Sopa fria de pepino com iogurte, agrião e poejo

Certamente eu já disse em algum outro post com receita de sopa fria que eu nunca fui fã de sopa. Cresci em Vitória-ES, cidade quente, cuja temperatura mínima na única semana de inverno do ano deve girar em torno dos 17°C. (E nessa semana os capixabas são vistos circulando pelas ruas com seus casacos e botas de couro, que passam o ano inteiro recolhidos no guarda-roupa só aguardando essa oportunidade. hehe) Em suma: cresci sem a menor necessidade de sopa.

Só fui pensar no assunto quando mudei para São Paulo e conheci pessoas que sugeriam jantarmos uma sopa. Eu ficava em pânico. Refeição é coisa sagrada para mim e me aterroriza pensar em gastar uma com algo que nem mastigar eu vou. Foi portanto nesse ambiente hostil que me vi na necessidade de tomar um lado. Passei então a dizer “não gosto de sopa”.

Mas um dia, não lembro bem em qual situação, experimentei uma sopa fria e amei. Além da temperatura agradável, também havia algo de aberto no seu sabor. Fico feliz quando consigo flexibilizar opiniões e gostos. Assim, tenho muita alegria em declarar “gosto de sopas frias”. :D

Sopa fria é uma experiência diferente!

Essa sopa fria de pepino com iogurte deriva de uma outra que já postei. Adaptei um pouco os sabores que a complementam porque havia um novo membro na horta de casa: o poejo, um toque refrescante e aromático perfeito para essa sopa. O agrião também foi novidade e entrou com uma leve picância.

Sopa fria de pepino com iogurte, agrião e poejo

Ingredientes

3 pepinos médios picados, sem casca e sem sementes
1 xícara de iogurte natural integral ou grego
2 colheres (sopa) de suco de limão espremido na hora
¼ de xícara de castanha-do-pará picada
1/2  xícara de agrião levemente pressionado
3 colheres (sopa) de azeite
algumas folhas de poejo ou hortelã
sal e pimenta-do-reino a gosto
para finalizar
vinagre balsâmico
alguns raminhos de poejo (ou hortelã)

Modo de fazer

Descasque o pepino e corte-o em pedaços, descartando apenas o centro com as sementes.
Em um liquidificador, ou mixer, colocque o iogurte natural, o pepino cortado em pedaços, o dill, as folhas de poejo ou hortelã, as castanhas, o limão, o agrião e o azeite. Bata até tudo estar bem triturado e homogêneo.
Experimente e ajuste os temperos conforme seu paladar.
Leve à geladeira por algumas horas.
Sirva porções individuais em pratos fundos, xícaras ou copos e finalize com gotas de vinagre balsâmico e um raminho de poejo.

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. Ana Caye diz:

    Obrigada pela receita!! Com o calor que está fazendo aqui no sul, nada melhor que uma refeição refrescante. Vou fazer neste final de semana e companhada dos petiscos de lentilha!!

    1. Que delícia saber que a sopa já está na programação do cardápio. Aguardo seus comentários depois que experimentar. :D

  2. Cátia Milhomens diz:

    Bem vinda de volta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.