Mini berinjela com molho de missô

Fazer essa receita está nos meus planos desde que comprei o livro Comidinhas. Isso já faz um bom tempo pois demorou até as mini berinjelas e eu nos encontrarmos no mesmo recinto. Bastou vê-las ali – charmosas, embaladas e precificadas – para lembrar com toda clareza da foto que eu havia visto e desejado no livro.

Mini berinjela com molho de missô e uma massa

O missô, para quem não conhece, é uma pasta de soja fermentada, facilmente encontrada nos supermercados na seção de artigos orientais. Além da vantagem de durar muito tempo na geladeira, seu sabor forte e salgado é a base do missoshiro (sopa japonesa) e pode também ser usado como tempero. Experimentem grelhar um filé de frango besuntado com missô e umas gotinhas de limão; fica uma delícia! No molho deste post, o missô transforma as mini berinjelas numa entrada ou num aperitivo inusitado, saboroso e de delicada apresentação.

Eu estava sozinha na semana na qual testei essa receita e isso favoreceu seu desdobramento num prato principal leve e nutritivo. A massa depois de cozida foi misturada com um pouco da água do cozimento e óleo de nozes, que combina perfeitamente com o sabor do missô (maiores informações no final do post).

Mini berinjela com molho de missô e uma massa

O molho pode ser feito de véspera e as berinjelas podem ser assadas algumas horas antes de servir. Assim, o único trabalho na hora de servir será levar as berinjelas ao forno já com o molho por 1 ou 2 minutos. Façam bom proveito!

A receita das mini berinjelas grelhadas ao molho de missô veio daqui e passou por pequeninas adaptações.

Ingredientes para as berinjelas
6 mini berinjelas
1 colher (sopa) de óleo vegetal ou azeite
¼ colher (chá) de sal
pimenta do reino moída na hora a gosto
2 talos de cebolinha picados
½ colher (chá) de gergelim (não usei por não ter em casa mas está na receita original)

Ingredientes para o molho
1/8 xícara + 1 colher (chá) de missô (cerca de 40 gramas)
1 ½ colheres (sopa) de açúcar refinado
1 ½ colheres (sopa) de saquê
1 colher (sopa) de suco de limão espremido na hora
¼ colher (chá) de flocos de pimenta vermelha ou umas gotinhas de caldo de pimenta (daqueles que levamos à mesa para temperar)

mini berinjela com missô e uma massa

Modo de fazer
Preaqueça o forno em 200°C.

Corte as mini berinjelas ao meio no sentido do comprimento, mantendo os cabinhos. Se for usar berinjelas maiores, corte-as em fatias de 2,5 cm. Com uma faca afiada, faça cortes na superfície formando um desenho xadrez. Regue com azeite e tempere com a  pimenta e o sal. Leve ao forno preaquecido numa assadeira antiaderente e asse por cerca de 20 minutos ou até dourar.

Numa vasilha, misture os ingredientes do molho até combinar tudo. Espalhe uma farta camada sobre as berinjelas e salpique gergelim.

Leve ao forno por +/- 1 ou 2 minutos. Salpique cebolinha e sirva com o restante do molho à parte.

Mini berinjela com molho de missô

Dica: para transformar essa entrada em prato principal, cozinhe macarrão conchinha. Escorra deixando um fundinho da água do cozimento na panela e misture ½ colher (sopa) de óleo de nozes, ½ colher (sopa) de manteiga e raspas da casca de um limão (quantidades para uma pessoa). Junte duas ou três mini berinjelas temperadas, salpique mais cebolinha e guarneça com folhas de agrião. Nozes picadas certamente cairão bem também.

Já há algum tempo, o , No entanto, embora seja um remédio de sucesso, existem alguns riscos e contra indicações que devem ser avaliados.

Você também pode gostar...

5 comentários

  1. Emanuela Nogueira diz:

    Olá Maria.

    Gostaria de saber se você sabe ou tem alguma receita

    de copcake que possa postar o passo a passo.

    Att.

    Emanuela

    1. Não tenho, Emanuela… :(

  2. Oi Maria querida, de vez em quando compro estas mini berinjelas acho-as lindinhas.Mas nunca fiz dessa maneira e ainda não provei o molho missô, mas depois dessas lindinhas fiquei curiosa em provar também o frango com missô e limão.Beijos querida, ficaram dimais.

    1. Fico feliz só por ter despertado a curiosidade sobre um novo ingrediente, Léia. :) Seu comentário me inspirou a experimentar uma nova receita de frango com missô; fiz hoje para o almoço e em breve a trarei pro blog.
      Beijo!

  3. […] fui dar uma volta nos blogs amigos em busca de inspiração e encontrei este prato lindo no Diga Maria. Nem pensei duas vezes e já fui colocá-lo em prática na minha […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.