Manteiga Lurpak temperada com nozes e tâmaras

Não sei ao certo de onde veio a inspiração para unir esses três ingredientes — manteiga Lurpak, nozes e tâmaras —, mas lembro que foi para levar a um jantar com amigos na casa da minha irmã Eliza. Já minha surpresa ao escutar tantos elogios e ver que, em uma mesa com vários aperitivos, essa manteiga foi o primeiro a acabar, essa não esqueço. Repeti algumas vezes a experiência bem sucedida, sempre no olhômetro, motivo pelo qual a receita não veio parar aqui. Até agora.

Manteiga Lurpak receita manteiga temperada com nozes e tamaras

Assim como no caso dos buttermilk biscuits, a presença da Lurpak proporcionou esse resgate de receitas amanteigadas que adoro, agora com o propósito de trazê-las até vocês. Sou uma consumidora cotidiana de manteiga, não só em receitas mais elaboradas, mas também no pão, na hora de fritar ovo, para refogar cebola, rechear tapioca. Para qualquer ocasião, uma manteiga de qualidade faz toda a diferença. A Lurpak, que é recém-chegada da Dinamarca, foi uma grata surpresa, tanto pela textura, quanto pelo sabor. Manteiga Lurpak testada, aprovada e adotada. :)

Manteiga Lurpak receita manteiga temperada com nozes e tamaras

A receita é muito simples e o maior tempo envolvido é aguardar a manteiga alcançar o ponto de pomada e, depois de misturada, solidificar novamente na geladeira. O tempo que demandará da gente será de, no máximo, 15 minutos. Depois de pronta, ela pode acompanhar biscoitos e pães, como esse australiano da foto, dar um toque especial em um simples arroz branco, rechear tapioca, ou o que mais a imaginação mandar.

Manteiga Lurpak receita manteiga temperada com nozes e tamaras

Manteiga Lurpak temperada com nozes e tâmaras

Ingredientes
100 g de manteiga Lurpak com sal
4 colheres (sopa) de nozes bem picadinhas
4 colheres (sopa) de tâmaras sem caroço picadas, também pequenas

Modo de fazer a manteiga Lurpak temperada
As nozes e as tâmaras podem ser trituradas em um processador de alimentos. No entanto, eu prefiro picá-las com uma faca, obtendo pedaços não uniformes que ora ressaltarão mais um sabor, ora outro.

Manteiga com nozes e tamara 05

Retire a manteiga Lurpak da geladeira e aguarde até ela atingir a consistência de pomada, quando ela estará fácil de manusear.

Manteiga com nozes e tamara 04

Misture bem a manteiga com as nozes e as tâmaras. Experimente e, se achar necessário, acrescente uma pitada de sal.

Manteiga Lurpak receita manteiga temperada com nozes e tamaras

A partir daqui, há pelo menos duas opções: 1) colocar a manteiga Lurpak temperada em uma manteigueira, ou em um potinho charmoso de vidro.

Manteiga com nozes e tamara 02

Ou, 2) distribuí-la sobre papel manteiga ou filmes plástico e enrolar formando um cilindro. Leve a manteiga temperada para a geladeira até firmar.

Manteiga com nozes e tamara 03

Manteiga Lurpak receita manteiga temperada com nozes e tamaras

Quem optar pela segunda maneira de armazenar, na hora de servir, desembrulhe a manteiga, corte fatias e sirva em porções individuais ou não.

Manteiga Lurpak receita manteiga temperada com nozes e tamaras

#‎boacomidamerece ‪#‎façasuamágica ‪#‎lurpakbr

selo post patrocinado


O Viagra, http://faricbr.com/i.php?s=cialis-preco-farmacia-popular conhecido popularmente como azulzinho, durante a fase de testes do seu princípio ativo.

Você também pode gostar...

10 comentários

  1. Mas porque nao usar uma manteiga brasileira, que sao otimas?? Tenho que dizer que esta è uma manteiga, que eu compro aqui, quando acaba o meu estoque da manteiga de malga (de montanha, feita diretamente pelo produtor de leite, impossivel de encontrar na cidade grande). Pois somente aquela è de qualidade, gostosa, amarelinha, com o sal no ponto justo. As manteigas industriais italianas, nao sao da mesma qualidade daquelas brasileiras, posso garantir isso! E entao, se quero fazer uma brioche como se deve, ou simplesmente comer com um pedacinho de pao, compro a Lurpak que è otima… a francesa Prèsident e a normanda Echirè tambem sao otimas. Mas te digo uma coisa, nada como a manteiguinha brasileira… adoro! E cada vez que venho ao Brasil trago algumas bem embaladas, dentro de caixas de isopor! De qualquer forma, adorei a receita… assim doce e salgado… eu adoro e vou tentar fazer :))

    1. Luiza, adoraria ter acesso a manteigas artesanais de qualidade. Mas encaro manteiga mais ou menos como azeite: adoro ter várias opções! ;)

  2. Luiza Alcantara diz:

    Maria, onde encontrar esta manteiga ? Deve ser realmente mais saborosa que as marcas conhecidas.
    Aguardo. Grande abraço, Maria Luiza

    1. É sim muito boa, Luiza.
      Sugiro que você entre em contato com o SAC 0800-7246433 que poderá te dizer onde encontrá-la na sua região. :)
      Beijo.

  3. Márcia Rejane diz:

    Qual o período de validade?
    Posso fazer em quantidade de congelar?
    Gde abraço.
    Márcia

    1. Márcia, eu mesma nunca congelei, mas creio que funcione bem. :)
      Me conta depois?

  4. Vim aqui dizer que fiz e refiz esta manteiga temperada, e é boa pra dedéu! Na primeira, segui a receita (hm, mais ou menos, usei uma manteiguinha boa de outra marca mesmo) e adorei. Da segunda vez, só tinha um tiquinho de nozes, então misturei nozes, castanha do Pará e macadâmia. Uma mistureba que ficou bem gostosa também. Super recomendo.

    1. Hummm… Vou experimentar sua mistureba uma hora dessas, Mariana. Obrigada por vir compartilhar. ;*

  5. Maria, você usa tâmaras frescas ou desidratadas?

    1. Dou preferência para as secas bem carnudas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.