Geléia de nectarina e laranja

Geléia de nectarina e laranja

A intenção era repetir a receita de geléia de pêssego e lavanda. Mas, como o desejo da gente é apenas uma parte do processo, quando cheguei na feira me deparei com pêssegos verdes repousando ao lado de belas nectarinas e laranjas pêra. Somados o desejo com a oferta e a capacidade humana de adaptação, apresento para vocês uma geléia deliciosa de nectarina e laranja.

Na verdade, no livro que deu origem a ela, sua categoria não é exatamente geléia mas sim fruit butter. Não tenho idéia de como poderíamos traduzir já que por aqui manteiga é manteiga e ponto. Mas a diferença está no fato da fruta ser processada e no ponto um pouco mais aveludado. Aqui vai a definição dada pela autora livremente traduzida por mim:

“Manteigas de fruta são uma mistura de açúcar e de frutas, onde as frutas cozidas, como maçã ou pêra são transformadas em purê e então combinadas com açúcar e aquecidas até ficarem lisas e aveludadas. O resultado deve ser grosso e não deve conter suco escorrendo. O tempo de cozimento para manteigas é altamente variável​​, dependendo em grande parte da suculência da fruta escolhida.”

Geléia de nectarina e laranja

Receita adaptada do livro Canning & Preserving with Ashley Englishsementes no infusor

Ingredientes
650 gramas de nectarinas maduras
2 colheres de sopa de suco de limão
1/2 colher de sopa de raspa da casca do limão
50 ml de suco de laranja (usei uma laranja)
raspa da casca de uma laranja
1 xícara de açúcar refinado
sementes do limão envoltas num saquinho de gaze ou num infusor como o da foto

Modo de fazer
Começamos fazendo um branqueamento nas nectarinas que facilitará o descascar: lave-as com água, coloque uma panela com água para ferver e enquanto aguarda prepare uma tigela larga com gelo e água fria.

Quando levantar fervura, insira as nectarinas com o auxílio de uma colher e deixe-as na água fervente por 30 segundos. Retire-as e transfira-as imediatamente para a tigela com gelo e água gelada. Repita até que todas tenham passado pelo processo. Depois, bastará esfregar as mãos para que a casca saia. Retire também o caroço e pique a polpa.

Numa panela de fundo grosso, junte as nectarinas e os sucos de limão e de laranja. Leve ao fogo médio/alto até começar a ferver; abaixe a chama e mantenha no fogo por 15 minutos ou até que as nectarinas estejam macias. Com o auxílio de um mixer, processe até virar um purê. Se não tiver esse utensílio, bata no liquidificador e depois volte com o purê pra panela.

Nesse ponto, acrescente o açúcar e as raspas da casca do limão e da laranja; agite a panela constantemente até que o açúcar se dissolva completamente. Junte as sementes do limão envoltas na gaze ou num infusor (elas fornecerão a pectina que é a responsável pela consistência da geléia) e mantenha a panela em fogo brando por mais 20-25 minutos.

Mexa de vez em quando e, com o auxílio de uma colher, retire e descarte a espuma que se formará na superfície.

Quando estiver no ponto, retire o saquinho de gaze, ou o infusor, coloque a geléia ainda quente em vidros esterelizados, aguarde esfriar, tampe e conserve na geladeira.

Dica: para testar a consistência, coloque um pouquinho da geléia num pires e deixe-o por dois minutos no congelador (assim a geléia chegará rápido à temperatura ambiente e você saberá se está no ponto desejado).

Para a ereção dar certo , pode ser resolvida na maioria das vezes através de um remédio, se é que pode se chamar assim.

Você também pode gostar...

11 comentários

  1. Maria, gostei de conhecer essa versão "manteiga de frutas", a combinação de nectarina com laranja deve ter ficado ótima, cor está linda :-) Registrei a ideia de usar um infusor para conseguir a pectina das sementes, nunca tinha pensado nisso! Beijos :-)

    1. Essa idéia me ocorreu recentemente, Adriana e desde então passei a adotar o infusor.
      Num primeiro momento estranhei um pouco a consistência dessa "manteiga"; parecia um pouco papinha, sabe?! Mas logo me apaixonei a ponto de roubar na despensa um vidro destinado a dar de presente. hehe
      Beijo e obrigada pela visita. :)

  2. celialice diz:

    ficou deliciosa! Delicada, saborosa…

    1. Tá na hora de fazer mais, mãe; acabou… Vejamos o que a feira desta semana reserva pra mim. ;)

  3. seu blog de cara nova ficou lindo e mais apetitoso! e esta geleia, humhum…..

    1. Vindo de você esse elogio vale por muitos, Iris. :) Se encontrar nectarinas na feira desta semana em breve teremos mais dessa geléia.
      Beijo!

  4. que delícia maria! vou testar hoje e se der certo será presente de natal!

    bjos!

  5. Maria A.L.Mello diz:

    Farei a receita; achei maravilhosa; está bem claro todo o processo; adorei a pectina de semente.
    Depois da geléia pronta mandarei notícias.

    1. Aguardo notícias da sua geleia, Xará. Espero que se delicie com ela tanto quanto eu. :)

  6. Maria,

    Fiz a geleia para presentear no Natal (ano passado presenteei com seu fruit cake), e como não tinha noção da quantidade que daria, dobrei a receita. sorte minha, porque estou com um potinho lá em casa também.
    Optei por não usar o mixer, então não ficou manteiga. aliás, tb não ficou geleia porque não havia sementes nos meus limões rsrs desvirtuei um pouco a receita, mas, olhe, ficou um doce delicioso.

    muito obrigada por compartilhar conosco tanto afeto e sabor.

    1. O que importa é o resultado ter lhe agradado, Karina. Obrigada por vir me contar. :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.