me conte o que vocês acharam, Márcia. :)
Parece divina mas o difícil é encontrar uma frigideira que possa tbm ir ao forno, alguma dica Maria?
Suely, você pode transferir para uma forma de torta ou tabuleiro, com cerca de 20cm de diâmetro. ;)
Maria, nos conhecemos sábado, durante o evento do Gastronômade e agora estou "passeando" pelo seu "delicioso" blog. Adorei a tarte tartin. Parabéns e já está na fila para eu preparar em algum momento. Abraços
Claudete, amei saber que você veio ao blog. Bem-vinda sempre! :)
Maria,
Fiz ontem, ficou uma delícia… tive um pouco de dificuldade para desenformar, mas não prejudicou o gosto.