Pastel do Português, Iriri/ES

Olá, queridos leitores! Provavelmente em função da matéria exibida pela Rede Gazeta, percebi que muitas pessoas estão buscando aqui a receita do pastel de Iriri, o famoso pastel do Português.

Assim como muitos de vocês, eu também fiquei eufórica com a possibilidade de reproduzir em casa esse pastel delicioso cujo sabor faz parte da minha infância. E por isso cliquei até achá-la já que não pude assistir o programa!

Segue abaixo a receita exibida hoje no ES Comunidades. E quem quiser notícias de quando eu a fizer e publicar com fotos aqui no blog, basta enviar um e-mail para diga@https://digamaria.com.br e eu avisarei.

Além da receita, aqui tem um post que escrevi recentemente sobre o restaurante do Português.

Ingredientes para 8 pastéis grandes
1 Kg de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de sopa de margarina
2 copos (americanos) de leite morno
1 colher de sal
50 g de fermento fresco
1/2 copo de óleo
recheio de sua preferência (eles servem de carne, queijo e presunto, camarão e camarão com queijo; eu prefiro de queijo!!)

Modo de fazer
Num recipiente plástico misture os ovos, a margarina, o fermento, o leite morno e o óleo. Quando o fermento estiver dissolvido, acrescente aos poucos o trigo. O ponto certo da massa é quando ela começar a soltar do fundo da tigela. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 20-30 minutos. Abra a massa, recheie, corte e frite em óleo quente.

Dica da amiga Melina
Para a temperatura do óleo: uma boa tática para saber a temperatura ideal do óleo é ter um pedacinho de erva fresca [pode ser cebolina, salsinha, hortelã, etc…]; espere esquentar um pouco o óleo e coloque a folhinha. Se ela estalar está perfeito. Se não, espere até ela fazer aquela borbulhinha na folhinha!

Em média, o remédio demora entre 30 e 60 minutos para fazer efeito em homens com disfunção erétil .

Você também pode gostar...

18 comentários

  1. aprovita a vinda a vitória e experimenta a receita aqui…

    1. Combinado!!

  2. Bianca, muito obrigada por ter me avisado sobre a exibição da matéria na Rede Gazeta!! Espero que você também usufrua!

  3. Maria, tenho uma receita de massa de pastel, que é a que sempre uso e já publiquei no blog. Mas não custa experimentar mais essa. Gostei das dicas também.
    Vou procurar outras dicas sobre turismo na região, quem sabe leve minha mãe para passear e curtir essas delícias?
    Bjs.

    1. Gina, ainda não testei as medidas mas lhe asseguro que esse pastel é delicioso! Não deixe de experimentá-lo em Iriri quando for visitar sua mãe!
      Aproveitando, o site da Usina de Imagem tem diversas fotos da região; acessa http://www.usinadeimagem.com.br (banco de imagens) quando quiser mostrar um pouco do ES para os amigos daí. E, se quiser, me fala um pouquinho que tipo de programa pensa em fazer com a sua mãe que terei prazer em ajudar na pesquisa de passeios.
      Beijo!

  4. Sandra Freitas diz:

    OI Maria,

    Obrigada por ter divulgado a receita do pastel no seu blog.
    bjos….
    Sandra Freitas/apresenadora ES Comunidades

    1. Obrigada pela visita, Sandra! O blog e eu estamos à sua disposição!
      Um abraço e volte sempre!

  5. Maravilhosa essa receita !!
    Uma delicia .

    Bjs [:P]

    1. Que bom que gostou, Wiliana! E obrigada por compartilhar conosco sua opinião!
      Um abraço e volte sempre!

  6. Amiga, eu já estava pensando em quanto tempo demoraria para ir até Iriri novamente provar esse pastel…e agora a receita está aqui! Delícia!!!!
    Um beijo e super obrigada!

    1. Também não acreditei quando consegui essa receita! Há menos de um mês estive lá, pensei em perguntar, mas fiquei sem graça pois sempre encarei esse pastel como uma receita especial de família. E agora está aqui e pretendo tomar coragem logo para fazer essa friturinha em casa! Só fiquei na dúvida sobre o quão fina devemos abrir a massa já que ela leva fermento e cresce antes de ser aberta… Quando fizer me conta, tá?!
      Beijo!

  7. Ludmylla diz:

    Assim é covardia! Até eu, que sou bicho do mato em termos de internet, tive que dar o braço a torcer e aparecer aqui para deixar meu MUITO OBRIGADA pela receita!!!!
    Saudades,

    1. Nossa! Que esse pastel é bom eu já sabia, mas que fazia milagres isso é novidade!
      Mas já era de se esperar que uma das minhas mais assíduas leitoras, companheira quase diária na troca de receitas e inspiradora de ao menos dois posts um dia sairia do anonimato!! Espero que não tenha arrancado pedaço e que você volte mais vezes à seção dos comentários!!
      Grande beijo e saudades!

      Obs.: vamos fazer juntas essa receita no carnaval??

  8. graciele diz:

    olá,esse pastel e maravilhoso,quero fazer ele…mas uma duvida o fermento fresco é o q? FERMENTO DE PÃO, OU FERMENTO COMUM MSM???
    OBRIGADA

    1. Olá, Graciele! O fermento fresco é aquele de pão que fica refrigerado. Sabe qual é?
      Qualquer outra dúvida me fale. E se fizer, me conta!! :)
      Beijo e volte sempre!

  9. QUAL O TIPO DE QUEIJO QUE VCS USAM???

    1. Usei muçarela, Marcela. :)

  10. Margarida Lievore diz:

    ESTOU PROCURANDO ESTA RECEITA A TEMPOS, QUERO FAZER PARA MINHAS NETAS, POIS TEM SABOR DA INFÂNCIA DE MEUS FILHOS, MEU FILHO TIO DELAS, DIZ É O MELHOR PASTEL QUE JÁ COMI EM MINHA VIDA, OLHA QUE ELE É VIAJADO, E CONHECE QUASE TODA CULINÁRIA DO MUNDO, ATÉ SE EMOCIONA AO FALAR DO PASTEL, SALIVA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.