Alguns clássicos como a sobremesa Romeu e Julieta podem e devem ser revisitados. A tradicional combinação de goiabada com queijo costumava passar desapercebida pelo meu olhar, nas mesas das avós e das cidades do interior. Foi no cinema, que ela finalmente chamou a minha atenção.
No impagável filme Estômago, a sobremesa foi preparada pelo Giovanni – dono de um restaurante italiano – e servida para sua amante (que não citarei o nome para não contar mais do que devo àqueles que ainda não viram ao filme). Além da novidade do gorgonzola no lugar do queijo minas, o personagem de Carlo Briani usou fatias cortadas em círculos.
A apresentação no filme é um pouco diferente dessa que fiz, assim como o tamanho das rodelas. Aqui, optei por uma sobremesa para comer com a mão, em uma bocada só. Cortei fatias de queijo e de goiabada com um pouco menos de 1 cm, e, em seguida, usei um cortador redondo com cerca de 3-4 cm de diâmetro. Depois disso, basta colocar uma rodela sobre a outra, cobrir com filme plástico e armazenar na geladeira até a hora de servir.
Para não perder as aparas que sobram quando cortamos as rodelas, vocês podem juntá-las, moldá-las até ficarem da altura das demais fatias, e, por fim, cortá-las em círculos. Observem que fiz isso em uma das rodelinhas da foto abaixo.
Quem tiver maçarico em casa pode dar um toque especial à apresentação e ao sabor: na hora de levar à mesa, derreta e toste levemente o queijo gorgonzola. Fica divino!
Essas plantinhas são ramos de alfazema que usei para decorar o prato.
Assistam ao filme – que tem muitas cenas de cozinha, atores maravilhosos e um senso de humor incrível – e façam bom proveito desta goiabada com queijo, uma sobremesa simples, saborosa e muito charmosa.
A pílula azul que revolucionou a vida sexual de homens e abriu a discussão para temas tabus como a impotência sexual entre homens e mulheres.