Há cerca de 80 anos meu avô saía da Sardenha rumo ao Brasil. O pouco que sabemos de sua ilha é fruto de sua história e nunca empreendi tempo algum refletindo sobre a existência de uma família pelas bandas de lá. Até a Bettina aparecer.
Num dia qualquer minha vó ligou dizendo que Bettina estava vindo para o Brasil e que queria conhecer a família. Minha primeira pergunta – que inicialmente deve ter ocorrido apenas no plano mental – foi: “Mas quem é Bettina?”. Filha de alguma tia de algum irmão… sei lá. Até hoje não entendi ao certo o grau de parentesco, portanto, para facilitar a vida, Bettina é minha prima sarda. Quase da minha idade, amante do forró e de boas risadas, ela desembarcou pela segunda vez no Brasil em busca da família que por lá muito ouvia falar. E como boa italiana, veio com a mala cheia! Trouxe azeite, limoncello e outros licores e alguns tipos de massas da Sardenha. Acreditem, disputamos a tapa quem ficaria com o quê. E eu ganhei a fregola, uma massa redondinha feita com semolina.
Durante nossos dias juntas, Bettina cozinhou e me mostrou que uma simples massa com molho de tomate e manjericão pode ser completamente diferente em sabor e textura, dependendo das mãos que a cozinham. Seu tempero era delicado e suas histórias da vida na Itália – que incluem muita peregrinação em meio a licores caseiros e porcos abatidos em casa – me fascinaram. Passaram-se os dias, Bettina voltou pra Itália e a fregola ficou na despensa esperando alguma receita especial.
Foi na revista Gula (na edição impressa 233) que enxerguei a inspiração para minha primeira experiência com a fregola: este risoto de camarão. Na Gula a receita inclui coco e no lugar da geléia há chutney. Mas não se intimidem com o visual do prato pois o preparo é bem descomplicado. E se não animarem a fazer a geléia em casa, substituam por uma pronta que vocês gostem ou por um chutney de manga.
Além do risoto, da geléia e do camarão, complementei o prato com fios de cenoura assada.
Ingredientes para duas porções de risoto de camarão com fregola
1 xícara de chá de massa fregola
1/2 litro de caldo de camarão
1 1/2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de leite de coco
1/2 colher de chá de curry
4 camarões grandes empanados (receita aqui)
2 colheres de sopa de geléia de maracujá com manga (receita aqui)
sal e pimenta a gosto
Modo de fazer
Coloque numa panela a fregola, o leite de coco e o curry e cubra com caldo de camarão. Leve ao fogo e à medida que o caldo for secando, coloque aos poucos mais caldo fervente. Repita o processo até a massa cozinhar. Aqui levou em torno de 25 minutos.
Desligue o fogo e junte a manteiga, misturando vigorosamente.
Acerte o sal e a pimenta e sirva em seguida.
Para a montagem, transfira o risoto de camarão com fregola para um prato fundo. Por cima coloque uma colherada de geléia e ao lado os camarões.
Viagra está indicado para o tratamento da disfunção erétil, como medicamento para hipertensão arterial
Adorei a receita e fiquei super curiosa mas onde encontro a fregola? Se pronuncia frégola ou fregolá? Bjs
Pois é, Daniella, esse é o grande mistério… ahahaha Busquei essa informação antes de escrever o post e não achei nada. Li que a La Pastina tinha mas não localizei em supermercados online ou mesmo no site deles. Talvez em lojas especializadas em alimentos importados… Vamos pra Sardenha buscar?? ;)
Para ouvir a pronúncia, clique no link a seguir: http://pt.forvo.com/word/fregola/
Olá Maria, adorei sua receita e dica sobre a Fregola. Sou Gerente de MKT Alimentos na
La Pastina e gostaria de contribuir com seu post.
A Fregola pode ser encontrada em Casas Gourmet como, EAT http://www.emporioeat.com.br, Casa Santa Luzia e na Varanda.
Convido vocês para curtirem nossa página no face (lapastinaimpotadora) e acompanharem nossas receitas e novidades. Essa semana em especial ao seu post, vamos postar receitas com a Fregola.
Abraço, Liliane
Maria. Meu problema e outro. Onde eu moro nao rola maracujá para fazer a geléia. : – (
Alguma sugestão de geléia que poderia funcionar? Uma cítrica?
Beijos.
Na receita original no lugar da geléia é usado chutney. Acho que de manga iria muito bem também, Janaina. :)
Vi outro dia a Fregola no Carrefour da Pamplona.
Obrigada pela informação, Edson! Espero que fregola apareça mais e mais por aqui pois essa massinha é uma delícia. :)
Copiei sua receita,drpois envio vomentsrios,sou. Filha dr italisnos, so agors me preocupei em procurar a receita de. Fregol!a.
Ai que responsabilidade a minha ensinando uma filha de italianos a fazer fregola, Elisete! ;) Espero que goste do prato e aguardo seus comentários.
Beijo!
[…] Curtiu a fregola? A Maria Capai do Diga Maria, também tem uma receita deliciosa com ela que publicou […]
Linda (e so pela visão, deliciosa receita). Obrigada por dividir.
Obrigada, Viviana! ;*
[…] que recentemente a minha amiga Letícia Massula fez um post lindo com as amadas bolinhas lincando a Maria Capai com sua receita mágica também e me intimaram a postar também. O tempo passou e eu esqueci […]