Hambúrguer de cupim na churrasqueira

Contei no post anterior que voltei de viagem e encontrei um buraco vazio onde antes havia um fogão. Poderia ter sido um problema se eu não tivesse três importantes aliados: o fogareiro de camping, o forninho elétrico e a churrasqueira. Apesar dessa última ser a menos prática, foi a que mais me atraiu e passei três dias comendo hambúrguer feito na churrasqueira!

Hambúrguer de cupim

Pois bem, lá fui eu pro açougue. Separei dois sacos de carvão e comecei a ler todos os cortes disponíveis em busca de inspiração para um hambúrguer diferente dos que já havia comido. Músculo, filé mignon, contra-filé, alcatra… cupim! Meus olhos brilharam lembrando do cupim na brasa que há muitos anos comi com meu pai e meu tio. E mesmo com algum receio desse corte demandar um tempo de cozimento maior, pedi pro açougueiro moer 360 gramas. Ele me olhou desconfiado e eu logo esclareci que era pra hambúrguer. Ainda mais desconfiado, ele alertou que naquela carne havia muita gordura. Eu, toda animada com o experimento, respondi acenando a cabeça sorridente: “eu sei”.

Temperei a carne, moldei e levei ao congelador por cerca de 30 minutos. Nesse tempo acendi a churrasqueira e aguardei ter uma brasa branda. Coloquei os bifes na grelha e quando douraram do lado de baixo, virei. Tirei quando o outro lado dourou também e servi com pão de hambúrguer com gergelim, queijo amarelo, alface, tomate e pepino. Para finalizar, preparei uma maionese temperada com mostarda e raiz forte, inspirada numa deliciosa dijonnaise que provei em Amsterdam. Ficou divino! A única alteração que eu faria seria retirar o queijo pois era um holandês com sabor forte e roubou um pouco a cena. Prefiram um mais neutro ou nenhum.

Hambúrguer de cupim

Salivaram? Pois coloquem os ingredientes na lista de compras para o final de semana e bom proveito!!

Ingredientes para dois bifes de hambúrguer
360 gramas de cupim não muito gordo, moído uma única vez
3 colheres de sopa de cebola picadinha
pimenta-do-reino moída na hora a gosto
sal a gosto

Ingredientes para o molho de maionese com mostarda
3 colheres de maionese (prefira a que lhe parecer ter o sabor mais neutro possível)
2 colheres da mostarda de sua preferência
1 colher de café de pasta de wasabi (raiz forte)

Modo de fazer
O cupim é um corte gorduroso, mas peça para o açogueiro escolher um pedaço que não esteja demasiadamente gordo e moer uma única vez.

Em casa, tempere com a cebola cortada pequenina e pimenta-do-reino moída na hora. Molde os bifes de hambúrguer e leve ao congelador por cerca de meia hora. Quanto mais gelada a carne estiver, mais fácil será moldá-la e menores serão as chances dela despedaçar na grelha ou na frigideira. Se não for consumir em seguida, embale os bifes em filme plástico e congele.

Enquanto aguarda, prepare a maionese temperada misturando todos os ingredientes até ficar homogêneo.

Pique fatias finas de tomate e pepino sem casca.

Coloque os bifes sobre a grelha numa churrasqueira já acesa ou numa frigideira em fogo médio/baixo com um fio de azeite. Salpique sal na superfície de cima e vire quando a parte de baixo estiver dourada (na churrasqueira levou cerca de 15 minutos cada lado). Salpique sal na outra face, que agora está por cima, e aguarde a de baixo dourar também.

Monte o hambúrguer no pão com os acompanhamentos e bom apetite!

Hambúrguer de cupim

O remédio revolucionou o sexo quando lançado, em 1998 pela Pfuzer, fica difícil saber qual Viagra escolher.

Você também pode gostar...

9 comentários

  1. Nossa, deve ter ficado saborosíssimo! Apesar de não ser fã de cupim, me deu a impressão que o sabor marcante desta carne compensaria a ingestão extra da gordura!

    p.s.: acabei de conhecer seu blog, e já lii incontáveis receitas e assisti inúmeros vídeos! Amei muito tudo isso aqui! Tem sido meu blog de descanso diário! (adoro ler receitas e ver vídeos de culinária, de uma maneira contraditória aplacam minha fome! pode??)

  2. Maria você traz inspiração para meus dias..hehe! Amo demais suas ideias e faço todas! Namorado e filho agradecem! Beijo

  3. Seja muito bem-vinda, Camilla! Fico feliz que esteja curtindo o DigaMaria. :)
    Quanto à gordura do cupim, ela vai derretendo durante o cozimento; uma parte torna a carne suculenta e saborosa, outra vai embora. ;)

  4. Quando fotografar os pratos me mostra lá no Facebook, Ana! Adoro ver as receitas daqui noutras cozinhas. :D
    (a página é essa daqui: http://on.fb.me/fbDigaMaria)

  5. MARIA CLAUDYA diz:

    Maria

    Fica muito difícil identificar aqui uma receita que não seja deliciosa.

    Meus parabens! Estou aprimorando (e muito!) meus conhecimentos culinários e diversificando-os. Aqui no sul ainda não encontrei nada que se compare.

    Amei a receita do hamburguer de cupim (diferente e muito convidativa).

    Neste final de semana vou fazer para meu amado.

    Beijos

    1. Quero saber o que acharam, Maria Claudya!
      Obrigada pelos elogios e bom proveito! :)

  6. […] ideia surgiu lendo a placa do açougue, tal qual contei no post com a receita de hambúrguer de cupim. Como acompanhamento pensei em algo adocicado e frutado, como sempre me parece perfeito com pernil. […]

  7. Karine Antonini diz:

    Maria! Conheço esses olhares surpresos de açougueiros! O meu quase teve um bezerro quando pedi para moer fraldinha,patinho e bacon! (Fica a dica!)

  8. Oi, Maria.

    Entrei aqui pois quero fazer meu Hambúrguer de Cupim ainda esta semana. Não vi nada de diferente nas receitas de H. de cupim para outros cortes, mas tá valendo. Como adoro inventar coisas na cozinha deverá ficar bom, mas uma dica que posso deixar p vc e seus leitores é essa: gente, usem pão de Biscuits (aqueles pães q americano adora e q australiano acaba chamando de scones *leia-se SCONS no sotaque deles*)…. qq sanduíche, hambúrguer ou mesmo hot dog ficam DIVINOS!! jurooo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.