Maracujá (azedo?)

Pra minha felicidade, São Paulo não se cansa de me apresentar boas coisas. assim foi com o maracujá. já havia estranhado a plaquinha que sinalizava “maracujá azedo”. afinal, quem não sabe que maracujá é azedo? pois é, descobri que era eu quem não sabia que havia também um “maracujá doce”. bem mais caro que o primeiro, mas tão bom… experimentei nesse final de semana e desde então ando com desejo de comê-lo assim, de colherinha, em todos os cafés da manhã. experimentem, aposto que vão adorar mastigar essas doces sementinhas!

Trouxe do site do Hortifruti (simpática empresa da minha terra) algumas informações sobre a família do maracujá.

Nome Científico: Passiflora abata
Nome Família: Passifloráceas

Fruto brasileiríssimo, mais claramente nordestino, o maracujá prospera facilmente em quase todo o Brasil. É uma fruta globóide, amarela, de até 10 cm de diâmetro e com peso de entre 60 e 300 gramas. A casca é dura, amarela, roxo-esverdeada ou avermelhada, quando maduro. A polpa é amarela, de sabor ácido e tem numerosas sementes pretas achatadas, recobertas por uma textura gelatinosa, translúcida, polposa e suculenta. Existem diversas variedades de maracujá, e as mais comuns são: maracujá-roxo, maracujá-amarelo, maracujá-doce, maracujá-melão, maracujá-açu, maracujá-urucu, maracujá-laranja, maracujá-maçã, etc.

Curiosidade
As folhas e o suco do maracujá contêm passiflorina, um sedativo fraco. ajuda a combater a ansiedade. O chá preparado com as folhas tem efeito diurético e suas sementes atuam como vermífugos. Maracujá, na língua tupi, quer dizer “alimento dentro da cuia” Rico em vitamina C, importante para evitar infecções, dar resistência aos vasos sanguíneos, evitar fragilidade dos ossos e má formação dos dentes. O fruto do maracujá pode pesar desde algumas gramas até 3 quilos, como é o caso do maracujá-melão.

Propriedades Nutricionais
O maracujá é uma fruta rica em Vitamina C e Niacina (vitamina do Complexo B). Contém também boas quantidades de Ferro, Cálcio, Fósforo e Fibras.

Propriedades Medicinais
Contém uma substância sedativa, chamada passiflorina, indicada como calmante. Já suas folhas são usadas para combater febres e inflamações da pele sem infecções.

Valor Calórico
100 gramas de maracujá fornecem 90 calorias.

Como Comprar
Escolha o de casca brilhante, lisa e firme, sem rachaduras ou manchas. Ele está maduro quando ceder a pressão dos dedos sem romper a casca.

De lá para cá várias outras opções de remédios entraram no mercado como uma alternativa ao azulzinho, confira aqui um manual completo de como funciona o desde o momento da escolha até quais resultados esperar.

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. ai que blog mais delicioso! adorei sua mania de saber de tudo, pesquisar sobre tudo e compartilhar com todos!

  2. Maria, amo maracujá e esse doce é bom mesmo…já experimentou um que é silvestre? Não é comum de se achar…ele é meio arroxeado mas tem o formato ovalado…docinho…delícia!Bjs!

  3. Seja bem-vinda Lola!! Também adorei o seu blog!Verena, experimentei no final de semana passado; é realmente uma delícia! Mas nunca vi pra vender… provei também um doce que é pequenino. Ai que vontade… os de casa acabaram…

  4. QUANDO DEVO COLHER MEU MARACUJA DOCE? AGUARDO RESPOSTA SE POSSIVEL NO MEU E-MAIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.