Foi em uma viagem aos EUA que conheci os buttermilk biscuits (em uma tradução livre, podemos chamá-lo de biscoitos de leite coalhado). Viajava de carro com minha prima entre Washington e Nova Iorque e paramos para almoçar na beira da estrada, em um lugar especializado em frango frito. Uma das opções de acompanhamento eram os buttermilk biscuits e ela recomendou que eu experimentasse. Fiquei deslumbrada pelo sabor amanteigado e pela textura entre um biscoito e um pãozinho. A prima-irmã, que chegou ao mundo apenas quatro dias depois de mim, conhece bem o meu gosto.
Quando voltei ao Brasil, pesquisei receitas e constatei o quão simples era prepará-lo em casa. Mesmo o buttermilk – produto facilmente encontrado nos Estados Unidos e ilustre desconhecido no Brasil – pode rapidamente ser improvisado em casa. Para isso, basta coalharmos o leite com um pouco de limão ou vinagre. Assim, fiz, servi e comi outras tantas vezes, mas nunca deu tempo de registrar para o blog.
Soube que era hora de trazer esta receita para cá quando fui convidada para experimentar a Lurpak, manteiga dinamarquesa importada que acaba de chegar ao Brasil. Gostei muito do sabor e, na hora de pensar a receita na qual eu a usaria, lembrei da regra para cozinhar com vinho: escolha para temperar um vinho que você beberia. O mesmo vale para a manteiga, sobretudo em preparos como este, no qual seu sabor fica acentuado.
Na próxima compra de supermercado, recomendo colocarem pelo menos uma Lurpak no carrinho. Experimentem com pão, na tapioca, em cima do aipim ou para fritar um ovo. De preferência, provem-na com tudo isso e também nesta receita. E depois me contem o que acharam.
Buttermilk Biscuits
Receita original daqui
Rendimento
Aproximadamente 25 unidades com 4cm de diâmetro
Ingredientes
2 2/3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
3/4 colher de chá de sal
3/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
9 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (125g)
3/4 de xícara de buttermilk*
(*) Para fazer o buttermilk em casa, misture 1 1/2 colheres (sopa) de limão em 3/4 de xícara de leite integral. Deixe repousar em temperatura ambiente por cerca de 15 minutos e está pronto.
Modo de fazer buttermilk biscuits
Preaqueça o forno em 200°C e forre uma assadeira com papel manteiga. Reserve.
Em uma tigela grande, peneire os itens secos e misture-os: farinha de trigo, açúcar, fermento, sal e bicarbonato. Junte a manteiga e, com os dedos, combine tudo até obter uma farofa úmida. Por fim, despeje o buttermilk e trabalhe brevemente a massa, apenas até tornar-se uniforme.
Enfarinhe uma superfície lisa e abra a massa até que fique com cerca de 1 cm de espessura. Com um cortador de biscoito, ou com a borda de um copo pequeno aproximadamente 3 cm de diâmetro, corte a massa.
Transfira os círculos para a forma untada com papel manteiga.
Leve ao forno preaquecido por cerca de 15 minutos, até os buttermilk biscuits dourarem a superfície superior.
Retire do forno e sirva, de preferência, morninho.
Dica
Para preparar os buttermilk biscuits com antecedência, congele-os moldados e crus. Perto da hora de servir, coloque-os congelados no forno preaquecido e asse-os por um pouquinho mais de tempo.
Já o serviço de saúde britânico afirma ser possível ter ereção ingerindo uma pílula até quatro horas antes .
Me fizeram lembrar os scones ingleses, só que sem as passas. Parecem deliciosos!
Os scones são mais sequinhos, esfarelentos. O buttermilk biscuit é mais macio. ;)
Também achei bem parecidos com os Ingleses.perguntas,onde encontro a manteiga,pois moro aqui e não é muito fácil as vezes,Eu tenho facilidade em comprar leite natural e faço manteiga vou fazer battermilk quando faço a manteiga faço o battermilk. Vou fazer achei interessante a manteiga gosto de experimentar coisas novas,com outros sabores,pois a manteiga tem muito de local onde o gado se alimenta.
Pois é, Diulza, o leite e seus derivados muda mesmo em função do local onde as vacas estão.
Você pode usar a manteiga que preferir, mas quando encontrar a Lurpak na sua cidade ou durante uma viagem, sugiro que experimente. :)
E quando fizer o buttermilk biscuit, volte para me contar, tá?!
Beijo.
Gostei! Vou experimentar e postar no meu site http://www.chefroberta.com.br espero que fiquem tão gostosos quanto estão bonitos nas fotos rsrsrs
Oba! Depois conte-nos o que achou e passe-nos o link. :)
Oi Maria, acompanho seu blog há 4 anos, desde que vi o seu programa na Chef TV em 2011. Mas nunca tive coragem de fazer esses receitas deliciosas suas, com medo de errar. Essa receita não resisti! Pois bem, ficaram deliciosos!!!! Apesar de terem ficado mais crocantes (você disse que eles são mais para macio). Talvez tenha deixado passar um pouco do tempo. Agora vou tirar o atraso e fazer várias outras receitas rsrs :) Muito obrigada pelo seu trabalho!
Este paozinho é aquele que se come no Rob Lobster..em Miami?
Maria, sou seu fã. Sério.
Volta e meia eu faço alguma receita publicada no seu blog. E até hoje tenho na "manga" o frango vestido de bacon.
Mas tive azar com meus bolinhos. Acho que meu fermento não estava bom. Desperdicei a deliciosa (e não tão barata) manteiga Lupark, em um biscoito que não ficou muito bom. Culpa minha, admito.
E, por acaso, achei a manteiga de seu patrocinador em um supermercado aqui da nossa terrinha, em Vila Velha, para ser mais preciso.
Abraços,
Alex Novaes
Adorei, vou fazer!
Esse fermento é o de bolo mesmo?
Beijos
Oi Maria! Fiz manteiga em casa e guardei o buttermilk. Quando procurei receitas com buttermilk achei a sua! Vou fazer neste final de semana e depois te conto! Bj! ❤
Hummm… adoro essa receita! E que luxo você fazendo manteiga. Tá conseguindo leite cru por aí?
depois me conta o que achou dos buttermilk biscuits.
Muac!