Frequentar blogs de gastronomia pode nos proporcionar muito mais do que o aumento no repertório de receitas. A empatia às vezes extrapola as paredes da cozinha e revela pessoas incríveis para levarmos pela vida afora. Tenho alguns exemplos disso desde que o DigaMaria faz parte da minha vida, e nutro o maior carinho por vários blogueiros e leitores que conheci pessoalmente, ou que, pela distância geográfica, vêm se tornando amigos pelo Messenger, Skype e Whatsapp, esses aplicativos que tanto nos dispersam, como aproximam. Uma dessas pessoas foi quem me apresentou a receita de hoje: a querida Letícia Massula, que conheci através da Cozinha da Matilde. A partir daí, bastou um evento em comum para um beijinho no rosto, seguido de um “muito prazer”, selarem um afeto mútuo e abrirmos as portas de nossas casas.
Esta mousse está na família da Letícia há algumas décadas, mas somente esses dias ela veio a público, no programa que ela apresenta na BBC HD: o Brazil Cookbook. Além da palavra mousse soar muito sedutora para mim, há dois outros fatores que chamaram minha atenção nesta receita: a “louca das pimentas”, como Letícia também é conhecida, caramelizou dedo-de-moça, criando uma calda de açúcar picante e uma pimenta linda para decorar e comer. E, ao invés de chocolate meio amargo, Letícia usou cupulate, um chocolate feito de cupuaçu. Eu o experimentei há alguns meses e seu sabor amargo e textura macia me conquistaram e desde então eu o compro na Rua do Alecrim.
Mas, se vocês precisarem satisfazer hoje mesmo o desejo de comer essa mousse, basta usar um chocolate de qualidade e, garanto, o resultado será incrível.
Mousse de chocolate com pimenta caramelizada
Rendimento
6 porções
Ingredientes para a mousse
200 g de chocolate meio amargo, ou de cupulate, derretido em banho-maria
250 ml de creme de leite fresco
3 ovos separados (gemas e claras)
5 colheres (sopa) de açúcar refinado
Ingredientes para as pimentas caramelizadas
1 xícara (chá) de açúcar refinado
10 pimentas dedo-de-moça partidas ao meio no sentido do cumprimento, com o cabinho e sem as sementes
1 xícara (chá) de água
Modo de fazer a mousse (tem passo-a-passo com foto aqui)
Bata as gemas com o açúcar até ficar amarelo claro, dobrar de volume e dissolver os grumos do açúcar.
Acrescente o creme de leite fresco e bata bem.
Abaixe a velocidade da batedeira e junte o cupulate derretido, ou ochocolate, batendo até ser totalmente incorporado.
Em outro recipiente, bata as claras em neve. Acrescente-as ao creme com chocolate, misturando delicadamente com uma espátula, para não perder as bolinhas de ar que darão a consistência aerada da mousse.
Leve à geladeira por pelo menos 6 horas antes de servir
Modo de fazer as pimentas caramelizadas
Em uma panelinha, derreta o açúcar até virar caramelo. Acrescente a água e deixe que os grumos de açúcar dissolvam, formando uma calda grossa.
Acrescente as pimentas e cozinhe-as por 5 minutos na calda.
Retire-as da calda e deixe que o caramelo seque na pimenta.
Sirva cada porção com uma pimenta caramelizada e aproveite a caldinha que sobra para dar um toque especial picante.
Esta receita foi publicada na coluna que escrevo quinzenalmente no Caderno Prazer&Cia, no Jornal A Gazeta.
Esse mesmo composto, o serviço de saúde do Reino Unido, ao menos dois terços dos homens que usam o medicamento dizem que ele funciona e provoca ereção .
Maria, que receita linda e deliciosa! Também sou louca por pimenta, meu marido mais ainda, então experimentar essa delícia em casa é mais do que obrigatório!
Bacana também dessa postagem que não conhecia o blog Cozinha da Matilde, vou dar um pulinho lá para dar uma conferida. Beijos!
Maria,
coincidências da vida que nos mostram um caminho ! Semana passada assisti um curso online com a Letícia, tudo sobre pimenta. Adorei. Já faço parte do blog dela tb. Fico feliz que V. "trocam figurinha". Gde abraço, conceição