Talharim com vôngole e cachaça

Cresci à beira mar, mas essas conchinhas só cruzaram o meu caminho depois que mudei pra capital paulista e apesar de vê-las em cardápios e peixarias, alguns anos se passaram sem que elas estivessem no meu prato. Até que um dia, quando me deliciava com as fotos das pessoas que sigo no Instagram, me deparei com um prato de macarrão com vôngoles fotografado pela Lívia; salivei e achei que era hora de experimetá-los.

Comprei as conchas na peixaria, folheei dois livros para me informar sobre como cozinhá-las e coloquei a mão na massa; literalmente, porque achei digno dessa experiência preparar um talharim caseiro.

Massa com vôngole

Daí por diante, o processo foi o seguinte: mantive as conchas em água com sal até o momento de usá-las. Na hora de preparar, elas foram bem lavadas com escovinha e entraram na panela quando os temperos, o suco do limão, a cachaça e um pouco de água já estavam fervendo. Panela tampada e em menos de dez minutos as conchinhas já estavam abertas: sinal de que já estavam prontas. Retirei-as da panela, descartei as que não abriram, e mantive no fogo o caldo no qual cozinharam. Deixei reduzir um pouco, experimentei, constatei que não precisava acrescentar sal (porque os vôngoles forneceram a quantidade necessária) e desliguei o fogo. Quando a massa estava cozida, religuei o fogo do caldo, acrescentei umas 10 colheres da água do cozimento da massa, juntei uma colher de sopa de manteiga e voltei os vôngoles pra panela.

Massa com vôngole

Assim que aqueceram, coloquei a massa, misturei um pouco mais de salsinha e servi um dos pratos de frutos do mar mais deliciosos que já comi.

Ingredientes (para 3 pessoas)
300 gramas de talharim (ou outra massa de sua preferência)
700 gramas de vôngoles na casca
Massa com vôngole
1/4 de xícara de cachaça
1/4 de xícara de suco de limão
1 colher de sopa de manteiga
1 folha de louro
1 pedaço de pau de canela
2 dentes de alho
1 cebola pequena picadinha
3 cardamomos
1 ramo pequeno de alecrim
salsinha a gosto
água
sal se necessário

Para te ajudar nesta função, já foram 65 milhões de prescrições do .

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. Maria, massa com frutos do mar também são novas para mim e confesso que foi uma surpresa. Abraços, Adriana.

  2. Mariângela diz:

    Maria,

    Queria a receita da massa. Ei ganhei uma batedeira KitchenAid, do maridão. Ele se empolgou e comprou tbm o acessório de massas. Ainda nem usei, nunca fiz massa caseira. Adoraria ver um post feito por vc.

    Muito obrigada!

    1. Que presentão, Mariângela! Divirta-se muito com seu novo brinquedo! ;)
      Aqui tem a receita que uso para fazer massa: https://digamaria.com.br/archives/1088. Estou pensando seriamente em gravar um programa com a receita de um molho e incluir a feitura da massa. O que acha?
      Beijo!

  3. Mariângela diz:

    Eu acho o máximo, Maria! Adoro videos, são tão mais fáceis de entender.
    Massa recheadas tbm, hummm…que divino! Adoro. Bjão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.