Brownie de chocolate com roupa de festa

Brownie de chocolate

Demorei para experimentar a primeira receita de brownie de chocolate; mas agora que descobri o quão simples é, não páro mais! Em menos de um mês já testei três receitas diferetes!!

Depois que fiz o primeiro brownie de chocolate, encontrei uma foto no blog da Simone, o Chocolatria, que me encheu a boca de água. O brownie estampado lá era tão cremoso que chegava a ser suculento. Salvei a receita e poucas semanas depois levei-a para a cozinha. Foi aprovadíssima! A diferença entre as duas é que a primeira receita é de um bolo cremoso; já a da Simone é quase de um creme em formato de bolo. E ambas são deliciosas e fizeram sucesso por onde passaram!

Mas aí, inquieta que sou na cozinha, aproveitei essas duas inspirações para criar uma terceira receita. E sobre ela direi apenas uma palavra: experimentem!

Brownie de chocolate brownie Maria02

Ingredientes para o brownie de chocolate
150 g de manteiga sem sal

360 g de chocolate meio amargo em pedaços

180 g de chocolate ao leite em pedaços
6 ovos médios
100 g de açúcar refinado

100 g de açúcar mascavo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de baunilha
225 g de farinha de trigo
100 g de nozes picadas
canela e gengibre em pó

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 200 graus.

Unte com manteiga e farinha as laterais de uma forma de fundo removível e forre o fundo com papel manteiga.

Coloque a manteiga e o chocolate em pedaços numa tigela e leve ao microondas por cerca de 3 minutos, na potência média, ou até que estejam derretidos. Misture bem e reserve.

Em uma outra tigela, bata os ovos e os dois açúcares até ficar cremoso. Adicione o sal, a mistura do chocolate e a baunilha e misture um pouco mais. Adicione a farinha, o gengibre e a canela e incorpore-os bem à massa. Por último coloque os pedacinhos de nozes.

Despeje a mistura na forma preparada e leve para assar por 30-35 minutos, até firmar. Faça o teste do palito e fique atento pois para o brownie ficar molhadinho o palito deverá sair bem úmido.

Retire do forno o brownie de chocolate, coloque a forma sobre uma grade e deixe esfriar totalmente.

Com o auxílio de uma peneira, salpique açúcar de confeiteiro, desenforme, coloque sobre uma travessa ou prato e decore com cereja e lascas de chocolate (ou como sua criatividade decidir!!).

Você também pode gostar...

40 comentários

  1. Nunca usei gengibre em pó, só natural e cristalizado (feito em casa). Este foi usado em várias receitas e ficam com um sabor muito especial.
    Andamos de dieta e por enquanto estou só colecionando receitas interessantes como essa…
    Quem me acompanha sabe que o chocolate em pó não é de grande interesse para mim, mas o de barra confere um toque muito diferente. Tenho que me render…
    Bjs.

    1. Ei Gina! Adoro gengibre cristalizado, mas nunca fiz em casa. Tem receita no seu blog?? Eu quero…
      Por aqui também andamos economizando calorias durante a semana e esse brownie fiz para o aniversário de uma querida colega de trabalho. Pra ficar em casa nem pensar; minha família é inteira de formigas!! Mas guarde a receita para o momento certo, vale a pena.
      Beijo!!

  2. Maria ficou realmente muito tentador. Eu não sou muito de brownies, mas quando é uma boa receita, vale experimentar.
    Bjs :)

    1. Olá, Claudia!
      Aguardo sua opinião! Será um ótimo sinal se quem não dá bola pra bownie gostar da receita! Tô na torcida!
      Beijo e obrigada pela visita!

  3. Hum, adoro brownie! Com gengibre deve ficar incrível!
    Receita anotadíssima.

    beijos!

    1. Olá, Maria Rê sumida! Que bom vê-la por aqui! (estou aguardando novos posts seus e sempre que vou procurá-los fico com fome vendo aquela beringela!)
      O gengibre realmente dá um toque especial. Espero que goste!
      Grande beijo! E volte sempre!

  4. É Méri, qdo voltar pode fazer um para a Tais, e aí vou provar! A foto está apetitosa!

    1. Combinado, Mami! Ontem fiz de novo porque a Fê viu a foto e ficou com desejo. E desejo grávida a gente não pode negligenciar!
      Beijo!

      1. nem de mãe hehehe

    2. : )

  5. Hummmm…..muito bom….provamos e aprovamos esta receita……o sabor é inesquecível. A foto ficou linda também.

    1. A opinião de vocês foi fundamental!! Obrigada, Adjane!
      Beijo e ótima semana!

  6. Ai Mary, tmb quero, ficou maravilhoso só de ver, imagino de comer!

    bjão

    1. Faremos na próxima, Nini!
      Grande beijo e ótima semana!

  7. Mary, adorei o site, quero fazer várias receitas!! Que delícia!!! Beijo.

    1. Bem-vinda, Cacá, ao blog e à vida de recém-casada que tanto me inspirou na cozinha! Quando fizer alguma receita por favor me diga como ficou.
      Grande beijo e volte sempre!

  8. […] This post was mentioned on Twitter by Maria. Maria said: @raqueldemeneses Êba!! Essa do blog eu que adaptei a partir de duas outras. Fica bem denso e saboroso. https://digamaria.com.br/archives/806 […]

  9. Olá!
    Hoje fiz esta receita… Depois, de sobremesa, fiz um prato de petit gateau com o brownie! Ficou maravilhoso!!!
    Ótima receita. Parabéns!
    Carol

    1. Que ótima notícia, Carol!! Adoro quando voltam para contar! Mas fiquei na dúvida de como foi o "prato de petit gateau com o brownie"; me explica?!
      Beijo e volte sempre!

  10. Maria, fiz o brownie e ficou delicioso enquanto quente… depois achei que ressecou um pouco… Porque será? Vale lembrar que não sou muito boa na cozinha… eu tento, mas nem sempre acerto…Mesmo assim, servi com sorvete de creme como sobremesa de um jantar que fiz sábado… beijos

    1. Olá, Carla! Obrigada por voltar e compartilhar o resultado. E não tem dessa de não ser muito boa na cozinha, viu?! Eu mesma estou com a receita de pão de um amigo e já tive que repetí-la três vezes pra acertar o ponto. E ainda não consegui! rsrs Mas continuo buscando!
      O brownie realmente fica mais úmido quando quente, então talvez você deva experimentar assá-lo por menos tempo. Como ficaram as bordas, só uma casquinha assada (com cara de bolo mesmo), ou uma área maior? Se puder compare-o com o da foto do post. E os ovos, eram pequenos?
      Aguardo sua resposta e seguimos a conversa.
      Ah, eu gosto muito de serví-lo quente com sorvete, então na hora de ir pra mesa costumo colocá-lo no microondas por 10-15 segundos. Quando está congelado, tiro do freezer direto pro microondas por 30 segundos.
      Beijo!

  11. É isso Maria… você matou a charada… ovos pequenos e muito tempo no forno… li em algum lugar – por aqui – que o palito tem que sair úmido? É isso? Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho… é lindo…Beijos e obrigada…

    1. Obrigada pelo carinho, Carla! É isso mesmo, essa é a dica-chave do brownie, o palito tem que sair úmido. Senão fica com a consistência de um bolo. Outra coisa que pode ajudar é na hora que sai do forno colocar pra esfriar sobre uma grade. Ah, e na videoreceita dá pra ter uma idéia melhor da consistência da massa crua: https://digamaria.com.br/archives/2081
      Beijo! E volte sempre!!

  12. Gabriela diz:

    Nossa, acabei de fazer seu brownie, nunca havia comida um tão gostoso!! Até puro sem sorvete é perfeito!! Parabéns pela receita, ela fez muito sucesso aqui em casa, super fácil de fazer!

    1. Obrigada pelo comentário, Gabriela! Adoro saber como as receitas se comportaram em outras cozinhas.
      Beijo e volte sempre!

  13. Olá…não gostava muito de brownie, até que há pouco tempo me rendi a esta delícia e ando meio viciada neles. Copiei suas duas receitas e irei experimentá-las hoje mesmo. Por aqui não faltam bocas para provar e aprovar. Muito obrigada! Depois te digo se acertei a receita. Abraço!

    1. Nada como uma casa cheia de bocas pra provar e permitir que cozinhemos mais! :)
      Espero que goste das receitas, Flávia. Aguardo ansiosa pelo seu comentário! E se quiser indicar alguma outra receita de brownie que tenha experimentado e gostado, sou toda ouvidos!
      Beijo, bem-vinda, e ótimo final de semana!

  14. Marcia Godoy diz:

    Parabens, fiz o brownie e ficou simplesmente divino..Apesar das dietas, nao pude deixar de comer, Aprovadissimo Bjs :)

  15. Marcia Godoy diz:

    Fiquei fa de vc, depois dessa receita de brownie que provei e aprovei, serei sua seguidora :)

    1. Obrigada por voltar e me contar, Marcia! Seja muito bem-vinda e sinta-se à vontade pra perguntar sempre que tiver alguma dúvida.
      Beijo e ótimo domingo!

  16. Adorei a receita. Já sou sua seguidora e cada vez que eu venho aqui descubro alguma coisa gostosa!

    1. Que bom que tem sido assim, Luciana; fico feliz.
      Já fiz muitas vezes esse brownie e ele é sempre elogiado. Mas é uma bomba! rsrsrs
      Espero que goste. E que volte pra me contar o que achou!!

  17. no restaurante que eu trabalho o brownie sai quente e acompanha sorvete de creme. os clientes adoram.

  18. Sandy diz:

    Olá Maria
    Desde que experimentei a sua receita de brownie, e arrasei (kkk), nunca mais deixei de vir aqui dar uma espiadinha. Não sou lá uma boa cozinheira, mas este seu jeito contagiante de descrever as receitas nos conquista. Ontem tentei fazer esta receita de "roupa de festa" e, na hora H, tive a maior dúvida: os ovos eram inteiros? kkkk Eu os coloquei inteiro, mas depois fiquei pensando que no brownie usamos apenas as gemas. Bem, se errei, ainda assim ganhou elogios, mas fiquei com a sensação de que algo ainda não está no ponto. Abraço

    1. Maria diz:

      Olá, Sandy!
      Não diga que não é uma boa cozinheira! Quando gostamos da cozinha acho que naturalmente vamos desenvolvendo habilidades com a prática. E de repente nos descobrimos cozinhando, seguindo nossos instintos, combinando temperos… A minha experiência me mostrou que pode ser bem mais simples, natural e intuitivo do que eu imaginava. E eu sou só uma principiante! ;)
      Essa receita leva ovos inteiros (na verdade todas as que fiz). Fico feliz que tenha recebido elogios, mas quero muito saber o que lhe causou a impressão de que ainda não está no ponto. Vamos descobrir juntas?! Aguardo mais detalhes.
      Beijo e ótima semana!

      1. Oi Maria!
        Obrigada pelo retorno!
        Então, fiquei com duas impressões de que fiz algo errado:
        1º- Quando vc diz " bata os ovos e os açúcares até ficar cremoso", na realidade, o meu não ficou cremoso e sim muito mais para líquido. Por isto, começei a me questionar se era para colocar apenas as gemas. (já desesperei! kkkk)
        2º- Marquei os 35 minutos no forno (exatamente como faço com o brownie e dá super certo)…mais desespero! kkkk….muito mole, mole demais ao ponto de "balançar bem" ao inclinar a forma. Conclusão, levou bem mais tempo, talvez quase uma hora e só aí o palito saiu cremoso no meio.

        1. Olá, Sandy! Vamos às possibilidades que eu enxergo:
          1º- pra ficar cremoso temos que bater bastante, depois que o açúcar é incorporado ainda leva um tempinho até ficar cremoso; além disso, pode ser que os seus ovos fossem maiores que os que usei. Como você já fez brownie, se animar pra testar de novo a receita (espero que anime!!), coloque aos poucos os ovos até chegar numa consistência que não seja muito líquida.
          2º- Aqui podemos ter a consequência da massa ter ficado mais líquida que o ideal. Além disso, pode ser também uma diferença na chama do fogão; recentemente troquei de fogão (de um muito velho pra um não tão velho rsrsrs) e tive que rever todos os tempos de forno aos quais estava acostumada. Ou seja, pode tentar uma regulagem um pouco mais quente da próxima vez.
          E por fim, como ficou a consistência e o sabor depois de pronto?

  19. Oi Maria,
    Acho que descobri um dos meus errinhos: despejei todos os 6 ovos, de uma vez só, na tigela e, sem bater, fui peneirando os açúcares por cima. Só depois é que comecei a bater estes ingredientes.
    Bem, no final das contas, o sabor ficou bom sim e, apesar de ainda não estar certa, talvez a consistência tenha ficado boa (mas vou tentar outra vez, ora se vou!kkk)
    E, pra encurtar este nosso "papo de comadre" (que estou adorando kkkkk), eu deveria bater com a batedeira ou na mão? Eu bati tudo na mão porque, acho que já comentei, numa das vezes que fiz o brownie na batedeira ficou horrível.
    bjs

    1. Também tô adorando esse papo de comadre, Sandy! E a cozinha é o lugar ideal pra isso, né?!
      Eu já fiz essa receita tanto na batedeira quanto na mão e não notei diferença no resultado.
      Da próxima vez, sugiro que observe o tamanho dos ovos – evitando os muito grandes – e aumente um pouco a chama do forno. Hoje no almoço lembrei disso porque fiz as "batatas fritas assadas" na casa da minha mãe e, na mesma regulagem de temperatura que uso em casa, elas demoraram quase o dobro do tempo.
      Fiquei animada em saber que vai tentar de novo! ;)
      Beijo. E me mantenha informada!!

  20. […] temos a estréia da Maria, autora do blog de receitas Diga Maria! Neste mês de dezembro ela nos trará receitas típicas para essa época do ano, fazendo uma […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.