Começo a escrever este post e penso: as histórias se repetem. De fato, o que me ocorria escrever, ou melhor, descrever, está contido em vários outros posts deste DigaMaria. Mas fazer o quê se a vida é também, dentro de todo o seu movimento, uma série de repetições?! A graça disso é que por mais que determinadas situações se assemelhem, elas são sempre diferentes e nos presenteiam com a possibilidade de mudar algum gesto, olhar por outro ângulo ou mesmo curtir as novas nuances de cenas corriqueiras.
Mas falei, falei e nada disse sobre o bolo. Pois é, cá estava eu me preparando para receber a visita da minha sogra, da minha cunhada e do pequeno sobrinho. Como de costume, esse preparo envolvia arrumar as camas, colocar toalhas limpas no banheiro e pensar na primeira refeição que faríamos a seguir da chegada: um lanche. Portanto, eu precisava de um bolo. Aí retornei à questão de sempre – bolo de quê? – seguida da ação: vou até a fruteira e vejo se há algo em abundância ou, em outras palavras, alguma fruta em vias de estragar. Pois havia uma dúzia de bananas muito maduras. E lá fui eu, mais uma vez, procurar uma receita.
E em meio a tantas cenas habituais, conheci um dos bolos de frutas mais gostosos que já comi, escutei o pequeno falando palavras novas, aprendi como fazer flores de banana e curti um final de semana parecido com tantos outros; muito feliz como tantos outros.
O bolo que me seduziu foi o da doce Simone, do Chocolatria. Coloco abaixo a receita com algumas adaptações por conta de ingredientes que eu não tinha em casa. As lindas rosinhas ela mesma nos ensina o passo-a-passo aqui. Trata-se de um bolo meio cremoso por conta das bananas amassadas, mas ao mesmo tempo tem o contraste dos pedacinhos de castanhas e das passas. Fiz num dia, acabou em minutos, e repeti no outro.
Ingredientes (para uma forma pequena de bolo inglês de 20×9,5 cm)
5 bananas prata pequenas (2 para a massa e 3 para decoração)
5 colheres farinha de rosca
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1/2 colher de sopa de fermento em pó
1/2 colher de sobremesa de canela em pó
1 ovo grande
1/2 pote de iogurte natural (100 g)
1/4 de xícara de óleo
1/4 de xícara de castanhas picadinhas (usei um mix de castanha do Pará, amendoim e castanha de caju)
um punhado de passas (usei as claras que gosto mais)
opcionais –> açúcar refinado e canela para polvilhar
Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Misture os ingredientes secos (farinha de rosca, açúcar mascavo, canela e fermento) e reserve.
Amasse as duas bananas e junte, em outra tigela, com os ovos, o iogurte e o óleo. Misture delicadamente com o auxílio de um fouet, uma colher ou uma espátula. Incorpore os secos à essa mistura até obter uma massa homogênea. Misture também as castanhas e as passas.
Unte uma forma com óleo e polvilhe com farinha de rosca. Coloque nela a massa, acomode as rosinhas de banana, polvilhe com açúcar e canela e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que ao espetar um palito ele saia seco.
Adoro bolo de banana… há sempre uma receita nova!!!
Oi Maria adorei a receita, e vou fazer, adoro cozinhar, quando vi sua 1ª receita foi o Croqui Madame, adorei, já fiz as batatas fritas assadas, mas n ficaram como a sua, mas vou fazer de novo, pois acho que coloquei muita batata.Abraços
O que aconteceu com as fritas assadas, Aparecida? Vamos tentar identificar para garantir o sucesso da próxima fornada. :)
Beijo!
Esse foi o meu primeiro, acredita, Luciana?! O primeiro que fiz, não que comi. rsrs
Oi Maria,
Essa eu vou fazer também.Deve ser muito bom, como tudo que vc faz.
Bj,
Lylia
Êba! Tô esperando seus comentários. ;*
Maria,
penso, que quando escolhemos uma receita, esta escolha vem sempre permeada de lembranças… cheiros, histórias e muitas vezes de saudades de momentos vividos, né? Gostei muito do primeiro parágrafo da sua publicação. Não acho, que falou, falou. Você tem um texto bonito, que tal falar mais? É gostoso ler receitas, ouvindo histórias… Afinal, como raramente, cozinho, a minha diversão é ler!
Mas, hoje vou testar o bolo!!!
bjs
Zina, eu adoro escrever e fico muito contente em saber que você gostou do que leu. Há alguns posts por este DigaMaria com a escrita mais solta e as memórias, ou a imaginação, mais aprofundadas. Mas de uns tempos pra cá tenho andado corrida e, de fato, essa parte ficou um pouco esquecida. Agradeço muito seu comentário; ele me fez perceber o que eu já intuía. Vejamos o que virá. :)
Aguardo notícias do seu bolo.
Beijo.
Maria,
Eu amo bolo de banana, quando compro banana sempre compro umas a mais para fazer bolo, mas somos tão devoradores de frutas que quando vou procura-las, a fruteira já está limpa!Mas tenho que testar essa receita de qualquer jeito.
Bjs
Que orgulho dos devoradores de frutas! :) Aqui compramos muita banana também mas eu acabo comendo poucas porque uma já me vale como uma refeição. rsrs
Coloque umas extras na sacola e experimente mesmo porque esse bolo é delicioso.
Beijo!
Maria,tenho certeza que enquanto o bolo assava sua cozinha deve ter ficado perfumada…Maria,Maria! Bolo de banana é um dos meus preferidos:Adoro bolos que sejam integrais,não só bolos,mas tudo que seja mais natural.Sempre faço de banana e dou uma variada com maças,passas, mel,aveia etc…
Vou testar sua receita que deve ter ficado otima mesmo !!!
Um beijo,doce e agradecido!
Você viu o tantinho de farinha (de rosca!) que vai nesse bolo, Lucia Helena?! A gente come basicamente fruta e castanhas. ;)
Outro beijo doce ;*
Faço um bolo de banana delicioso, mas esse me parece ainda mais simples e menor do que o meu. Lamento que o passo a passo das rosinhas não tenha chegado. Ainda vem?
Zoya, antes de descrever os ingredientes coloquei o link para o passo-a-passo das rosinhas no blog Chocolatria. Tá tudo lá :)
Quando fizer, mande notícias.
Olá querida Maria?
Estou sempre consultando suas receitas,e gosto muito, vc está de parabéns!
Amanhà vou fazer esse bolo de banana em Manguinhos,depois eu conto…
Tenho uma receita de bolo de banana com farinha de rosca muito boa tb, mas diferente.
Saudades e bjs.
Olá, Dione! Adoro vê-la por aqui e já pude imaginar você tirando o bolo do forno lá em Manguinhos… delícia de lanche. Saudade de vocês.
Depois que fizer me conta a diferença entre este e o que você normalmente faz?
Beijo e ótimo final de semana.
Olá,
fiz o bolo hj, realmente ficou úmido e macio, como não tinha castanhas coloquei só amendoim moído, tb ficou ótimo, meu namorado que o diga pois eu comi 1 pedaço e ele o resto! Seu blog é ótimo e com os vídeos parece que vc ficou mais próxima.
Bjs
Ô, Karem, adorei ler esse "parece que você ficou mais perto". De verdade. :)
Acho que eu devia ter colocado a receita dobrada, né?! Desse tamanho parece que ele sempre acaba antes da hora. ;)
Beijo e ótimo final de semana.
achei tao legal, dever ser muito bom mesmo, neh?
ou testar hehe
Testa mesmo, Luiza, aposto que vai gostar. :)
Hummmm esse tá hiper incrementado,mais ó,lindoooooo
Amoooo,sempre vou buscar banana na plantação msm lá em São Vicente Ferrér-Pe !!!
Minhas vidokinhas amam banana assada com queijo coalho no jantar!!!!!
Parabéns,naum perco um episódio do DigaMaria !!!
Obrigada, Lucilene. :) Que bom que está acompanhando e gostando.
Nunca comi banana assada com queijo coalho; que combinação divina. :)
Oi Maria fiz ema receita e ficou maravilhosa !
Parabéns !!!
Que ótimo que gostou, Helena! Eu vou fazê-la hoje pra aproveitar umas bananas super maduras.
Beijo e obrigada por vir me contar.
Oi Maria!
Vou tentar fazer esse bolo. Li o passo a passo das rosinhas e uma pergunta: será q posso colocar as fatias de banana sobre papel manteiga? Lá no Chocolatria fala em assadeira antiaderente, mas eu não tenho. será que o papel manteiga serve?
Beijos!
Helena, em geral o papel manteiga funciona bem como antiaderente. Vai fundo e depois me conta! ;*
Olá Maria
Será que posso trocar o iogurte natural por aquele iogurte de beber? Natural mesmo mas só que de beber? Ele é mais líquido, a consistência não é tão firme como o de copo.
Usando esse mais líquido será que devo aumentar um pouco a qtde dos ingredientes secos?
Me dei conta que só tenho desse na geladeira e o céu tá caindo aqui no RJ…rsrs
Queria fazer pro meu marido de lanchinho…
Um beijãoooo e bom feriado.
Marcela
Olá, Marcela! Pelo visto acho que não consegui responder em tempo pro lanchinho, né?! De qualquer forma, não saberia lhe dizer ao certo o resultado… Eu provavelmnete usaria um pouco menos de iogurte. E você, o que fez? Deu certo?
Beijão pra você também!
Oi Maria!
Eu fiz sim com o iogurte mais liquido e deu certo, porém, achei que ficou um pouco ressecado…
Aí depois de alguns dias, fiz novamente com todos os ingredientes indicados por vc, e ficou maravilhoso, uma delícia, durou apenas algumas horassss!!
Obrigada.
Bjs
<3
Que alegria saber que testou com o líquido e com o iogurte indicado, Marcela. E mais, que durou apenas algumas horas!
Obrigada por voltar e contar. ;*
[…] no DigaMaria.com há ainda outras opções como o bolo de iogurte, açúcar mascavo e canela, o de banana , o de maçã e o de frutas e […]
Ei Maria, amei a receita! Ainda não fiz, mas vou fazer. Depois conto! Bjão.
:D
OI Maria!!!
Fiz essa receita dobrada e deu certinho na forma de bolo inglês!
Acrescentei 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1 colher de sobremesa de maizena. Como eu não tinha açúcar mascavo, utilizei o refinado mais duas colheres de sobremesa de chocolate em pó.
Mesmo com esses pequenos acréscimos, deu certo!!!
E ficou delicioso!!!!! Recém saído do forno então… maravilha!!!
Na hora de servir, aqueci um pouco de creme de leite de caixinha para comer com o bolo, como se fosse uma calda. Ficou muito bom!
Que ótimo! E que corajosa que você é, Milla. Eu não arrisco muitas adaptações em bolo. rsrs
Oi Maria!
Fiz novamente o bolo, mas sem o iogurte, porque não tinha aqui em casa. Misturei, tb, à farinha de rosca, aquela farinha de castanha de caju. Metade e metade.
Pra enfeitar, colocoquei rodelinhas de banana (porque definitivamente não consigo fazer as rosinhas) com passas.
Ficou delicioso, fofinho e umido, apesar da falta do iogurte.
Beijos!
Deve ter ficado muito saboroso, Helena! E que ótimo saber que funciona bem sem o iogurte.
Ontem fiz uma versão integral e de banana da torta de maçã Bem Simples que postei recentemente. Lembrei de você. Vou fazer alguns ajustes pois quero trazê-la para o blog.
Beijão e obrigada por compartilhar sua experiências aqui. :)
Fiz o bolo hoje. Simplesmente o melhor que já comi. As castanhas do para trituradas deram um toque crocante delicioso. Mais um bolo do site que está na minha lista para fazer sempre, junto com o de cenoura.
Ahhh… Que delícia ler isso, Raquel. :)