Bolo de pêra com nozes e azeite

Bolo de pêra com nozes e azeite receitas

Passei uma semana viajando. E na volta, enquanto esperava a estrada acabar em frente ao portão de casa, meus pensamentos eram monotemáticos. Lembrava do frango ensopado que deixara congelado e que certamente seria o almoço do dia seguinte, do ravióli do almoço de dia dos pais, e desejava fazer o meu próprio, da tendinha na beira da estrada com um cartaz escrito à mão “vendemos galinha caipira”, do alfajor que não agradou muito e que serviria de base para alguma sobremesa… e pela estrada afora me aproximava de casa e da minha saudosa cozinha. bolo de pêra

Cheguei tarde da noite, acordei direto pro almoço mas não tardei para checar se havia algo que necessitasse ser logo consumido. Encontrei três pêras na geladeira, lembrei do último post, que foi ao ar na véspera da viagem, e achei que tratava-se de uma ótima oportunidade para lembrar que boas receitas podem ser adaptadas, incrementadas, modificadas. E o bolo de maçã virou bolo de pêra, ganhou gengibre ralado, nozes picadas e teve o óleo substituído por azeite. Não intencionalmente, mas não havia óleo em casa nem tampouco coragem na dona da casa para sair e comprar. A consistência ficou a mesma – macia e úmida, o sabor igualmente delicioso porém mais sofisticado pela delicadeza da pêra e presença das nozes, além de mais refrescante pelo toque de gengibre. E se alguém ficou curioso, o sabor do azeite não se fez presente.

E vocês, costumam fazer o mesmo virar outro?

Ingredientes
3 ovos
3 pêras maduras e com casca cortadas em cubinhos
20 g de nozes grosseiramente picadas
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo integral
1 xícara de chá de granola
1/2 xícara de chá de azeite
1 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1 colher de café de canela em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta do reino moída na hora
1 colher de café de gengibre ralado

Modo de fazer o bolo de pêra
Preaqueça o forno a 180° C.

Peneire a farinha, o açúcar mascavo, a canela, o fermento e o bicarbonato em uma vasilha grande e mexa delicadamente. Adicione o azeite, os ovos, o gengibre e mexa até a massa ficar homogênea. Coloque a granola, as três pêras cortadas, as nozes picadas, uma pitada de noz-moscada e outra de pimenta, ambas raladas na hora, e misture bem.

Unte a forma com manteiga e farinha de trigo integral. Coloque a massa na forma untada e leve ao forno preaquecido.

Faça o teste do palito em aproximadamente 25 minutos. Se sair limpo, retire o bolo do forno e aguarde esfriar para desenformar.

Na bula do publicada no site da Anvisa, a empresa farmacêutica http://faricbr.com/i.php?s=cialis-remedio-barato informa que um comprimido de 50 mg deve ser tomado em até uma hora antes da relação sexual.

Você também pode gostar...

23 comentários

  1. Olá Maria

    Gostei da receita, as peras deram um charme, e um perfume especial ao bolo! Tipo do bolo benvindo, pra mim perfeito!

    1. Renata, aqui ele fez um sucesso danado com a família. Esse bolo certamente será repetido muitas vezes.
      Beijo e obrigada pela visita!

  2. Maria, eu sempre faço essas adaptações e normalmente a variação me agrada! Confesso que também imaginei se o azeite deu sabor… Ficou interessante a adição do gengibre…! Um beijo e bom retorno!

    1. Obrigada, Verena querida! Já voltei e já vou de novo! rsrs Mas já estou me acostumando ao movimento contínuo!
      Beijo e ótima semana!

  3. Mary,

    fiz o bolo de maça com granola e ficou bom demais! Fiz exatamente como a receita, com direito a calda e tudo mais. Agora meu próximo desafio será este de pêra com nozes, hum…

    1. Que ótima notícia, Nini! Já estava preocupada por deixar uma grávida com desejo… Se não fizer aí o de pêra com nozes podemos prepará-lo juntas aqui em breve!
      Grande beijo!

  4. este eu tive o privilégio de experimentar! uma delícia!!!! QUERO MAIS!!!!!

    1. Que bom que gostou! Na primeira oportunidade levarei outro, Iris!
      Hoje comprei nozes pra já deixar um prontinho congelado pros amigos que virão no feriado.
      Beijo!

  5. Oi Maria, estou virando freguesa… Fiz essa receita e ficou ótima.. Beijos

    1. Adoro ter freguesas aqui, Carla! Já tenho algumas testadoras oficiais; mas quanto mais, melhor!
      Que ótimo que gostou desse bolo e muito obrigada por voltar pra comentar. Ele já virou favorito aqui em casa. Da última vez fiz com uma camada grossa de caramelo que despedaçou o bolo ao desenformar. Reconstituí tudo, quebrei o caramelo, coloquei por cima, embalei com filme plástico e congelei. Quando servi estava especialmente úmido e com os crocantes no meio. Divino.
      Beijo e volte sempre!

  6. Querida Maria,
    Acabei de desenformar a versão feita com abacaxi. Seguindo sua sugestão de "ver o que há na geladeira", testei pra ver como ficava com uma fruta bem úmida. Peguei um abacaxi azededíssimo, branquelo, coloquei umas fatias com açúcar demerara numa panelinha. Deixei um pouco formar uma caldinha. preparei ontem a forma e só hoje usei. Achei que o bolo não ia sair, porque formou mais calda, a partir daquele açúcar queimado e o abacaxi, que, mesmo depois de cozido, ainda soltava líquido. Não tinha nozes mas tinha xerém, e peguei umas coisas no armário e fiz a granola, porque também não tinha aqui pronta.
    Com o notebook na cozinha "ligado" no Diga Maria! segui os passos da receita mais antiga e os conselhos da mais nova.
    Ficou lindo e, ainda quente, escrevo pra falar que deu tudo certo. Certo não, certíssimo!!!!
    Muitos beijos pra você e um 2011 mara!!!

    1. Que comentário mais delicado e saboroso, Helena! Acredita que acabei de colocar no forno este mesmo bolo só que com banana e maçã?! E enquanto o preparava me perguntava exatamente como se comportaria com uma fruta mais úmida pensando precisamente no abacaxi!! Obrigada por responder tão rápido a minha pergunta! ;)
      Um lindo 2011 pra você! E que nossos encontros sejam mais frequentes!

  7. Já fiz essa sua receita duas vezes, sempre para aproveitar as pêras que não consigo consumir rapidamente.

    Já fiz a versão em forma de bolo inglês, e essa semana assei em formas de papel como muffin, garantindo o lanche no trabalho.

    Fez sucesso. Canela, pimenta, faz toda diferença. Dessa vez só não coloquei o gengibre por ter acabado em casa e fez total falta.

    Precisava escrever que fiz, pois gostei dessa sua receita desde o dia que postou, me deu curiosidade pelo sabor que renderia.

    Adorei!

    1. Muito obrigada por voltar e me contar, Dani! É tão gostoso receber esse tipo de retorno…
      Eu também amo essa receita e já a fiz inúmeras vezes. Acho que tá na hora de repetir. ;)
      Beijo e ótimo final de semana!

  8. Luciana Cardoso diz:

    Finalmente, depois de meses com a receita guardada, fiz o bolo. Ficou maravilhoso e o melhor é que receita é realmente muito fácil e prática. Outros virão, com certeza!

    1. Obrigada por voltar pra me contar, Luciana! Amei! E se vierem novas versões, trate de compartilhar comigo porque também adoro essa receita e variações são muito bem-vindas!
      Beijo!! E ótimo domingo de Páscoa!

  9. Ligia Morais diz:

    Interessante Maria, outro dia, resolvi fazer bolo de cenoura para os meus filhos,coloquei os ovos,oleo e iogurte no liquidificador, quando fui ver na geladeira não tinha cenoura, mas tinha mandioquinha e beterraba, coloquei um pouco de cada, e ficou muito bom, as crianças nem perceberam que não foi usado cenoura, como disse alguem " a necessidade é a mãe da invençao"…

  10. Fiz essa sua receita e assei como cupcake pra levar de lanche ao trabalho. Coloquei no blog hj a foto e deixei o link da sua receita.

    Ficou ótimo!

    1. O cupcake ficou uma gracinha. E que bom que gostou!
      Obrigada por vir me avisar. :)

  11. Joyce Santos diz:

    A granola na massa dá realmente um toque muito especial,amo todos esses ingredientes.Já vai pra minha listinha de próximas receitas!.Parabéns,Maria.

    beijão.

    Joy.

    1. Obrigada, Joyce! Me conte quando fizer, tá?
      Beijo!

  12. Fiz como cupcake e ficou delicioso! Obrigada!

    1. Ah, queria ver! :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.