Sanduíche de pastrami com cebola cozida no vinho do Porto

Um sanduíche leva a outro. Pelo menos no caso desse de pastrami, a história começou com o cachorro-quente com linguiça e um toque francês.

Sanduíche de pastrami com cebola cozida no vinho do Porto

Foi no post com a receita do cachorro-quente que comecei a conversar com a Daniele, uma leitora que participou do evento Chefs na Rua servindo hot dog francês ao lado do chef Raphael Despirite. Ela trabalha na Berna, uma empresa que fabrica frios e embutidos e cujos produtos eu já conhecia e consumia quando morava na capital paulista. Como a distribuição dos produtos não vem até o litoral, tive a grata surpresa de receber de presente uma bolsinha térmica recheada de mais gostosuras do que eu poderia imaginar. E o melhor: a cada frio ou mostarda que experimento, mais bem impressionada fico com a qualidade.

Bom, este post não é um publieditorial, mas não pude deixar de recomendar produtos que estão me agradando tanto e assim também retribuir a gentileza da marca.

Para usar o pastrami, busquei uma receita de sanduíche e salivei quando encontrei essa no site Savvy Housekeeping pois além do sanduíche em si, a cebola que o acompanha é deliciosa e muito versátil. Não fui totalmente fiel à receita original que me assustou com a quantidade de açúcar; reduzi então pela metade e troquei o vinho tinto por vinho do Porto. A cebola roxa primeiro é caramelada com açúcar e manteiga, depois cozida calmamente no vinho do Porto e ao final fica parecendo uma geléia levemente ácida. Podem imaginar o resultado dessa combinação?!

Sanduíche de pastrami com cebola cozida no vinho do Porto

Esse sanduíche de pastrami foi daqueles em que a cada mordida a gente percebe mais os sabores e se apaixona mais e mais por eles.

Ingredientes para a cebola cozida no vinho do Porto
4 cebolas roxas médias fatiadas finas em meia lua
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de óleo
2 dentes de alho picados pequenos
½ xícara de açúcar refinado
1 xícara de vinho do Porto
½ xícara de vinagre de vinho tinto
1 colher de chá de sal
pimenta do reino moída na hora a gosto

Ingredientes para um sanduíche
50 gramas de queijo ementhal ou gruyère fatiado
35 gramas de pastrami fatiado (usei da marca Berna)
1 colher de sopa mostarda escura (usei da marca Berna)
1 ½ colheres de sopa da cebola cozida no vinho
1 colher de sopa de manteiga
2 fatias de pão multigrãos ou outro de sua preferência

Modo de fazer a cebola
Coloque a manteiga e o óleo numa frigideira em fogo médio. Acrescente a cebola, o alho, o sal, a pimenta e o açúcar e mexa até combinar tudo.

Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até a cebola ficar macia e dourada. Mexa de vez em quando.

Junte o vinagre e o vinho do Porto, mexa, aumente um pouquinho o fogo e deixe cozinhar até o líquido reduzir e começar a engrossar.

Desligue o fogo e deixe esfriar.

Modo de montar o sanduíche
Passe uma generosa camada de manteiga em uma das faces de cada fatia de pão.

Usando uma face sem manteiga como base, disponha a cebola caramelada, as fatias de pastrami e em seguida as fatias de queijo. Na face sem manteiga da outra fatia de pão, passe a mostarda e feche o sanduíche.

Coloque o sanduíche numa frigideira aquecida em fogo baixo. Quando dourar a fatia de pão que ficou por baixo, vire o sanduíche para dourar o outro lado.

Dica: de acordo com o blog de origem, a cebola dura duas semanas tampada e refrigerada.

Esse mesmo composto, o serviço de saúde do Reino Unido, ao menos dois terços dos homens que usam o medicamento dizem que ele funciona e provoca ereção .

Você também pode gostar...

7 comentários

  1. Luis Berti diz:

    Muito interessante, eu mudaria o queijo mais para o meio do sanduíche para ficar junto da cebola, assim a carne ficaria na seqüência da mostarda!

    1. Na próxima vez que fizer esse sanduíche vou experimentar a sua sugestão, Luis. Assim saberemos se nesse caso a ordem dos fatores alterará o resultado. ;)

      1. Luis Berti diz:

        =]

  2. Olá Maria,

    Confesso que não gosto muito de cebola mas a sua sandes deixou-me com vontade de tentar mais uma vez para ver se realmente gosto ou não, eheheh! :)

    Mais uma vez muito boa sandoca!

    Cumps.

  3. Nossa, que delícia! Deve ficar realmente bom. Sou consumidora frequente dos produtos da Berna, acho incríveis. As salsichinhas são sensacionais.. :-)

  4. Rosalina Appoloni diz:

    Diga maria adorei esta receita,eu faço c pâo sirio e outro ingredientes mais esta receita è diferente morei em S. Paulo70 anos s gostei de cosinhar e marcas bôas de frios, nâo conheço a marca / Berna ? e qual dos frios è Pastrami?.,Nâo conheço este nome?Obrigada.

  5. Valter Elias diz:

    Olá ,você diminui a quantidade de açucar da cebola,mas trocou um vinho tinto(seco) por um
    doce(porto). O resultado deve ter ficado parecido com o original.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.