costelinha
Eis uma história de amor nada convencional como as que conhecemos entre dois indivíduos, mas entre um alimento e eu. Sabe-se lá quando começou mas sei exatamente quando percebi que se tratava de algo especial.
Ainda morava em Vitória quando passei a frequentar com maior assiduidade um determinado restaurante, desses com cardápio variado e cujas apresentações dos pratos que circulam no salão nos convidam a experimentar sempre uma novidade. Entrei nesse espírito: a cada ida elegia um novo prato que por sua vez nunca desapontava. Essa diversificação ia muito bem até o dia em que cheguei na costelinha na brasa, acompanhada de arroz, tutu, couve e bacon frito. Apaixonei e passei a repetir o pedido. Mas havia um problema, eu em geral saía de lá sem caber em mim e essa é uma sensação que eu não curto, sobretudo depois de uma bela refeição. A solução não tardou: descobri que dentre as entradas havia uma porção de costelinhas, iguais às do prato principal, porém sem os acompanhamentos.
E hoje, morando em SP, toda vez que vou à Vitória elejo esse restaurante como o primeiro da visita e me delicio com as costelinhas acompanhadas somente de uma cerveja gelada.
Costelinha de porco com laranja e barbecue acompanhada de maçã cozida
Receita para duas pessoas
Ingredientes para a costelinha
500 gramas de costelinha suína
500 ml de suco de laranja de preferência espremido na hora
molho barbecue
sal e pimenta do reino a gosto
Ingredientes para o acompanhamento de maçã
4 maçãs médias
1 colher de sopa de açúcar
1 pedaço de pau de canela
1 pedaço de casca de limão
1 colher de chá de manteiga
100 ml de água
Modo de fazer
Coloque a costelinha numa assadeira não muito mais larga que ela, distribua o sal pela carne, salpique um pouco de pimenta do reino e cubra-a com o suco de laranja. Tampe com papel laminado e leve ao forno baixo pré-aquecido.
Enquanto isso, descasque as maçãs, corte-as em aproximadamente oito pedaços cada e leve-as ao fogo baixo numa panela pequena com a água, a canela, a casco do limão e o açúcar. Quando a água reduzir se transformando numa calda, desligue o fogo e misture a manteiga.
De três a quatro horas depois, voltemos ao forno. Quando o suco de laranja estiver reduzido ao fundo da assadeira e transformado num molho espesso, retire o papel laminado, espalhe o molho barbecue por cima da costelinha e volte a assadeira descoberta para o forno por aproximadamente 15 minutos.
Aí é só aquecer as maçãs e levar tudo pra mesa acompanhado de uma salada de folhas verdes.
O Viagra, conhecido popularmente como azulzinho, durante a fase de testes do seu princípio ativo.
Mais uma delícia sua que terei que experimentar.
Bj e bom fim de semana,
Lylia
A lista tá crescendo, Lylia… rsrs Mas esse, na minha opinião, você devia deixar furar a fila e ir pro primeiro lugar; porque essa costelinha… ;)
Beijo!
Maria, eu sou de Vitória! Conta vai… que restaurante é esse que tanto lhe agrada? Faço questão de conhecer! :)
Bjos e bom final de semana
Letícia, o número 1 na minha lista, sem concorrência, era o Balacobaco que, da noite pro dia, fixou na porta um minúsculo cartaz informando que havia fechado. Sem exagero, partiram meu coração. Aí. automaticamente o número 2 subiu de posição, o Spetacollo. A tal costelinha na brasa saiu do cardápio ficando apenas a frita; mas ainda assim é deliciosa.
Você já comeu lá?
Beijo!
Hahahaha! Adorei esta última parte dos "hummmm!"… Delícia de receita e vídoe muito bacana como sempre :-) Um beijo,
ahahahha E é assim mesmo que acontece longe das câmeras, Lu. O marido encarna o personagem de si mesmo e não aceita direção.
Obrigada pela visita e pelo carinho. ;*
Maria, você quase me fez sentir o cheirinho daqui! Arrancou um suspiro espontâneo de mim rsrrssrsrs… sou apaixonada por costelinha, meu esposo também é!!! Entre as suas receitas, essa é a próxima da minha lista. Obrigada por compartilhar, beijo mineiro!!!
Peguei os dois pelo estômago então! ahahaha Faça sem pressa, com todo o tempo necessário de forno, e aposto que vocês irão amar.
Aguardo notícias e deixo aqui um beijo carioca/capixaba/paulista pra você. ;)
ah, Maria, acho o máximo como você consegue responder todo mundo!!! Você não existe!
Ahhhh Maria, Maria… Que gostosuura essas costelinhas! Sou de Vila Velha e Vou brincar de adivinhar o restaurante: Spetacollo?
Na mosca, Mariângela! Você gosta de lá?
GRANNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNDE MARIA E GRANNNNNNNNNNNDE ANTÔNIO. MUITO PRAZER TAMBÉM!
CARA DE SORTE VOÇÊ E, AINDA NÃO ENTENDO PORQUE NÃO TEM BARRIGA COM TANNNNNTA COISA BOA QUE A MARIA PREPARA.
MARIA, PELO AMOR DE DEUS MININA, VOÇÊ É UMA GOURMET E TANTO.
ÓTIMA ESCOLHA DAS COSTELINHAS E ESTE ACOMPANHAMENTO LEVE PARA COMPENSAR. ACERTOU NOVAMENTE.
ABRAÇOS AOS DOIS,
GUILHERME.
maria amore,
que delícia!!
acho que será o nosso jantar de hoje!
e o casal tá a coisa mais linda nesse vídeo! parabens.
posso encomendar uns brownies para o natal ou voce está super hiper mega ocupada com a tv?
me avisa?
beijo
jade
Mama mia Maria, estou salivando aqui depois desse vídeo.
Que beleza de costelinha, e as maçãs… perfeitas como acompanhamento!
Parabéns!
Bjuss!!!
Maria,
Adoro seu blog e acompanho todas as video-receitas! Já fiz o sorvete e o bolo de mel, delicia total! Essa com certeza eu vou testar tb. Gostaria de sugerir uma receita de molho barbecue caseiro. Depois que fiz a primeira vez, apaixonei, muuito melhor que o industrializado! http://naminhapanela.com/2011/02/15/molho-barbecu…
Parabéns! Bjs
Maria, séculos depois estou de volta! rsrsrs conheci o Balacobaco e também o Spetacollo, mas nunca fui frequentadora assídua… agora terei que experimentar a costelinha do spetacollo – parece que a feijoada lá também é o máximo!
Aproveito para comentar que as alterações ficaram ótimas, está mais fácil para navegar, mas o blog continua tendo o jeitinho da Maria :)
Boa sorte com a nova fase!
Bjos
Letícia!! Que ótimo que voltou!!
A feijoada de lá é muito boa sim. O único prato que lembro de ter comido e ficado levemente decepcionada foi a galinha ao molho pardo que veio com molho meio ralo e umas batatas muito al dente pro meu gosto. Mas, no geral, adoro.
Que bom que curtiu a nova cara; acho que não tinha como não ficar com o jeitinho da Maria já que a Maria não se aguenta e faz tudo ela mesma. ;) rsrs
Beijão e ótimo final de semana.
Olá Maria!!!
O molho barbecue é industrializado??? ou vc msm prepara??? adoro seu blog!!!! bjs
Oi, Maria! Vou fazer este prato para o níver do meu marido agora em setembro – ótima inspiração! Uma pergunta: o molho barbecue, vc já compra pronto (e se puder me dar uma dica de marca pois há tantos no mercado!) ou vc prepara também? Obrigada e beijos.
Nely
Nely, que alegria saber que vou contribuir com o cardápio de aniversário do marido! :)
Eu já experimentei umas três receitas de barbecue caseiro e ainda não achei nenhuma satisfatória. Quanto às marcas, experimentei algumas nos últimos tempos mas, como estou viajando e sem acesso à despensa de casa, não saberia de cabeça lhe dizer qual preferi. Mas vou ver se o marido lembra e volto a deixar um comentário aqui. (que dia será o aniversário?)
Beijo!
Puxa, que legal vc ter me respondido! O níver já é neste domingo, dia 02/09! Tomara que dê tempo de eu saber… vou comprar os ingredientes amanhã, sábado.
Agora tô sapeando no seu blog para ver uma sobremesa! Tô tentada a fazer o sorvete de brigadeiro! :-)
Bjs e adoro suas receitas!
Nely
Eu tento sempre responder, Nely. Sobretudo quando se trata de uma pergunta/consulta. :)
Consultei o marido e ele lembrou de uma das marcas que gostamos: Jack Daniels (http://www.jackdanielssauces.com/). O problema é que não é fácil encontrá-la por aqui… :/ Mas pode ficar tranquila que, mesmo se não usar o melhor barbecue, esse prato fará sucesso. E se você gosta de barbecue e pretende usar com certa regularidade, sugiro que compre duas marcas para comparar.
Quanto à sobremesa, o sorvete de brigadeiro é incrível mas eu talvez optasse por algo mais leve como uma cheesecake, por exemplo (a receita clássica tá aqui: http://bit.ly/M37IWz).
Volte pra me contar tudo depois, tá?!
Oi, Maria!
Obrigada pelas dicas! Costelinhas compradas, amanhã vou pra cozinha prepará-las. Estou com água na boca! Vi e revi o vídeo do preparo várias vezes para não perder nenhum detalhe!
Vc tem razão, acho que o sorvete de brigadeiro é too much depois de um belo prato desses!
E vc não sabe, como o aniversariante não escolheu (mas adora) o prato que resolvi fazer, perguntei o que queria de sobremesa: gelatina colorida! respondeu ele singelamente… pedido atendido! Já tá na geladeira para amanhã! :-)
Beijão,
e obrigada pelo carinho e atenção ao responder tão rapidamente às minhas perguntas.
Nely
Oi, Maria! Costelinha foi sucesso total, as maçãs dão um toque pra lá de especial nesta divina receita! Maridão, pais e filho mais que aprovaram! Bjs. Nely
O/
Maria, o único problema é o tempo de forno!! será que fazer um pré-cozimento na panela de pressão e depois levar ao forno vai ficar muito diferente do sabor original?? obrigada…
[…] Esta receita fez tanto sucesso que ganhou versão em vídeo. Assistam clicando aqui. […]
Boa noite Maria.
4 horas de forno é um tempão. Tem como reduzir isto fazendo na panela de pressão? Ou não vai ficar legal, devido ao suco de laranja?
Nunca fiz na pressão, Carlos, mas te digo que o cozimento lento confere sabor e textura inigualáveis. ;)