Galette de berinjela, alho e ovo

Minha rotina alimentar é um tanto diversificada. Dança conforme a música. E a música é regida por vários maestros: o clima e os desejos que ele traz, um restaurante novo, o mar e suas ofertas do dia, amigos que chamam para comer aqui ou ali, a geladeira e despensa e seus conteúdos – determinantes na produção de certos pratos como essa galette de berinjela… Mas há um dia na semana que, sobretudo quando estou sozinha, curto pedir um delivery e ficar em casa a noite, quietinha, comendo algo gostoso e assistindo a filmes. Não sei o porquê de eu ter eleito a sexta-feira como esse dia, acho que aconteceu naturalmente. No início eu mesma cozinhava; houve um período que pedia hambúrguer; noutro, sushis; e atualmente ando meio viciada em pedir quibe com coalhada e esfirra aberta de chocolate na sobremesa.

galette 01

Os filmes variam de acordo com o humor, o interesse em conhecer mais esse ou aquele diretor ou o que o Netflix sugere. ;) Sexta-passada terminei a série Cooked, com Michael Pollan, e definitivamente recomendo para vocês. No próximo mês, começo a contagem regressiva para a segunda temporada de uma das poucas séries que assisti: Narcos.

galette 02

Bom, vamos a galette de berinjela! Comprei quase um quilo de massa folhada para preparar a sobremesa do workshop que dei no início do mês e sobrou um pouquinho. Embalei bem e guardei na geladeira. Dia desses lembrei dela na hora de pensar no almoço. Juntei alguns ingredientes frescos que tinha por perto e rapidinho resolvi a refeição. A receita abaixo é bem no olhômetro, mas serve para vocês terem uma boa noção de como improvisar em casa um almoço ou lanche charmoso e rápido.

galette 03

Galette de berinjela, alho e ovo

Ingredientes
massa folhada
berinjela (escolha as pequenas ou medias)
dentes de alho
ovo
azeite
pimenta-do-reino
sal

Modo de fazer
Seguindo as instruções da embalagem, abra um círculo de massa folhada, um pouco maior do que deseja como tamanho final. Leve para a geladeira enquanto preaquece o forno na temperatura sugerida na embalagem.

Aqueça uma chapa ou frigideira antiaderente e coloque dentes de alho com casca sobre ela. Parta a berinjela ao meio no sentido longitudinal. Com a ponta de uma faca, faça riscos em sua polpa, formando losangos. Salpique sal e pimenta-do-reino, regue com azeite e leve para a chapa ou frigideira aquecida. Grelhe dos dois lados, até a polpa ficar cozida e a superfície dourada. Desligue o fogo e assim que a temperatura permitir manusear, descasque os dentes de alho que estarão levemente cozidos e fatie-os grosseiramente.

Tire a massa folhada da geladeira. Deixe uns 4 cm livres nas bordas e disponha no restante da massa a berinjela e as fatias de alho. Se quiser, acrescente ervas frescas de sua preferência. Dobre as bordas para dentro, sobrepondo uniformemente e formando uma espécie de pregas. O ovo entrará agora ou mais tarde, de acordo com o gosto de cada um.

Para a gema dura, acrescente cuidadosamente agora o ovo e leve a galette para o forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos, ou até que a massa cresça e doure.

Para a gema mole, leve a galette ao forno sem o ovo. Após 5 minutos, abra o forno e com cuidado coloque o ovo sobre a berinjela. Termine de assar por mais 15 minutos ou até a massa crescer e dourar.

Bom apetite!

Dicas
Outras sugestões de recheio: espinafre, ricota e ovo, abóbora, nozes e gorgonzola, cebola caramelizada.

selo post patrocinado

A tecnologia da medicina , que se entende como sendo a incapacidade de obter ou manter uma ereção (rigidez do pênis) suficiente para um desempenho sexual satisfatório.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.