Repetirei pela centésima vez essa frase em consideração aos que acabam de chegar ao DigaMaria: amo waffle e panqueca americana. A receita de panqueca que mais faço é essa integral aqui que, além de saudável, é muito saborosa. Em geral a adapto usando os cereais, castanhas e sementes que tenho no dia, e alternando entre o uso do mel, do maple syrup e do cream cheese.
Dia desses, acordei mais tarde e desejei uma panqueca americana para alimentar o corpo e a alma. Pensei na mesma de sempre, mas, como estou buscando comer menos trigo, aproveitei para testar uma alteração significativa na receita favorita: substituir a farinha de trigo por fubá. Adorei a nova versão – que achei mais leve – e decidi chamá-la de panqueca americana de milho.
Quando crua, a massa fica bem líquida e isso resulta em uma panqueca mais fina e delicada. Quando vi e experimentei a minha primeira panqueca americana de milho, senti vontade de também ousar nos acompanhamentos. Deixei o cream cheese de lado e peguei uma ricota bem úmida que estava na geladeira – feita a partir dessa receita de queijo cremoso. Juntei sementes de erva-doce – colhidas junto com as folhas que viraram pesto em uma receita recente -, uma pitada de sal e um fio de azeite com limão. Misturei vigorosamente com um pequeno batedor de arame e uma pasta cremosa se fez. Para adoçar, misturei a mesma medida de mel e da polpa de um maracujá.
Mas cá entre nós, se vocês são fãs de fubá, experimentem essa panqueca americana de milho quentinha, apenas com manteiga e uma xícara de café. E depois me contem!
Rendimento
8 panquecas de aproximadamente 15 cm de diâmetro
Ingredientes
1 xícara de fubá fino
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
3/4 de xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 ovo grande
1/2 colher de chá de manteiga (para a frigideira)
Modo de fazer a panqueca americana de milho
Em uma tigela, misture o fubá, o açúcar, o fermento e o sal. Junte o leite, a manteiga e o ovo e, com a ajuda de um batedor de arame, misture bem até ficar homogêneo. Deixe descansar em temperatura ambiente por alguns minutos.
Preaqueça o forno a 180ºC para manter as panquecas quentes à medida que saírem da frigideira.
Aqueça uma frigideira pequena e antiaderente em fogo médio e espalhe um pouquinho de manteiga.
Para cada panqueca, derrame a massa na frigideira até formar um círculo com aproximadamente 15 cm de diâmetro.
Cozinhe até que a superfície da panqueca tenha algumas bolhas; vire cuidadosamente com uma espátula fina e cozinhe até dourar a parte inferior.
Transfira para o forno aquecido – colocando em uma assadeira ou direto sobre a grade – e continue a fazer as panquecas até acabar a massa.
Sirva quente, com seus acompanhamentos preferidos.
Dica
Se sobrar alguma panqueca, congele a panqueca já pronta e fria em uma sacola plástica para freezer. Na hora de comer, basta retirar do congelador e colocar direto na torradeira ou no forno.
Já o serviço de saúde britânico afirma ser possível ter ereção ingerindo uma pílula até quatro horas antes .
Ficou com um ótimo aspecto, muito apetitoso!
Abraços,
AMO fubá e certamente testarei essa receita, que parece maravilhosa!
Muito saborosa, Maria! E leve! Vou fazer uso com freqüência!
Adorei a sugestão com milho, já salvei aqui pra experimentar! :)
hum! divulgaremos para o pessoal que não pode ingerir glúten ;)
Como eu sigo dieta sem gluten faço com mistura de farinhas( arroz, fécula de batata e polvilho) e também ficam maravilhosas…vou testar sua receita agora!
Ola amiga! Gostaria que vc me mandasse se possivel por favor, umas receitas que nao contenha gluten e sem lactose e nem proteina do leite pq nada disso eu posso comer. Um grande abraco e obrigada.
Olá, Maria Silvino.
Para receber as receitas por e-mail, cadastre seu endereço ali na barra lateral, e todos os novos posts serão enviados para você.
O foco do do blog não é receitas sem glúten e lactose, mas você as encontrará aqui de vez em quando. :)
Oi Maria! Se vc fosse fazer uma única panqueca, quais seriam as proporções aproximadamente? Me ajude, por favor :) Obrigada! Beijoss
amo um fubazinho vou fazer!
Olá querida Maria, mais uma vez testei duas receitas suas. Essa panqueca – maravilhosa! E o café com caldo de cana – minha irmã e meu cunhado adoraram. Parabéns! Visite meu blog depois. Acabei de publicar sua receita. Beijo!
fubé e o mesmo que farinha???
Fubá é um tipo de farinha de milho.
oi! fiz agora ficou muito bom mas deu poucas
Que bom que gostou, Cat. Na próxima vez que fizer, acho que vale duplicar a receita. ;)
Nossa as panquecas ficaram deliciosas!! Muito boa a receita!!!
Olá! Hoje foi a primeira vez que tentei fazer as panquecas… mas não consegui :( . Na frigideira elas não endureceram… só que usei açúcar cristal, será que foi isso?
Vou experimentar esta receita das panqurcas de farinha de milho.Obrigada.
Ficaram optimas,nunca tinha experimentado.Vou reprtir de certeza.Obrigada pela receita
Fiz a receita e as panquecas ficaram muito boas. Troquei o açúcar por uma colher de sal. Comer com Mel fica uma delícia!
Adicionei sementes de erva doce! Ficou show!
Posso imaginar!
Vou Fazer agora mesmo ameiii a receita sem glúten eu amo panquecas.
E ainda pode congelar super pratico.
Obrigada!!!
Êêê!! Que alegria boa. :)
Torço para que tenha adorado.
Vou fazer para minha mãe que não pode comer glúten. Estou torcendo para que dê certo.
Estou muito feliz. Deu tudo certo. Deus te abençoe.
Que bom que você voltou para nos contar. <3
Olá, achei esta receita justamente pesquisando por “panqueca de milho” (adoro panquecas americanas!), mas minha namorada ficou com muito medo de usar o fubá. Acontece que o fubá demora bastante para cozinhar e ele é feito basicamente de grãos de milho crus moídos, certo? Como as panquecas ficam prontas bem mais rápido que uma polenta, eu não estaria comendo o milho meio cru? Será que eu teria de usar um fubá pré cozido ou uma farinha de milho flocada? Help!
Olá. :)
Por aqui sempre usei fubá normal. Biscoitos de fubá, por exemplo, também têm seu cozimento bem mais rápido que uma polenta.