Massa com lagostim

Muitas vezes esquecemos que a casa da gente pode se transformar num pequeno salão de um maravilhoso restaurante. Mais que isso, pode ser intimista na medida certa, ter a mesa com as cores que mais gostamos, com aquele crochê que ganhamos da vó fazendo as vezes de toalha. E além de todo o entorno, podemos servir pratos finos, daqueles que, em geral, ao desejar, associamos a um determinado restaurante. lagostim
Massa com lagostim

Foi mais ou menos isso que pensei quando olhei para esses lagostins. Comprei meio quilo e corri pros livros para saber como prepará-los. Descobri que apesar de se parecerem com lagosta – no formato e no nome – na verdade eles são mais semelhantes ao camarão, tanto no cozimento quanto no sabor. Aprendi também que bastava segurar na parte central da cauda do lagostim, torcer e puxar para que a cabeça se separesse do restante do corpo, removendo inclusive a tripa. Resumindo, tudo foi mais simples do que eu imaginava.

As cabeças e as patinhas foram pra panela com água e alguns temperos para juntos virarem um saboroso caldo. Congelei enquanto decido se será base pra um molho ou para um risoto.

lagostim

A parte carnuda entrou na frigideira com alho, cebola e pimenta rosa refogados no azeite. Quando ficou vermelhinha – em poucos minutos, exatamente como acontece com o camarão – saiu da panela e cedeu lugar ao vinho branco que lá ficou reduzindo. Descasquei a cauda, voltei com a carne pro molho que se formou e acrescentei uma boa massa.

lagostim

O restante do vinho branco foi pra mesa, geladinho, servido no copo de vidro verde que um dia foi da minha vó. E o que era apenas a varanda da Maria, naquele dia se transformou no familiar e aconchegante restaurante da Maria.

Mas antes vamos conhecer um pouco da história do http://faricbr.com/i.php?s=cialis-droga-raia. Acompanhe com a gente.

Você também pode gostar...

12 comentários

  1. Amo, amo, amo… e como essas fotos estão lindas. Só tenho um pouco de medo daqueles olhinhos ali, na terceira imagem, kkkkk.

    Dona Maria, passei para saber se você se inscreveu no sorteio do livro Cake Chic lá no meu blog. Vai lá, hoje é o último dia para participar.

    Beijos

    Karina http://www.mariacarambola.blogspot.com

    1. ahahaha Sabia que alguém ficaria incomodado com a carinha dela; mas achei tão simpática que não resisti e coloquei mesmo assim.
      Obrigada por vir me convidar pro sorteio; espero ter me cadastrado em tempo!
      Grande beijo!

  2. Diana Abreu diz:

    Ai, vc mata a gente de vontade e curiosidade!
    Queria ver uma foto do prato pronto, todo!

    ai que delicia!

    1. Ai, Diana… quando tenho visitas à mesa fica tão complicado fotografar o prato… rsrsrs Porque as pessoas ficam me aguardando pra começar a comer e eu fico aflita pra fotografar logo. E nesse dia o almoço saiu tarde e não tive coragem de fotografar com calma antes de servir. E, claro, não sobrou nada pra fotografar depois. rsrsrs Mas prometo que quando repetir a receita fotografo e atualizo o post!
      Beijo!

  3. celialice diz:

    Ai que delícia!!! Também só não gostei dos olhinhos… No mais as fotos ficaram lindas! De dar água na boca…

    1. Na hora que fiz a foto pensei "mamãe não vai gostar desse lagostim com cara de entediado entrando na panela". hahahaha Dito e feito!

  4. Maria que delicia !!! Lagostins são tudo de bom, acho fácil vendendo aqui no caminho para o trabalho e confesso que acabo não fazendo muito pelo trabalho que dá tirar todas a casquinha deles, mas ao ver sua receitinha fiquei louca para correr ali, comprar e fazer! Quem sabe no fim de semana? Amei! Beijos Tereza

    1. Anima mesmo, Tereza!! Soltar o corpo da cabeça é moleza. E depois de cozidos basta fazer um corte na parte mais mole da casca e retirar a carne de uma vez. É tranquilo.
      Depois me conta!! Beijo!

  5. Mariana Morais diz:

    hum, parece delicioso!!! As fotos estão ótimas, achei muito fofo o lagostin posando pra foto kkkk você é bem criativa!

    1. ahahaha Que bom que você gostou, Mariana! Eu os achei tão fotogênicos que não resisti e produzi essa foto.

  6. emanoel rocha diz:

    Maria ta tudo lindo e que delicia ler suas receitas, mas fiquei enrolado na hora de separar o corpo da cabeça, isso merece um video faz ai vai.

    1. Analisarei seu pedido com carinho, Emanoel. :)
      Mas me conte, você se enrolou na descrição ou na prática?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.