A bomba é um dos doces preferidos da minha mãe, na versão creme, e do Antonio, na versão chocolate. Posso dizer que é também um dos meus prediletos, já que os profiteroles são feitos com a mesmíssima massa – chamada massa choux – diferindo apenas no molde e no recheio.
Quando preparei esta receita, há precisamente um ano para veicular no Na Minha Panela, optei por um recheio bem descomplicado: doce de leite comprado pronto. Para cobrir, levei para a mesa duas opções de ganache, ambas misturando apenas creme de leite fresco com chocolate meio amargo e chocolate branco derretidos.
Podem imaginar a delícia que é sentar à mesa com pessoas queridas – na ocasião estávamos justamente eu, minha mãe e Antonio – com as bombinhas à nossa frente, ganache e doce de leite à vontade para compormos nossa sobremesa como bem entendêssemos?!
Ingredientes (extraída do livro Chefs – Segredos e Receitas e com comentários meus)
rende aproximadamente 20 mini bombas com 10-12 cm de comprimento
125 ml de água
125 ml de leite integral
1 colher de chá rasa de açúcar
1 colher de chá rasa de sal
110 g de manteiga
140 g de farinha de trigo
5 ovos
Modo de fazer (se preferirem, aqui temos o passo-a-passo da massa em vídeo)
Preaqueça o forno a 180°C.
Coloque a água, o leite, o sal, o açúcar e a manteiga em uma panela e leve à fervura. Assim que ferver junte a farinha toda de uma vez. Bata vigorosamente até ficar uniforme.
Continue batendo a mistura por mais 2-3 minutos até a massa secar e desgrudar das laterais da panela, formando uma bola (aqui demorou um pouco mais que isso e não formou exatamente uma bola). Transfira-a para uma tigela grande na batedeira.
Adicione os ovos, um a um, batendo bem para que cada ovo seja completamente incorporado antes de adicionar o seguinte.
Quando a massa cair como uma fita, está pronta para ser modelada segundo a receita e assada em seguida.
Coloque uma parte da massa dentro de um saco de confeitar (eu não tinha então improvisei um com uma sacolinha plástica dessas pra armazenar alimentos) e molde direto sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, mantendo um bom espaçamento pois a massa crescerá. Se quiser polvilhar açúcar cristal e amêndoas, a hora é essa. Leve ao forno pré-aquecido até a massa crescer, secar e dourar.
Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
A dica mais importante que eu tenho para dar no prepardo da massa é: não se apressem para tirar do forno. Aguardem até a massa ficar leve (ela ficará oca por dentro) e dourada.
Para congelar, molde a massa sobre um tabuleiro e leve ao congelador até firmar. Retire do tabuleiro e embrulhe em filme plástico ou armazene em sacolas próprias para congelar alimentos. Na hora de usar, retire-as do congelador, coloque sobre um tabuleiro forrado com papel manteiga e leve ao forno normalmente.
O Viagra, conhecido popularmente como azulzinho, durante a fase de testes do seu princípio ativo.
Uuuuuuhm, que delícia! Quando vi no Na minha panela fiquei com muita vontade de fazer, mas acabei esquecendo. Dessa vez, não vou cometer o mesmo erro hehe. Super beijo, Maria!
Depois me conta tudo, Bárbara! E eu acabo de lembrar que tenho umas congeladas!! :D
Digq Maria!!!!
Ontem fiz esses "Profiteroles" numa aula que dei aqui pra minhas alunas, todas da 3 idade, elas disseram que nunca na vida degustaram uma carolina tão boa!!!!…claro que dei seus créditos…..Parabéns
Fábio Metello
[…] Então faremos um jantar a quatro mãos e, assim como o mil folhas, o crème brûlée e as bombinhas de doce de leite, a sobremesa foi escolhida pelo Antonio: torta de morangos. E numa demonstração de amor, ao […]
deu uma vontade de preparar, e isso é o que faltanos para cozinhar coisas novas ou novidades.
Obrigada, Maria!
Eu sou Maiza Medina e suas produções são muito apreciadas,viu!
25/01/2015.
Essas bombinhas são uma perdição e podem ser feitas também como profiteroles: http://bit.ly/rAsInq.
Mande notícias quando prepará-las em casa, Maiza. :)
Beijo!
Oi eu congelo elas cruas?
Sim, congela a massa crua, Luciane. Depois é só levar ao forno. :)
Obrigada.
Pode ser consumida até quanto tempo depois de prontas?
Pode ser guardada na geladeira até o consumo?
Elas são melhores quando consumidas frescas, Thati, sobretudo pela textura da massa.