Quibe assado com castanha e queijo

quibe assado com castanha

Ontem foi um lindo dia de céu azul, com direito a passeio pela cidade, bate-papo com amiga, sorvete da La Basque, praia no fim da tarde e mergulho num mar de água gelada e cristalina.
Para o jantar meu desejo era uma refeição saudável e de rápido preparo. Logo me lembrei do quibe que comi no aniversário de uma amiga e essa opção me pareceu perfeita na companhia de uma saladinha verde. Não sou fã de quibe assado mas aquele estava especial: levinho, úmido, quentinho… Peguei a receita, misturei tudo e após 35 minutos de forno ele já estava na mesa recebendo elogios.
Espero que aproveitem esta receita simples, saudável e saborosa!

Ingredientes
500 g de carne moída
250 g de triguilho
meia xícara de hortelã picadinha
1 cebola picadinha ou ralada
5 castanhas do pará ou castanhas de caju picadinhas
4 colheres de sopa de azeite
200 g de queijo ralado (eu usei requeijão em barra)
sal, pimenta síria e canela a gosto

Modo de fazer
Coloque o triguilho numa vasilha e cubra com água quente. Deixe de molho por 7 minutos e escorra. Misture o triguilho com a carne, a hortelã, a cebola, as castanhas, o azeite, o sal, a canela e a pimenta. Prove e acerte o tempero. Transfira 2/3 para um tabuleiro untado com azeite e nivele. Salpique o queijo ralado e cubra com o restante da mistura. Nivele e leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos. Sirva quente ou frio acompanhado de salada e arroz ou cortadinho como aperitivo.

Dicas: a receita original leva queijo minas em fatias. Optei pelo requeijão em barra por ser um queijo mais gorduroso proporcionando maior umidade e homogeneidade ao quibe. A opção de utilizá-lo ralado e não em fatias foi para evitar que uma camada se separasse da outra.

Você também pode gostar...

12 comentários

  1. Ju Rocha diz:

    Hummm que delicia! Adoro quibe e afins da cozinha árabe… Pra mim esse quibe, com um pão francês bem fresquinho e cebola bem picadinha curtida no molho shoyo são um verdadeiro banquete… a boca já está cheia d'água. Este finde estava lá no sitio, lendo seu blog e lembrando de suas "maluquices culinárias" tipo: bolo de chocolate com patê de atum e rolinho de presunto com sorvete de flocos rsrsrsrs saudade boooooaaaa.
    Beijo querida

    1. Nossa, essa saiu do baú!! Lembrei agora com toda clareza do bolo com patê na casa da Karini! Adorei…
      Saudade também!
      Grande beijo!

  2. Nossa, senti o cheirinho daqui! Tava mesmo outro dia comentando com um pessoal daqui de NYC como a cozinha árabe tem influência na nossa cidade. Vou ter que fazer essa receita pra matar as sdds…

    1. Mel, faz e me conta! Por aqui gostamos muito do resultado! Sem contar que é uma refeição completa!

      Esses dias também falava com uma amiga que não sei se o resto do mundo incorpora tanto outras culinárias quanto nós… além da nossa de raiz temos muito da árabe, da japonesa mais recentemente, da italiana, da portuguesa… e por aí vai! Ê país rico, esse nosso! : )

      Beijo!

  3. Maria querida, um 2010 maravilhoso para você e toda sua família!! Fiquei com água na boca com esse kibe, e com certeza vou fazer essa receita em casa! Simplesmente perfeita… a minha cara!
    Flor, te mandei o convite do chá de bebê do meu filho… vou ficar felicíssima se você puder comparecer… conhecê-la pessoalmente será show!
    Super beijo

    Mari

    1. Obrigada, Mari! Pra você e pra sua família também, um lindo e saboroso ano!!
      Espero que faça o kibe e volte para contar!
      Adorei o convite pro chá de bebê e confesso que fiquei emocionada por ser chamada. Ainda não sei se estarei em São Paulo na data, mas se estiver certamente irei para conhecê-la e dar as boas vindas pro seu bebezinho! Darei notícias mais perto!
      Grande beijo e até breve!

  4. Olá Maria,
    Aprovadíssimo o quibe assado. Todos gostaram e já fiz mais de uma vez!
    recebi muitos elogios; todos seus, que agora devidamente os passo. Disse na ocasião que o mérito era seu; eu só segui a receita.
    Beijos,
    Helena

    1. Não tire seu mérito de boa cozinheira, Helena! Afinal, quem não leva jeito nem seguindo receita sai bom!
      Fico feliz que tenham gostado; agora temos que pensar num vegetariano. Acho que alguém me falou de quibe de abóbora… será? Vou pesquisar!
      Grande beijo e obrigada pela visita!

  5. Eliana diz:

    Olá. Sou de São Paulo e, pesquisando receitas de quibe assado – parei nessa. Acabei de fazer. Ficou dos deuses!!! Muito bom mesmo. Acrescentei linhaça moída. Não alterou o sabor e ainda ficou rico em Ômega 3. Eliana

    1. Olá, Eliana! Seja bem-vinda!
      Adorei a idéia da linhaça. Obrigada por compartilhá-la conosco! Usarei na próxima vez com certeza.
      Um abraço e volte sempre!

  6. helena correa diz:

    adorei . como sempre mais uma receita feita e testada e como sempre muito boa. Adorei parabens maria

    helena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.