Harmonização de cerveja e um espaguete com frutos do mar

Este post faz parte do especial Cerveja e Comida – Harmonização de Cerveja Especial, uma iniciativa Bierboxx e Botecagem com diversos blogs e sites oferecendo dicas de harmonizações perfeitas de cervejas especiais, artesanais e importadas com o melhor da gastronomia/culinária, toda semana. Acompanhe!

harmonizacao 03_1 pq

Na adolescência somente os destilados agradavam meu paladar. Cerveja era muito amarga. Até que num belo dia ensolarado, no auge dos meus 18 anos, lá estava eu, no topo de uma das muitas dunas de Itaúnas, deslumbrada com a paisagem que se revelava à minha frente: uma imensidão de areia e mar ornada por uma cadência de quiosques rústicos de madeira com redes estendidas. Naquele dia, encantada por pertencer àquela paisagem cheia de calor, experimentei pela primeira vez o prazer que pode estar contido dentro de uma cerveja gelada.

Os anos se passaram e esse prazer permaneceu comigo. Mas durante esse tempo a cerveja esteve associada à praia, aos tira-gostos ou à um copinho antes do almoço nos finais de semana. Só muito recentemente, numa conjunção de habitante de São Paulo, aumento de poder aquisitivo e interesse pela gastronomia, é que comecei a experimentar as “cervejas especiais” e naturalmente elas me mostraram que podiam continuar à mesa mesmo depois do prato principal servido. Não atrapalhavam nem empapuçavam. Não, pelo contrário, elas enriqueciam a experiência.

Foi nessa altura que o universo fez com que a Ana, do Cozinha de Idéias, intuísse esse meu momento de descobertas e fizesse contato me convidando para fazer um post com uma receita harmonizada com cerveja. Isso foi para mim uma alegria por ser a cerveja uma bebida muito mais condizente com a nossa cultura que o vinho, mas também um desafio, já que não tinha qualquer embasamento téorico. Mas o fato da cerveja estar na mesa dos botecos da periferia e também na dos restaurantes dos Jardins parece tornar essa tarefa mais fácil; é como se já houvesse uma intimidade, uma relação estabelecida.

Comecei escolhendo a cerveja pela qual ando apaixonada, a Baden Baden Golden Ale, uma cerveja com adição de canela e sabor levemente adocicado. Só então me detive no que eu cozinharia para harmonizar.

Para a entrada arrisquei o sabor forte de um canapé com brioche levemente crocante e queijo de cabra cremoso, geléia de cereja negra e um detalhe de rúcula. E a sensação que tive foi da Golden Ale refrescando e limpando meu paladar, deixando-o pronto para novamente saborear o canapé.

Para o prato principal algo me disse que ela ficaria deliciosa acompanhando um espaguete com frutos do mar. Apostei então na cumplicidade entre bebida e comida preparando o molho com um pouco da própria cerveja e um acréscimo de canela e ambos se entenderam perfeitamente durante um saboroso almoço de domingo.


Concordam comigo que um almoço num domingo ensolarado combina muito mais com uma cerveja que com um vinho?! E a isso acrescente uma importante informação: pelo preço de um vinho mediano você compra de uma a duas garrafas de uma boa cerveja. E então, vamos juntos nos aventurar por essa nova gama de sabores?!

Ingredientes para duas fartas porções
200 gramas de spaghetti ou talharim
3 tentáculos de polvo
2 lulas limpas e cortadas em anéis
10 camarões cinza limpos e sem casca
2/3 copo de cerveja Baden Baden Golden Ale
½ cebola
½ xícara de salsinha picada
3 dentes de alho espremidos
1 limão
1 pimenta caiena sem semente
3 pitadas de canela
manteiga
queijo parmesão ralado
sal a gosto

Modo de fazer
Comecei preparando o polvo (se quiser cozinhá-lo inteiro, a receita desde o peixeiro está aqui) assim: lave-o com água corrente e bata seus tentáculos contra uma superfície lisa (pode ser a bancada da pia) para soltar grãos de areia que eventualmente estejam nas cavidades. Lave novamente em água corrente. Acomode-o numa panela junto com a ½ cebola, tampe e coloque em fogo médio. Aqui levou 30-40 minutos para ficar pronto. A cebola e o polvo soltarão água suficiente para o cozimento mas se precisar acrescente água. Retire do fogo quando estiver macio e só então acrescente um pouquinho de sal. Coloque-o num prato e deixe esfriar.
Pinguei umas gotinhas de limão na lula e nos camarões, passei uma água na panela e voltei com ela pro fogo médio para prepará-los: coloque uma farta colher de manteiga e quando ela estiver derretida acrescente os camarões. Quatro minutos serão suficientes para que eles fiquem bem rosados; na metade desse tempo vire-os para que cozinhem por igual. Salpique um pouco de sal e reserve-os. Volte com a panela pro fogo, coloque mais uma colher de manteiga e quando derreter junte os anéis de lula. Mais quatro minutinhos e uma pitada de sal. Reserve-as.
Coloque água para ferver com sal para cozinhar a massa. Em paralelo, volte com aquela mesma panela pro fogo, acrescente mais uma colher de manteiga, junte o alho espremido e a pimenta picada. Em seguida coloque a cerveja e a canela, abaixe o fogo e deixe reduzir um pouco. Roube umas colheradas da água que está cozinhando o macarrão e junte ao molho. Escorra a massa e coloque-a junto com os frutos do mar no molho aquecido. Sirva na hora com queijo parmesão ralado por cima.

Harmonizações já publicadas

  1. Harmonização de Colorado Indica e Ceviche Fusion.
    Por Ana Franco. No Blogbier.
  2. Harmonização de Guinness Draught e Costelinha Suína.
    Por Biso. No Botecagem.
  3. Brigadeiro e Cerveja Colorado Demoiselle.
    Por Ana Franco. No Gourmet Update.
  4. Dicas básicas de Harmonização da Abradeg.
    Por Equipe Agradeg. No Blogbier.
  5. A experiência e a memória gastronômica.
    Por Celso Bessa. No Post Its.
  6. Harmonização Fuller’s Honey Dew com Tartar Refrescante.
    Por Leandro Gonçalves. No Cozinha Pequena.
  7. Harmonização de Baden Baden 1999 e Azeitonas em Crosta de Parmesão.
    Por Ana Franco. No Cozinha de Ideias.

Próximos Convidados

O Viagra, conhecido popularmente como azulzinho, durante a fase de testes do seu princípio ativo.

Você também pode gostar...

33 comentários

  1. Méri querida, vc está linda! Belo texto, atrai até quem não toma cerveja…

  2. hum…. bora brindar presta irmã linda! tim tim!

  3. Marcinha diz:

    Nossa, isso aqui está cada dia mais profissional!
    Chic Mé!!

  4. […] Harmonização de Baden Baden Golden Ale com Canapés de Queijo de Cabra e Geléia de Cereja + harmo…. Por Maria Capai, no blog Diga, Maria! […]

  5. […] Harmonização de Baden Baden Golden Ale com Canapés de Queijo de Cabra e Geléia de Cereja + harmo…. Por Maria Capai, no blog Diga, Maria! […]

  6. Pro alto e avante! rsrsrs
    Na próxima vinda do Zé Luis vamos marcar umas cervejas especiais?
    Beijo, Marcinha!!

  7. Vem aí, meu! ; ) Tô só te esperando pra abrir uma cerveja especialíssima!!
    Beijo e saudade!

  8. Adorei o comentário! Vamos tomar uma? : )
    Beijo!!

  9. Maria, que combinação! Estou aqui com água na boca! :)

  10. Muito bom.
    Vou recomendar essa combinação aos nossos clientes. Se encaixa muito bem com nosso cardápio e com a cultura culinária de Ubatuba.
    Parabéns pelo post…

    1. Legal, Armando! Essa cerveja é deliciosa e não é em qualquer restaurante que a achamos no cardápio. Divulga mesmo; vamos convidá-los a experimentá-la!

  11. Amiga, você está cada dia mais must! Adorei o visual e a receita…ainda estou na fase dos destilados…não curto cerveja…estou off????
    Beijocas!

    1. É, amiga, acho que você está off. rsrs Imagina, gosto cada um tem o seu e há quem não tenha simpatia pela cerveja mesmo. Mas ela está na moda sim; sempre fez parte da nossa cultura mas está em alta com a oferta de tantas nuances. Eu estou encantada. Cada semana uma descoberta nova!
      Beijos!!

  12. […] Harmonização de Baden Baden Golden Ale com Canapés de Queijo de Cabra e Geléia de Cereja + harmo…. Por Maria Capai, no blog Diga, Maria! […]

  13. Melina diz:

    Méri, depois da sua primeira dica da Baden Baden tô apaixonada por ela. Quero tomar mais nada na vida não…rs… Parabéns pelo post, pelas receitas cada dia mais elaboradas mas feitas da simplicidade do prazer em cozinhar e compartilhar.

    bisous

    1. Ai que linda, Melina… Vou adotar a sua frase para definir o blog. ;o) Adorei, de coração.
      Quanto à cerveja, experimentei esses dias a A. K. Damm e achei uma delícia também. Recomendo!
      Beijo!!

  14. Méuri, até eu q não gosto de tomar cerveja fiquei com vontade de tomar essa tal Baden Baden com gosto de canela… E claaaaro, experimentar essa sua receitinha deliciosa… Apesar das minhas restrições ao polvo e à lula! Mandou bem… Parabéns! Beijos… :)

    1. Quais são as suas restrições?? Não me lembro delas.
      Se eu achar a Golden aqui em Vix compro para tomarmos juntas. Se não, trago na próxima vinda. Ah, Melina deve saber onde achar aqui!!
      Beijo e obrigada pelo comentário!

      1. Melina diz:

        Gente, tem Baden Baden no Carrefour e achei outro dia no postinho da Lama também, mas o preço lá é salgadinho, R$16,50. Méri, tô esperando minha encomenda de massa que vc ia trazer, hein.

        1. Valeu a informação, Melina!! Procurei hoje no Carone e não achei. R$16 é realmente salgado!!!
          Sua encomenda está um pouco atrasada… a semana antes de vir pra Vix foi super tumultuada e não consegui fazer massa. Mas a encomenda está anotada e não será esquecida!
          E vê se aparece na Usina para um café na próxima semana, hein??!
          Beijo!!

      2. Sabe o q é, Mary… Eu não sou muito chegada em polvo e lula. Até já experimentei, mas não me atraem. De qquer forma estou aberta a novas experiências gastronômicas. Afinal, só a foto da sua receita já dá água na boca! Beijos.

        1. Então estou lhe esperando em Ubatuba para fazermos juntas o processo inteiro, desde a peixaria até a mesa! ;o) Combinado?!

  15. Assim que o pós operatório permitir, brindaremos com a Baden Baden!

    1. Estou adorando esse monte de gente querendo tomar uma Baden Baden Golden. Daqui a pouco teremos que pedir um patrocínio deles!!
      Beijo e fica boa logo!

  16. […] Harmonização de Baden Baden Golden Ale com Canapés de Queijo de Cabra e Geléia de Cereja + harmo…. Por Maria Capai, no blog Diga, Maria! […]

  17. […] harmonização de cerveja (ou, novas nuances de uma velha conhecida) […]

  18. […] Harmonização de Baden Baden Golden Ale com Canapés de Queijo de Cabra e Geléia de Cereja + harmo…. Por Maria Capai, no blog Diga, Maria! […]

  19. […] Harmonização de Baden Baden Golden Ale com Canapés de Queijo de Cabra e Geléia de Cereja + harmo…. Por Maria Capai, no blog Diga, Maria! […]

  20. […] Harmonização de Baden Baden Golden Ale com Canapés de Queijo de Cabra e Geléia de Cereja + harmo…. Por Maria Capai, no blog Diga, Maria! […]

  21. Patricia diz:

    Ei Maria,

    tinha tempo que não passava por aqui! Seu blog está muito bacana!
    Parabens!

    bjs

    1. Pity! Que bom vê-la por aqui! Melhor ainda sabendo que você gostou! ;)
      Grande beijo e volte sempre!

  22. […] Harmonização de Baden Baden Golden Ale com Canapés de Queijo de Cabra e Geléia de Cereja + harmo…. Por Maria Capai, no blog Diga, Maria! […]

  23. […] Harmonização de cerveja e um espaguete com frutos do mar. Por Maria Capai, no blog Diga, Maria! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.