É provável que eu esteja chovendo no molhado praqueles que têm churrasqueira em casa… Mas para mim isso tudo é uma grande novidade, dessas bem saborosas que inevitavelmente vêm parar aqui. Já fiz costelinha assada com laranja e barbecue, na panela de barro com molho de caipirinha, no forno com cerveja, canela e mel… mas na churrasqueira, com o tempero mais simples do mundo, eu ainda não havia feito!
Diante de tão séria constatação, reservei os últimos pedaços que estavam no congelador, taquei fogo no carvão e lá fui eu. Aproveitei uns gravetos secos que davam bobeira pelo jardim e umas folhas de limoeiro que a casa de um vizinho gentilmente me cedeu ao extrapolar o muro. Juntei esses dois ao carvão, temperei as costelinhas com com limão, azeite, alho e sal e as coloquei na grade ao lado de batatas em rodelas temperadas só com azeite e sal.
Enquanto o feijão cozinhava na panela de barro, eu contava com toda a tranquilidade do mundo – acompanhada de um copo de cerveja – e de vez em quando olhava a brasa, virava as costelinhas e a as batatas. Cerca de uma hora depois (ou será que passaram-se duas e nem percebi?), lá estavam elas: lindas, cheirosas e muito, muito macias.
E assim como eu termino este post salivando por mais costelinhas, espero que vocês se lembrem delas no próximo churrasco. ;)
Ingredientes para dois que comem pouco
600 gramas de costelinha de porco
2 dentes de alho
1/2 limão
azeite
sal a gosto
Modo de fazer as costelinhas na churrasqueira
Esprema o alho e o limão e misture com azeite e sal. Com as costelinhas cortadas uma a uma, tempere-as com essa mistura, disponha numa grade e coloque na churrasqueira com os carvões em brasa. Quando o lado de baixo dourar, vire. Repita até que todos os lados estejam dourados e a costelinha macia.
E na hora de comer, use as mãos que é bem mais divertido. ;)
Dica: se tiver folhas de limão, rasgue e coloque no meio do carvão.
E é sobre isso que trataremos hoje em nosso artigo tem evoluído ano a ano .
Da próxima vez, experimente um dos inúmeros "milagres" da culinária.
Asse a costelinha sem nenhum tempero. Depois de pronta passe pela farinha de mandioca temperada com sal. É surpreendente!
Vou experimentar, Mariângela! Obrigada pela dica. :)
GOSTEI DAS RECEITAS DE APROVEITAMENTO VOU FASR
Depois me conte as que experimentar, Ireni. :)
Olá, conheci o site através deste post http://www.papodehomem.com.br/cozinhar-e-gozar-e-so-come...
e desde então não para de entrar aqui…parabéns Maria…vc é encantadora.
Agora uma dúvida. As folhas do limoeiro modificam o sabor da costelinha, ou é uma coisa mais olfativa?
Vlw…bjs!
Bem-vindo, Raphael! Para mim foi uma bela surpresa ser citada no artigo da Francesinha, no Papo de Homem.
Quanto às folhas de limoeiro, eu diria que é mais uma questão olfativa. No entanto – estava lendo sobre isso hoje – o que chamamos "sabor" é uma combinação de odores que nosso nariz percebe e de gostos que nossas papilas gustativas detectam (mais a contribuição de textura, pungência e temperatura) e a estimativa é que os receptores olfativos contribuam com o sabor em cerca de 80%! Logo… ;)
Mas nesse caso, a folha do limão tem uma presença sutil.
Beijo e volte sempre.
A BATATA É COLOCADA CRUA DIRETO NA GRELHA OU TEM QUE COZINHAR ANTES. E COLOCA BASTANTE AZEITE?
Eu as coloquei cruas, Paulo.