Estou aqui a pensar em comidas que tenham a cara de domingo e, definitivamente, nenhuma me remete mais a esse dia quanto uma macarronada. Essa tradição para mim tem gostinho da casa da vó Lucy, que com frequência prepara um nhoque ou uma macarronada caprichada. Ela cozinha um frango – que noutros tempos ela mesma matava –, desfia as partes e aproveita o sabor do caldo do cozimento para preparar o molho. Reproduzi sua receita no último sábado – com uma alteração aqui, outra ali – e me impressionei como a referência de domingo era marcante quando me flagrei planejando a segunda-feira. Ri sozinha ao perceber que, na verdade, o dia seguinte ainda seria domingo!
Certas comidas nos remetem a datas ou a pessoas, como uma rabanada ao Natal ou um pão na chapa a um café da manhã de final de semana. Essas brincadeiras tornam o dia a dia mais leve e prazeroso e durante alguns minutos curtimos nosso próprio domingo, vivido em um dia qualquer. <3
Na busca para me aproximar da massa caseira da minha avó, escolhi o fettuccine Barilla, da linha massa com ovos criada exclusivamente para o paladar do brasileiro. Para cozinhar o frango e deixar a macarronada mais encorpada e saborosa, usei o molho de tomate tradicional em sachê, folhas de sálvia e manjericão frescos, corações de alcachofra e o toque final que minha vó recomendou como imprescindível: noz-moscada. Um frango rendeu uma macarronada saborosíssima para 6 pessoas e muitos agradecimentos para minha avó. Só faltaram sua farofa e seu feijão que, se em sua casa eu estivesse, iriam para o prato junto com a macarronada. Sinto pelos que enrugaram o nariz ou franziram a testa, mas certas construções afetivas são repetidas pelo resto da vida e fazem todo o sentido para quem as pratica. ;)
Macarronada com fettuccine Barilla e molho de frango
Rendimento
Serve 6 pessoas
Ingredientes
para o molho de frango
1 frango inteiro, com cerca de 1,7 Kg, cortado em pedaços
1 sachê de molho de tomate tradicional Barilla (340 g)
2 xícaras de caldo de legumes ou de galinha
3 colheres de sopa de bacon cortado em cubos pequenos
1 limão
1 cebola média picada pequena
3 dentes de alho laminados
15 folhas de sálvia
1 colher de chá de alecrim picado
1 folha de louro
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite
para finalizar a macarronada
1 pacote de fettuccine da linha massa com ovos Barilla (500 g)
noz-moscada
40 folhas de manjericão
20 folhas de sálvia
+/- 2 xícaras da água do cozimento da massa
azeite
queijo parmesão
sal e pimenta-do-reino a gosto
opcional
15 corações de alcachofra em conserva, cortados em 2 ou 4 pedaços
Modo de fazer
Tempere os pedaços de frango com o suco do limão e pimenta-do-reino moída na hora. Reserve.
Leve uma panela grande ao fogo alto e cubra seu fundo com uma fina camada de azeite. Junte o bacon e, em seguida, os pedaços de frango.
Frite até dourar a parte inferior do frango, vire e aguarde dourar por igual.
Regule a chama para fogo médio, acrescente a cebola, o alho, as ervas e o sal. Mexa para combinar os sabores.
Quando a cebola murchar, acrescente todo o conteúdo do sachê do molho de tomate tradicional Barilla.
Misture para envolver o frango com o molho.
Despeje o caldo fervente na panela e misture. Prove e acerte o sal.
Reduza a chama do fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de uma hora ou até o frango ficar bem macio.
Desligue o fogo e aguarde esfriar. Transfira para um recipiente com tampa a gordura que subirá para a superfície. Armazene na geladeira e uso em outros preparos como, por exemplo, uma farofa.
Retire os pedaços de frango do molho e desfie grosseiramente a carne, dispensando os ossos e as juntas. Volte com o frango para a panela do molho e reserve.
Ferva 5 litros de água para cozinhar o fettuccine da linha massa com ovos Barilla. Acrescente sal, aguarde diluir e em seguida coloque o macarrão. Marque 7 minutos, retire a panela do fogo, reserve cerca de 1 litro da água do cozimento da massa e escorra o fettuccine.
Leve ao fogo a panela com o molho e o frango desfiado. Quando começar a ferver, junte parte da água do cozimento da massa. O objetivo é obter um molho não muito encorpado. Coloque a noz-moscada ralada na hora, prove e, se necessário, acerte o sal e a pimenta-do-reino. Acrescente a massa e a envolva bem com o molho. Por fim, coloque os corações de alcachofra, as folhas de sálvia e as de manjericão. Misture com cuidado e sirva a macarronada em seguida, regada com um generoso fio de azeite e com queijo parmesão salpicado.
De lá para cá várias outras opções de remédios entraram no mercado como uma alternativa ao azulzinho, confira aqui um manual completo de como funciona o desde o momento da escolha até quais resultados esperar.
Ficou bem apetitoso mas, para mim sem a alcachofra…
Bjs, Susana
Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog: http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-anive… http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble…
Não gosta do sabor da alcachofra, Susana?
Pela cara ficou muito bom mesmo!
Erica, modéstia bem à parte, o sabor ficou melhor que a cara. ;)
Fiquei com água na boca…
;D
Como pego a receita?
Minha amiga está grávida e com vontade
No final do post tem a receita completa. ;)