Aperitivo saudável, gostoso e charmoso. Precisa de mais alguma qualidade para te convencer a experimentar? Bom, talvez você me diga que não gosta de lentilha. Portanto, se for eesse caso, deixe-me argumentar: nem eu gostava. Sopa de lentilha então, não obrigada. Mesmo. A questão é que nessa versão lentilha crocante com alecrim, ela ganha uma textura diferente, mais firme, mais sequinha. O toque de alecrim também nos leva para um lugar distinto daquele tradicional da lentilha. E tem o salgadinho característico dos aperitivos, que dá vontade de seguir petiscando enquanto nos refrescamos com um vinho branco ou cerveja.
A apresentação pode ser cotidiana, num potinho simpático, ou mais caprichada, para uma data festiva como a que servi essa lentilha. Assim foi numa noite de final de ano, quando executei um cardápio pensado para o site do Slow Food Brasil. E já que teríamos comidas especiais e umfa ambientação cuidadosa, aproveitei e convidei alguns amigos próximos para jantar.
A inspiração veio das embalagens de amendoim vendido na rua: apenas troquei o tipo do papel, usando o que eu tinha em casa. Para servir como nas fotos, faça pequenos cones de papel manteiga, fechados na lateral com durex. Facinho, facinho.
Ingredientes
lentilha
alecrim, preferencialmente fresco
azeite
sal
Modo de fazer a lentilha crocante
Cozinhe a lentilha em água e sal. Quando estiver cozida, mas ainda levemente al dente, escorra a água e transfira a lentilha para uma tigela e deixe esfriar.
Em fogo médio para baixo, aqueça uma frigideira antiaderente grande com um pouco de azeite. Em seguida, coloque uma camada fina de lentilhas, salpique sal e alecrim e mexa de vez em quando. Deixe no fogo até as lentilhas ficarem mais sequinhas e crocantes.
Se preferir, você pode levar ao forno em temperatura reduzida em uma assadeira com bordas baixas.
Aguarde esfriar e então armazene em um pote hermético.
Quer ver outras receitas de petiscos? Clique aqui?
Estou ansiosa por ver outras receitas. Obrigada Maria
Eu gosto de lentilha de qualquer jeito. Essa receita é muito nova, interessante. Vou tentar. Obrigado.